Compartilhe

IPVA 2025: veja como consultar os valores do imposto na Paraíba

Por G1 Paraíba    Quinta-Feira, 19 de Dezembro de 2024


Os proprietários de veículos na Paraíba já podem consultar o valor do IPVA (Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores) do exercício 2025. A frota tributada no estado é de 951.820 veículos.

A Secretaria de Estado da Fazenda (Sefaz-PB) liberou, com base na pesquisa da tabela Fipe (Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas), o valor do tributo de cada modelo e segmento no próximo ano.

A consulta está disponível no site da Sefaz-PB (www.sefaz.pb.gov.br), no botão IPVA, ou por meio do link: https://abrir.link/nZYPu. A busca pode ser feita informando o ano de fabricação e o modelo do veículo.

De acordo com a pesquisa Fipe, a variação média nominal do IPVA para a frota de veículos tributados será de 1,26% em 2025. Algumas categorias terão redução no valor do imposto, como é o caso dos carros de passeio, com uma queda média de 2,01%, e das camionetas e utilitários, que terão uma redução média de 4,23%.

Estão isentos do pagamento do imposto os veículos com mais de 15 anos de uso (fabricados em 2009), motos com até 170 cilindradas, além de veículos de pessoas com deficiência, taxistas, carros registrados no Ministério do Turismo como transporte turístico e, mais recentemente, os veículos elétricos.

O calendário do IPVA 2025 foi divulgado no dia 12 de dezembro e segue o esquema escalonado, de acordo com o final da placa do veículo. O imposto poderá ser pago em até três vezes, ou com 10% de desconto se o valor for quitado à vista no mês correspondente ao final da placa.

O vencimento para pagamento antecipado com desconto será sempre o último dia útil de cada mês, de janeiro a outubro. O mês de pagamento é correspondente ao número final da placa do veículo.

« Voltar

ATENÇÃO

Limpeza urbana de Patos será suspensa nos dias 25 de dezembro e 1° de janeiro

NESTA QUINTA

Lula volta a hospital para realizar novos exames marcados pelos médicos

Veja também...

NOVIDADE

Lei proíbe que agressor use nome e imagem da vítima de feminicídio ou violência doméstica

AFRONTA

Mulher leva coroa de flores a Lula, xinga PF de 'macaco' e é presa

ECONOMIA

O alerta de Hugo Motta sobre a taxa de juros e o dólar em alta