A Prefeitura Municipal de Patos, por meio das Secretarias de Finanças e da Contabilidade Geral, realizou durante esta quarta-feira, dia 19, o Seminário "Gestão Pública Eficiente: Estratégias de Planejamento, Controle e Transparência".
O evento teve como objetivo aprimorar a administração pública municipal, promovendo debates sobre temas essenciais como Contabilidade, Orçamento, Controle, Planejamento, Contratações e Finanças.
Pela manhã no auditório do PROCON o seminário foi voltado aos profissionais do Setor de Empenho e do Setor de Pagamento da Prefeitura, PROCON e PatosPrev como explica Clair Leitão, responsável técnica pela Contabilidade Geral do município de Patos
“Pela manhã tivemos um momento com todos os servidores que trabalham na área de finanças e que operam o sistema de contabilidade. Também participaram a diretoria financeira, a secretária de Finanças, teve a participação da assessora jurídica das Finanças e lá a gente debateu sobre as obrigatoriedades dos prazos, cumprimentos de prazos junto ao Tribunal de Contas”, explicou Clair.
À tarde, no auditório do SEBRAE, o seminário foi destinado aos Secretários Municipais, com enfoque em suas responsabilidades enquanto gestores e ordenadores de despesas, como destaca Clair Leitão.
“Como os secretários municipais são ordenadores de despesas, então eles precisam saber como é todo esse rito de prestação de contas. Desde a questão do planejamento, como a parte de execução orçamentária e financeira”, ressaltou Leitão.
Ela acrescentou que um dos temas debatidos foi a nova sistemática adotada pelo Tribunal de Contas do Estado para a cobrança da "Ordem Cronológica de Pagamento" no envio do SAGRES.
“E a gente está dando uma ênfase muito especial a modalidade que a partir de agora o Tribunal de Contas vai cobrar nas prestações de contas, que é seguir a ordem cronológica dos pagamentos. E eles têm que deter esse conhecimento para poder saber como ordenar as despesas dentro das fontes de recursos disponíveis, e assim a gestão funcionar adequadamente dentro de um equilíbrio fiscal para que ao final de tudo o resultado seja uma excelente gestão do prefeito Nabor”, comentou a contadora geral de Patos.
Clair Leitão informou que a iniciativa está alinhada às diretrizes da gestão municipal e às orientações do Tribunal de Contas do Estado da Paraíba (TCE-PB), reforçando o compromisso com a transparência, a eficiência e a responsabilidade na gestão dos recursos públicos.