Compartilhe

GOLPE: De Bolsonaro a Braga Netto, lista de indiciados pela PF terá dezenas de nomes

Por O Globo    Quinta-Feira, 21 de Novembro de 2024


O inquérito do golpe está sendo encerrado hoje e eu soube que haverá dezenas de indiciados pela Polícia Federal, entre eles, o ex-presidente Jair Bolsonaro, os generais Heleno e Braga Netto, o delegado Alexandre Ramagem e provavelmente o presidente do PL Valdemar Costa Neto. O que ouvi foi de uma fonte nesta manhã de quinta-feira foi que “ninguém ficará impune”. E que vão ser reunidos os cinco eixos da investigação: ataques virtuais a opositores; ataque às instituições, às urnas eletrônicas, ao processo eleitoral; tentativa de golpe de Estado; ataque às vacinas contra Covid, e uso da estrutura do Estado para obtenção de vantagens.

Até agora o general Luiz Eduardo Ramos que esteve por três anos e meio no governo em posições estratégicas e é amigo pessoal de Bolsonaro não está na lista dos indiciamentos pedidos. E isso porque não há até agora elementos “suficientes” para responsabilizá-lo, segundo eu soube com fontes. É por excesso de rigor que Ramos não foi incluído.

O delegado Ramagem entra nesse inquérito da tentativa de golpe de Estado, mas continua sendo investigado no inquérito da Abin Paralela, na qual ele é a pessoa central. Nesse inquérito, o que se mostra que é muito mais do que o uso de uma ferramenta de monitoramento. Através de atuação de Ramagem, o que houve foi a utilização do aparelho do Estado - não apenas a Abin, a Receita Federal também - para beneficiar as pessoas do governo, em vez de serem órgãos de Estado.

Só o ministro Alexandre de Moraes poderá decidir se abre ou não o sigilo, mas já se sabe que é um documento de 700 páginas.

« Voltar

NO SERTÃO

Mulher presa em Piancó usava dinheiro de golpes no Jogo do Tigrinho

NO SERTÃO

Polícias prendem integrantes de organização responsável por morte de três jovens em Santa Luzia

Veja também...

NA PARAÍBA

Polícia investiga caso de agressão contra mulher trans no Sertão

NO SERTÃO

Patos sedia 5ª Copa Mixa de Futevôlei em dezembro

MUDANÇAS

Semana de 4 dias eleva produtividade em 20% em Portugal