Compartilhe

PF deflagra operação contra máfia italiana na Paraíba com lavagem de dinheiro de R$ 7 bilhões

Por Joaquim Neto - Click PB    Terça-Feira, 10 de Dezembro de 2024


Polícia Federal deflagrou na manhã desta terça-feira (10), uma nova operação na Paraíba. Denominada de ‘Conexão Paraíba’ a ação pretende desarticular um núcleo de uma organização criminosa transnacional especializada em tráfico internacional de drogas e lavagem de dinheiro no estado.

Segundo a PF, a operação é um desdobramento das investigações iniciadas em 2019 e conta com cooperação internacional entre Brasil e Itália.

A investigação teve início após a prisão de dois integrantes da máfia italiana  em João Pessoa, revelando o papel estratégico da Paraíba na logística de transporte de drogas para a Europa. Durante as apurações, foram identificados vínculos entre indivíduos e organizações locais com a estrutura internacional do crime organizado.

Na ação de hoje, foi cumprido um mandado de prisão preventiva em João Pessoa, no bairro Jardim Cidade Universitária, na Zona Sul da cidade.

Polícia Federal, carro de luxo, paraíba operação
Imagem ilustrativa (Foto: Agência Brasil)

Segundo a PF, além da Paraíba, a  operação cumpre mandados de prisão preventiva em São Paulo (SP), Guarulhos (SP), Campos do Jordão (SP), Antonina (PR), Recife (PE) e em Parnamirim (RN), totalizando oito prisões.

Há ainda 16 mandados de busca e apreensão criminal na Paraíba, do Rio Grande do Norte, Pernambuco, São Paulo e Paraná. Também foi determinado, judicialmente, o bloqueio de valores bancários e o sequestro de bens móveis e imóveis.

Esquema sofisticado, segundo a PF

Em nota à imprensa, a Polícia Federal da Paraíba detalhou que os investigados são suspeitos de integrar um esquema sofisticado de envio de grandes carregamentos de cocaína para a Europa. A droga era transportada pelo método conhecido como “RIP ON – RIP OFF”, em que o entorpecente era escondido em contêineres com cargas lícitas, com destino a portos europeus.

A organização criminosa também utilizava aeronaves privadas para transporte aéreo de drogas a aeroportos na Europa.

Outra operação mira o mesmo grupo criminoso

Outra operação deflagrada hoje (10), no Paraná, também pela Polícia Federal,  cumpre mandados judiciais relativos ao mesmo grupo criminoso, alvo da investigação em conjunto com a PF Paraíba e a polícia italiana. Trata-se da operação Mafiusi.

A investigação estima que entre 2018 e março de 2024, o grupo movimentou aproximadamente R$ 7 bilhões em transações financeiras ilegais. Esses valores foram lavados por meio de uma rede de empresas e contas bancárias utilizadas para ocultar e dissimular a origem ilícita dos recursos.

*atualizado às 7h18. 

*com informações da Polícia Federal. 

« Voltar

NO SERTÃO

Foragido por triplo homicídio em Santa Luzia é preso ao se entregar a Polícia Civil

NA PARAÍBA

Primeiras 500 câmeras corporais serão recebidas em até 90 dias na Paraíba

Veja também...

NA PARAÍBA

Justiça decide manter provas do concurso da PB Saúde nos dias 14 e 15 de dezembro

MUDANÇAS

Prefeito Nabor envia para Câmara projeto de reforma administrativa com extinção e fusão de secretarias

EM ALTA

Patos recebe ‘Selo Ouro’ no ranking de transparência pública do Robô Turmalina do TCE-PB