Compartilhe

Mãe sonha com filho desaparecido e o reencontra 50 anos depois

Por G1    Quarta-Feira, 12 de Março de 2025


Um idoso, de 75 anos, reencontrou a mãe, de 90, após ficarem aproximadamente 50 anos sem contato. Morador em situação de rua em Guarujá, no litoral de São Paulo, José Walter da Silva pôde rever a parente por meio de uma iniciativa da Secretaria de Desenvolvimento e Assistência Social (Sedeas) da cidade, que encontrou a família dele de Santa Rita, na Paraíba, pelas redes sociais.

Natural do estado da Paraíba, José se mudou para o estado de São Paulo acompanhado de um amigo há mais de 20 anos. O objetivo era encontrar um trabalho, mas ele foi abandonado pelo colega e se tornou pessoa em situação de rua em Guarujá.

A história de José começou a mudar após ele ser atendido na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) Professor Doutor Matheus Santamaria com um grave problema respiratório. Sem ter para onde ir ao receber alta médica, ele foi levado para o Acolhimento Institucional José Calherani.

Durante um atendimento, José mencionou à equipe da Sedeas que não tinha contato com a mãe e a irmã há 50 anos, além de estar longe dos filhos há pelo menos três décadas.

Coordenadora do Acolhimento Institucional José Calherani de Guarujá, SP, encontrou a família de José após fazer uma publicação nas redes sociais — Foto: Prefeitura de Guarujá/Divulgação

Coordenadora do Acolhimento Institucional José Calherani de Guarujá, SP, encontrou a família de José após fazer uma publicação nas redes sociais — Foto: Prefeitura de Guarujá/Divulgação

 

Reencontro

 

A Prefeitura de Guarujá informou que a coordenadora da unidade, Rúbia Gabriela, iniciou uma busca pela internet e publicou a história de José em uma página de compras e vendas da cidade de Santa Rita (PB).

A estratégia deu certo. Poucas horas depois da publicação, uma sobrinha do homem entrou em contato com Rúbia e informou o paradeiro de uma filha dele. A partir disso, outros familiares surgiram.

Rúbia colocou José para fazer uma chamada de vídeo com a mãe, que revelou ter sonhado com o filho na noite anterior. A irmã do homem, que ainda era uma criança quando ele deixou a Paraíba, também se emocionou com o reencontro.

Os parentes da Paraíba querem recebê-lo de volta, mas não têm condições financeiras para custear a viagem. Diante disso, a irmã, que mora no Rio de Janeiro, se prontificou a acolhê-lo.

A administração municipal afirmou que o próximo passo será a definição da logística para o reencontro de José com a família. "O acolhimento e a assistência continuarão sendo prioridade até que ele possa retornar ao convívio daqueles que tanto sentiram sua falta", destacou.

« Voltar

MUDANÇAS

Aplicativo para fazer a declaração do IR mudou; veja qual baixar e como

AMBIENTE

Alertas na Amazônia de desmatamento alcançam menor valor histórico

Veja também...

NO SERTÃO

Maternidade de Patos ganha Sala Lilás para atender vítimas de violência

HOMENAGEM

Secretária de Educação de Patos recebe homenagem da Câmara de Vereadores

DECLARAÇÃO

Lula diz a Hugo Motta e Alcolumbre: 'Não quero mais ter distância com vocês'