Compartilhe

Golpe da CNH: Detrans alertam sobre ação de criminosos por SMS

Por Jornal Nacional    Quinta-Feira, 21 de Novembro de 2024


Detrans em todo o país estão emitindo alertas sobre um golpe por SMS.

O publicitário Pedro Marinho recebeu um alerta no celular sobre uma suposta pendência na carteira de habilitação dele, uma multa de trânsito, mas o detalhe é que ele não tem carro e, depois de habilitado, nunca pegou no volante.

 

“Estou na [carteira de habilitação] provisória ainda. Por isso, até levei um susto porque, quando a gente está na provisória, qualquer multa que a gente leva, se não for recorrida a tempo, a gente pode perder a carteira”, conta. “Já desconfiei e já fiquei de olho aberto já.

 

O publicitário de Vitória escapou do golpe, que começa com uma mensagem de texto por SMS, alertando que a carteira de habilitação está com a suspensão em andamento e que, para evitar o bloqueio, a pessoa deve acessar o link.

A vítima é direcionada para um site falso da carteira digital de trânsito onde o acesso é feito por um link que leva a uma página, também falsa, do gov.br, do governo federal.

Ao digitar o CPF, até aparecem os dados verdadeiros da pessoa, como nome completo, data de nascimento e o nome da mãe, mas, na sequência, há um aviso falso de que a carteira está em processo de suspensão.

No fim da página, a vítima é orientada a prosseguir no site fraudulento para supostamente regularizar a habilitação. Depois, aparece o valor de uma taxa e outro link para gerar a falsa guia de pagamento.

Departamentos de trânsito de vários estados divulgaram comunicados em páginas oficiais e nas redes sociais alertando sobre esse tipo de golpe. A Associação Nacional dos Detrans já registrou casos de fraude em 18 estados e no Distrito Federal.

Os departamentos estaduais de trânsito não enviam nenhuma notificação por SMS, e-mail ou aplicativos de mensagens e também não fazem contato por telefone. A orientação, portanto, é ignorar esses avisos falsos que chegam no celular.

 

“Durante os processos de suspensão, a gente aciona o condutor, sim, mas por vias oficiais. Todas essas notificações são enviadas por correio, são publicadas em Diário Oficial e publicadas no site do Departamento de Trânsito”, explica Luana Amélia de Abreu Teixeira, diretora de processos administrativos de trânsito da Coordenadoria Estadual de Trânsito de Minas Gerais (CET / MG).

 

Silvia Calmon, especialista em segurança da informação e professora universitária, dá ainda mais uma dica: pesquisar se existe golpe novo na praça.

 

“Nesses buscadores mesmo, a gente digita ali ‘Golpe carteira’ ou ‘Atualização de cadastro do Detran’, sempre vai aparecer alguma dica, alguma informação, alguém já alertando ou a própria empresa ou instituição desmentindo aquele ocorrido. É importante fazer essa busca por informações antes de efetuar qualquer envio de dados ou qualquer pagamento, sempre tomar bastante cuidado com isso”, orienta.
« Voltar

PARA TUDO

Repartições do governo estadual não funcionarão nesta quarta-feira

OPORTUNIDADE

Concursos e seleções têm 298 vagas abertas na Paraíba

Veja também...

NA PARAÍBA

Polícia investiga caso de agressão contra mulher trans no Sertão

NO SERTÃO

Patos sedia 5ª Copa Mixa de Futevôlei em dezembro

INVESTIGAÇÃO

GOLPE: De Bolsonaro a Braga Netto, lista de indiciados pela PF terá dezenas de nomes