Compartilhe

Paraíba soma 18 feminicídios de janeiro a setembro de 2024

Por G1 Paraíba    Domingo, 27 de Outubro de 2024


De janeiro a setembro de 2024, 18 feminicídios foram registrados na Paraíba. De acordo com dados da Secretaria de Estado da Segurança e da Defesa Social, solicitados via Lei de Acesso à Informação (LAI), quatro feminicídios foram registrados no mês de setembro.

Avaliando apenas o intervalo de janeiro a agosto, o número de feminicídios é o menor desde 2015. Os números só começaram a cair em 2024. Em 2015, foram registrados 10 casos. Daí em diante, apesar de haver queda nos números, a média anual se manteve em 21 feminicídios.

Em relação a 2023, houve 23 feminicídio no período de janeiro a setembro, uma redução de 21% no mesmo período de 2024.

A Lei 14.994/24 criou um artigo específico no Código Penal para o crime de feminicídio e ele não é mais apenas uma qualificadora do homicídio. Agora, as penas podem ser de 20 a 40 de reclusão. Conforme a lei, considera-se que há razões de condição de sexo feminino quando o crime envolve violência doméstica e familiar e/ou menosprezo ou discriminação à condição de mulher.

Em relação aos casos de homicídio doloso contra mulheres, que não tem relação com o gênero, 28 casos já foram contabilizados em 2024.

O mês mais de violento de morte de mulheres, considerando os feminicídios e os homicídios, foram os de janeiro e fevereiro, com sete casos.

Dois feminicídios por mês em 2023

Na Paraíba, em média duas mulheres foram mortas por mês em 2023 por sua condição de gênero. No ano passado, o número de feminicídios cresceu 30%. A Paraíba registrou 34 feminicídios, contra 26 em 2022, um aumento de nove casos em números absolutos.

O mês com o maior número de feminicídios em 2023 foi o de outubro, com 7 casos. Depois de outubro, o mês mais violento foi o de abril, com 6 feminicídios. Em 2022, esse mês também apareceu em destaque, com 7 casos.

Em alguns meses de 2023, nenhum caso foi registrado, como março e novembro.

 

Como denunciar

 

Denúncias de estupros, tentativas de feminicídios, feminicídios e outros tipos de violência contra a mulher podem ser feitas por meio de três telefones:

 

  • 197 (Disque Denúncia da Polícia Civil)
  • 180 (Central de Atendimento à Mulher)
  • 190 (Disque Denúncia da Polícia Militar - em casos de emergência)

 

Além disso, na Paraíba o aplicativo SOS Mulher PB está disponível para celulares com sistemas operacionais Android e iOS e tem diversos recursos, como a denúncia via telefone pelo 180, por formulário e e-mail.

As informações são enviadas diretamente para o Ministério da Mulher, Família e Direitos Humanos, que fica encarregado de providenciar as investigações.

« Voltar

NO SERTÃO

Foragido da justiça e irmão são presos em motel com adolescentes em São Bento

TRÁGICO

Carro bate em árvore em Patos e deixa motorista ferido

Veja também...

PREOCUPANTE

Senhora desaparece no bairro Bivar Olinto de Patos

ELEIÇÕES 2024

Eleitora com 92 anos faz questão de votar na Capital

FESTA GRANDE

Lula completa 79 anos neste domingo de eleições