Desenvoler o turismo no Médio Sertão paraibano foi a pauta da reunião do Fórum do Vale do Sabugi Turismo, promovida pelo Banco do Nordeste (BNB), na última sexta-feira, 28 de março, na sede da Prefeitura de Santa Luzia, na Região Metropolitana de Patos. O encontro teve como objetivo principal apresentar o Programa de Desenvolvimento Territorial (Prodeter).
O município de São Mamede, que integra o Fórum, foi representado pelo chefe de gabinete e secretário de turismo e meio ambiente, Pedro Barbosa, juntamente com Genário Soares Pessoa, funcionário público e integrante da nova empresa local, a Cogetur (Color e Genário Turismo).
Mais cinco cidades do território estavam presentes, a saber, Junco do Seridó, São José do Sabugi, Várzea, Salgadinho e a anfitriã do encontro, Santa Luzia.
Do Banco do Nordeste, o gerente da agência Patos, Gilson Soares de Melo, e do agente de desenvolvimento do banco, Thiago Medeiros Araújo. De acordo com Thiago, o Prodeter chega com uma metodologia para fomentar e fortalecer o turismo nessa região.
O turismo vem despertando como uma atividade capaz de fortalecer o campo e a cidade do coletivo de municípios com seus pontos e ambientes que, tradicionalmente, chamam a atenção da Paraíba e de estados vizinhos. O Prodeter irá viabilizar investimentos em capacitações, intercâmbios, extensão de conhecimentos, e essa presença do crédito fará a diferença na região, culminando com a integração entre territórios vizinhos.
““É isso que o Banco do Nordeste busca, através da metodologia Prodeter, nós não queremos apenas o crédito pelo crédito, mas o crédito que traga desenvolvimento, nós queremos agregar toda a cadeia produtiva do turismo em torno de um objetivo que é desenvolver a atividade como um todo nesses municípios que são trabalhados pelo Prodeter”. Fonte: Stúdio Rural, com adaptações da ASCOM.
Turismo de São Mamede
São Mamede destaca-se pelo seu rico patrimônio natural, arqueológico e cultural, oferecendo atrativos voltados para o Ecoturismo, Turismo Cultural, Histórico e o Turismo Festivo. A cidade é palco de importantes eventos como a tradicional Festa de São Pedro, que esse ano celebra 71 anos.
O Turismo Religioso, que já se destaca com a Subida de Serra do Cajueiro, no dia de São Sebastião, e a Corrida da Fé em homenagem a Santa Irmã Dulce dos Pobres, em Picotes, ganhou mais uma fonte de propagação com o Mirante da Estátua do Mártir São Mamede, na BR 230, que se torna um novo ponto de peregrinação e contemplação na região.
« Voltar