Compartilhe

Polícia prende dono de ótica por furto de energia em loja

Por Wscom    Quarta-Feira, 16 de Abril de 2025


A Polícia Civil da Paraíba e a Energisa realizaram um ação conjunta nesta terça-feira (15) para prender um proprietário de uma ótica por furto de energia elétrica na loja que administra no Parque da Lagoa, no Centro de João Pessoa. Segundo a distribuidora, a loja operava com ligação clandestina e adulteração no medidor. Os nomes do empresário e do estabelecimento não foram divulgados.

De acordo com Miranildo Gomes, coordenador de combate a perdas da Energisa Paraíba, as inspeções são parte da rotina de segurança da empresa. “Qualquer intervenção irregular na rede elétrica representa um grande risco, principalmente quando feita por pessoas sem o conhecimento técnico necessário. Isso pode causar choques, incêndios e até a morte do próprio fraudador ou de terceiros. No caso específico desses estabelecimentos comerciais, o perigo também se estendia aos clientes e à vizinhança, além de sobrecarregar aqueles que pagam suas contas corretamente”, afirmou.

No primeiro trimestre de 2025, a concessionária recuperou 5 milhões de kWh de energia desviada em todo o estado, volume suficiente para abastecer cerca de 3 mil residências durante um ano. As irregularidades mais comuns identificadas nas ações envolvem ligações diretas na rede elétrica e manipulação de equipamentos de medição.

O furto de energia é crime previsto no artigo 155 do Código Penal. Além das penalidades legais, a prática compromete a qualidade do serviço e representa risco direto para a população. A Energisa mantém canais para denúncias anônimas e afirmou que vai intensificar as ações de combate ao desvio de energia na Paraíba.

« Voltar

VIOLÊNCIA

Vingança motivou mulher a envenenar ovo de Páscoa que teria causado morte de criança

COMBATE

3º BPM faz patrulhamento rural na área de Patos

Veja também...

ESTATÍSTICAS

Patos ocupa terceiro lugar no Sertão em arborização urbana

CIDADES

Paraíba tem 64,7% dos moradores em vias arborizadas e supera média do Nordeste

NA PARAÍBA

Censo 2022: Iluminação pública alcança 98,2% dos moradores da Paraíba