Os seis presos na Operação Aegis realizada na manhã desta terça-feira, 25, pelas polícias Civil e Militar, já vinham sendo investigados há meses pela Delegacia de Homicídios e Entorpecentes de Patos (DHE), segundo revelou o delegado Rodrigo Monteiro.
A ação deflagrada foi uma estratégia focada no combate ao tráfico de drogas e homicídios na cidade de Patos-PB, fazendo parte do plano de contenção de homicídios implementado pela 15ª DSPC em Patos, com o objetivo de reduzir a violência na cidade e combater as organizações criminosas que atuam na região.
Além disso, outras pessoas devem ser responsabilizadas após conclusão da perícia em aparelhos apreendidos durante a operação.
"Já existe uma investigação prévia da DHE de Patos contra essas pessoas. Então, além das pessoas que foram conduzidas em flagrante, com apreensão de materiais ilíticos, também foram apreendidos aparelhos eletrônicos que serão periciados e provavelmente outras pessoas também serão investigadas após esses laudos periciais confeccionados", destacou.
A operação cumpriu 19 mandados de busca e apreensão contra investigados por envolvimento em homicídios e no tráfico de drogas, resultando na apreensão de uma pistola Taurus .380, um carregador e 16 munições, além de uma espingarda calibre 12. Também foram encontrados diversos papelotes de maconha e cocaína, quantias de dinheiro e aparelhos celulares. Além disso, cinco pessoas foram conduzidas e autuadas em flagrante pelos crimes investigados, além de um Termo Circunstanciado de Ocorrência (TCO) para uma sexta pessoa.
A Operação Aegis que contou com o cumprimento de 19 mandados de busca e apreensão, teve como objetivo desarticular grupos criminosos envolvidos em tráfico de drogas e homicídios na região.
A operação apreendeu diversas armas de fogo, incluindo uma escopeta calibre 12 e uma pistola com carregadores e munições. Além disso, foram localizados entorpecentes, balanças de precisão, celulares e uma quantia em dinheiro.
De acordo com o tenente-coronel Esaú de Lucena, comandante do 3º Batalhão da Polícia Militar (3º BPM), a operação visa combater o crime organizado na cidade. Segundo ele, a ação foi resultado de um trabalho de investigação coordenado entre as forças de segurança e cumpriu mandados também na zona rural de Santa Terezinha-PB.
“A operação tem como objetivo garantir maior segurança para a cidade de Patos, combatendo diretamente os criminosos envolvidos com o tráfico de drogas e homicídios. As ações ocorreram em vários bairros, com destaque para a área central e o bairro São Sebastião, além de alvos na zona rural de Santa Terezinha”, destacou o TC Esaú.