A associação Paraibana de Imprensa emitiu nesta terça-feira (24) uma nota de solidariedade em apoio à jornalista Joelma Alves, do Portal do Litoral, que afirmou ter sido vítima de uma tentativa de intimidação por parte do vereador eleito do Conde, Aleksandro Pessoa, por conta de uma publicação jornalística.
Joelma afirma que o parlamentar eleito a contactou em tom ameaçador e exigindo a retirada da publicação. “A API-PB repudia veementemente qualquer tentativa de cerceamento da liberdade de imprensa e intimidação a jornalistas”, afirma trecho da nota. Leia a publicação completa:
A Associação Paraibana de Imprensa (API-PB) manifesta total solidariedade à jornalista Joelma Alves, vítima de suposta intimidação e ameaça por parte do vereador eleito de Conde, Aleksandro Pessoa, por conta de uma publicação jornalística.
Segundo relato da jornalista, o vereador eleito a contatou diretamente, em tom ameaçador, exigindo a retirada de uma matéria sobre ele. O teor da conversa e a forma como foi conduzida geraram na jornalista um sentimento de intimidação e ameaça, especialmente por se sentir alvo de tal conduta por ser mulher e profissional da imprensa.
A API-PB repudia veementemente qualquer tentativa de cerceamento da liberdade de imprensa e intimidação a jornalistas. É inadmissível que, em pleno século XXI, profissionais da comunicação sejam alvo de ameaças por exercerem seu papel social de informar a população.
A API-PB exige que as autoridades competentes investiguem o caso e tomem as medidas cabíveis para garantir a segurança da jornalista Joelma Alves e o direito à liberdade de imprensa.
« Voltar