Compartilhe

Paraíba ultrapassa a marca de 1 milhão de empregos formais criados

Por Secom-PB    Terça-Feira, 1 de Outubro de 2024


Dados oficiais do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (CAGED) do Ministério de Trabalho mostram que o Estado da Paraíba ultrapassou, no mês de agosto, a marca de mais 1 milhão de vagas criadas de empregos com carteira assinada no período de 2019 até o mês de agosto de 2024, o que resultou em um saldo de 105.036 postos, que é a diferença entre admissões (1.002.100) e desligamentos (896.264).

A marca acumulada de mais de um milhão de empregos criados (1.002.100), que compreende o período de cinco anos e oito meses, foi atingida com a geração de empregos do mês de agosto, divulgados, na última sexta-feira (27), quando a Paraíba criou 25,212 mil postos de trabalho.

OUTRAS MARCAS DE AGOSTO – Em agosto, além de o Estado ter chegado a essa marca de um milhão de admissões, a Paraíba foi destaque também nacional ao apresentar a maior variação relativa (1,81%) do saldo de emprego sobre o estoque acumulado entre todas as unidades da federação. Essa variação é calculada pelo crescimento do saldo de empregos no Estado em relação ao estoque do mês anterior. Na mesma comparação, as variações do País (0,51%) e do Nordeste (0,89%) foram menos da metade do Estado da Paraíba. No mês de agosto a Paraíba gerou o maior saldo de um mês neste ano (9.014 empregos).

ADMISSÕES CRESCENTES NO PERÍODO – Conforme os dados ainda do Caged, o número de trabalhadores paraibanos admitidos nas cinco atividades (serviços, comércio, indústria, construção e agropecuária), entre os anos de 2019 até agosto de 2024 tem sido crescente. Em 2019, o Estado criou 133,705 mil postos e, mesmo nos dois anos mais críticos da crise pandêmica (2020 e 2021), o Estado manteve a trajetória de crescimento nas admissões. Em 2020, o número chegou a 136.777 postos e no ano de 2021 elevou para 181,708 mil postos criados. Em 2022, a Paraíba continuou na trajetória de crescimento com 193,322 mil trabalhadores admitidos e manteve esse ritmo crescente com quase 200 mil admissões no ano seguinte de 2023 (199.678 postos), enquanto nos primeiros oitos mês deste ano, os números da criação já chegaram a 156,910 mil postos.

INVESTIMENTOS PRÓPRIOS –  Para o secretário de Estado da Fazenda (SEFAZ-PB), Marialvo Laureano, os dados acumulados da geração de emprego nos últimos cinco anos sinalizam que o direcionamento da gestão estadual de suas políticas públicas em ações, programas e nos investimentos estruturantes (estradas, porto, adutoras, pontes, viadutos) estão no caminho certo. “Somente de recursos próprios do Estado no período de 2019 a 2023 já destinamos R$ 6,1 bilhões e dobramos o percentual investido neste período de 5,96%, em 2019, para 12,83%, em 2023, que contribuíram com a geração de emprego. Contudo, é importante ressaltar que os índices de geração de emprego foram de todos os setores da economia e em todo o território Estadual. O governo estadual entende que a geração de emprego e renda é a melhor política para melhorar a qualidade de vida do povo paraibano”, comentou.

« Voltar

DESENVOLVIMENTO

Rua Francisco Alves Queirós, paralela a linha férrea de Patos, será asfaltada

NA PARAÍBA

Homem é preso suspeito de estuprar filha com autismo no Cariri

Veja também...

SOLIDARIEDADE

Hospital de Patos ainda aguarda equipe da Central de Transplante para recepção dos órgãos do jovem Marquinhos

DECIDIDO

Collor é transferido para presídio de Maceió e vai ficar em cela individual

SÃO JOÃO

Casamento Coletivo em Patos: Estão abertas as inscrições