Compartilhe

MEC anuncia que Fies terá mais de 112 mil vagas disponíveis em 2025

Por Agência Brasil    Quinta-Feira, 2 de Janeiro de 2025


O Ministério da Educação anunciou nesta quinta-feira (2) que a oferta de vagas para o Fundo de Financiamento Estudantil ao longo de 2025 será de 112.168 novas oportunidades, sendo 67.301 vagas no primeiro semestre e 44.867 vagas no segundo semestre.

“A medida foi regulamentada pela Resolução CG-Fies nº 61/2024, publicada na terça-feira, 31 de dezembro, pelo Comitê Gestor do Fundo de Financiamento Estudantil (CG-Fies)”, destacou a pasta, em nota.

A resolução, de acordo com o ministério, também antecipa a oferta de vagas semelhantes para o Fies para os anos de 2026 e 2027, conforme previsto no plano trienal.

Entenda

O fundo foi instituído pela Lei nº 10.260, de 12 de julho de 2001. O objetivo é conceder financiamento a estudantes de cursos de graduação em instituições de educação superior privadas aderentes ao programa e com avaliação positiva no Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes).

Desde 2018, segundo o MEC, o Fies possibilita juros zero e uma escala de financiamento que varia conforme a renda familiar do candidato.

Fies Social

Em 2024, a pasta lançou o Fies Social, que reserva 50% das vagas a candidatos inscritos no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico) e com renda familiar per capita de até meio salário mínimo.

A nova modalidade permite financiamento de até 100% dos encargos educacionais, além de reservar cotas para pretos, pardos, indígenas, quilombolas e pessoas com deficiência. No primeiro semestre de 2024, 39.419 estudantes migraram do Fies para o Fies Social.

« Voltar

NO SERTÃO

Motociclista morre e três pessoas ficam feridas em acidente no Alto Sertão

NO SERTÃO

Tide Eduardo diz que tem a missão de aproximar mais a Câmara de Patos do povo

Veja também...

NO SERTÃO

Produtor de locação da série Cangaço Novo participa em Patos do Sertão HQ

ELEIÇÕES 2026

Adriano Galdino afirma que sua candidatura pode unir João e Ricardo

POLÊMICA

Ex-artista gospel Jotta A, cantora Ella celebra cirurgia de redesignação sexual