Compartilhe

Tyson: O Último Round da Lenda

Por Misael Nóbrega - jornalista    Domingo, 17 de Novembro de 2024


Fui dormir de madrugada só para ver Mike Tyson de volta aos ringues. Sabia que era um espetáculo promovido pela Netflix — aliás, o mundo inteiro sabia. Mas o que importava era que ele estava lá. Talvez fosse sua última aparição, um adeus àquele que sempre será imortal na história do boxe.

Tyson não é só uma lenda, é um Deus. Um homem de músculos de ferro e cicatrizes profundas, que antes fora um demolidor. E mesmo se apresentando apenas uma sombra do que foi, não precisava de reconhecimento, mas talvez de esperança. Algo que o fizesse encarar o futuro sem as amarras do passado.

Ao pisar naquele quadrilátero, ele não buscava a vitória. Mike Tyson foi derrotado por Jake Paul, na madrugada de sábado (16), no AT&T Stadium, em Dallas, Estados Unidos, por decisão unânime dos juízes. Sua simples presença já era a própria glória. Do outro lado, seu adversário sabia disso. Estava diante do maior de todos os tempos, e sua postura era de quem venerava mais do que combatia. A cada golpe, parecia pedir desculpas. “Foi assim que combinamos, seu Tyson?”

6d497d6f-3627-41d2-8453-c1918833c780

Derrubá-lo era improvável. Não havia por quê. Estar ali, no mesmo espaço que o ídolo supremo de todas as gerações, já era o prêmio. A luta, mesmo coreografada, era digna das noites de sábado. Tyson, um homem cercado por seus fantasmas, adentrava aquele espaço como sempre: simples e louco.

No rosto tatuado da fera, as cicatrizes do tempo. Controverso, polêmico, humano, divino. Era tudo combinado, uma dança cuidadosamente ensaiada. Mas, para mim, era como se fosse a primeira vez. Eu via novamente, com os olhos da minha adolescência inocente, o homem de ferro derrubar os vilões das minhas histórias em quadrinhos.

Sempre foi ilusão, eu sei disso agora. Era tudo parte da indústria do entretenimento. Mas, afinal, o que importa? Assim não o é a própria vida — uma ilusão, moldada e recriada, onde acreditamos porque precisamos acreditar... Para continuar resistindo, mesmo quando o último round já parece perdido?

*Misael Nóbrega de Sousa

« Voltar

ESPERANÇA

Com tratamentos em casa e no Fla, Pedro evolui e já faz exercício com carga

FORTALECIMENTO

Jogos escolares da Rede Municipal de Patos fortalecem união entre alunos

Veja também...

ESPORTIVAS

Alunos do município de Patos disputam 12 modalidades nos Jogos Escolares até dia 28

BELEZA DO NATAL

Caravana de Natal da Coca-Cola encanta população de Patos pela primeira vez no município

NO SERTÃO

Polícia Civil apreende tabletes de maconha escondidos dentro de pneu em Conceição