Compartilhe

Paraíba Digital: como funciona a nova plataforma de serviços públicos

Por Jornal da Paraíba    Terça-Feira, 7 de Janeiro de 2025


O Governo da Paraíba lançou, nesta segunda-feira (6), um novo portal de serviços para os cidadãos: o Paraíba Digital. De acordo com a gestão estadual, a plataforma foi desenvolvida para modernizar e simplificar a relação entre o governo e a população, centralizando diversos serviços públicos oferecidos pelo estado.

O Jornal da Paraíba explica como acessar, utilizar e quais serviços estão disponíveis no Paraíba Digital.

Como acessar e utilizar o Paraíba Digital?

O Paraíba Digital é acessado pelo endereço: paraiba.pb.gov.br/servicos. As cartas de serviços dos órgãos públicos estão disponíveis no portal. Elas explicam de forma clara e objetiva os serviços disponibilizados e o que o cidadão precisa fazer para acessar o serviço.

O cidadão pode buscar o serviço na barra de pesquisa ou clicar em tópicos específicos disponíveis no portal. A população também consegue acessar serviços digitais diretamente no site.

Ainda segundo o Governo da Paraíba, o Paraíba Digital terá, em breve, uma área do cidadão onde, por meio de login, ele terá acesso a um espaço personalizado com informações integradas de cadastro, serviços solicitados e outros dados de diversos órgãos.

Quais serviços estão disponíveis no Paraíba Digital?

 


				
					Paraíba Digital: como funciona a nova plataforma de serviços públicos
				
				Serviços disponíveis no Paraíba Digital. Captura de tela/Paraíba Digital

Dentro do portal, cidadãos, empresas e funcionários públicos podem consultar informações dos seguintes órgãos estaduais:

  • Cagepa
  • Codata
  • Detran
  • Secretaria de Administração
  • Secretaria de Educação
  • Secretaria da Fazenda
  • Secretaria da Mulher e Diversidade Humana

Na Secretaria de Administração, por exemplo, os funcionários públicos podem consultar como ter acesso às vias do vale-transporte, dúvidas sobre o restaurante do servidor e informações sobre o adicional noturno.

Na área da Secretaria da Mulher e Diversidade Humana, a população pode se informar sobre acolhimento temporário para pessoas LGBTQIAPNb+ em situação de vulnerabilidade e atendimento especializado para mulheres em situação de violência doméstica e/ou sexual, entre outros.

Em outras categorias, também é possível consultar informações sobre água e saneamento, benefícios e auxílios, documentação, IPVA, licenças e afastamentos e mais.

« Voltar

MUDANÇAS

Monitoramento do Pix e cartão de crédito pode gerar imposto e multa

ECONOMIA

Procon/Patos realiza pesquisa de preço de itens de material escolar

Veja também...

NO SERTÃO

Preso acusado de receptação de produtos roubados em Santa Luzia

EM FLAGRANTE

Polícia Militar apreende pistola e dinheiro em carro em Patos

MUDANÇAS

Meta encerra checagem de fatos: desinformação vai aumentar, dizem especialistas