Compartilhe

Hugo Motta deve enfrentar três adversários para concorrer à presidência da Câmara Federal

Por Emmanuela Cristine Leite Nunes    Segunda-Feira, 16 de Setembro de 2024


Cotado para ser o único candidato na disputa pela Câmara Federal, o paraibano Hugo Motta poderá enfrentar mais três possíveis candidatos na corrida pela presidência da Câmara Federal. Faltando mais de quatro meses para as eleições na Câmara, a disputa por apoios e as articulações já foi iniciada.

Entre os concorrentes está o líder do MDB, Isnaldo Bulhões (AL), do União Brasil, Elmar Nascimento (BA) e do PSD, Antônio Brito (BA).

Motta largou na frente após o atual presidente da Câmara, Artur Lira ter considerado apoia-lo na candidatura para seu sucessor. Antes de Motta, o deputado federal Elmar Nascimento (União Brasil ,Bahia) era um dos favoritos para a disputa.

O Portal fez um breve perfil dos quatro postulantes à sucessão de Arthur Lira:

Elmar Nascimento (União Brasil/Bahia): Natural de Campo Formoso, na Bahia, de 54 anos, está a quase três décadas na vida política. Ele é Bacharel em Direito e começou a carreira na política em 1996 quando conquistou a cadeira de vereador em sua cidade natal, chegou a ser reeleito uma vez e ascendeu à Assembleia Legislativa da Bahia, sendo reeleito por três vezes. Concorreu, em 2014, a uma cadeira na Câmara dos Deputados e segue no cargo pela segunda vez.

Antônio Brito (PSD/ Bahia): Baiano de Salvador e já no quarto mandato como deputado federal, o parlamentar é um dos 27 deputados federais que se autodelaram pretos. Foi presidente do Conselho Nacional de Assistência Social nos governos Fernando Henrique Cardoso (PSDB) e Lula (PT) antes de assumir o comando da Confederação Nacional das Santas Casas.

Hugo Motta (Republicanos, Paraíba): Herdeiro de uma família política, Motta se formou em Medicina. Foi eleito deputado mais jovem da história do país aos 21 anos, nas eleições de 2010. Atualmente, é o líder na Câmara, vice-presidente nacional e presidente estadual da Paraíba do Republicanos. Caso chegue a vencer a disputa poderá se tornar o presidente da Câmara mais jovem da história.

Seu avô paterno, Nabor Wanderley, foi prefeito da cidade de Patos, na Paraíba, entre 1956 e 1959. Seu avô materno, Edivaldo Motta, foi deputado estadual na Paraíba por cinco mandatos, entre 1967 e 1987 e deputado federal entre 1987 e 1992, ano em que morreu. Já sua avó materna, Francisca Motta, foi deputada estadual por cinco mandatos e prefeita de Patos entre 2013 e 2016. Seu pai, Nabor Wanderley da Nóbrega Filho (Republicanos), é o atual prefeito de Patos. Ele está em seu terceiro mandato e disputa a reeleição.

Chegou com 86.150 votos pelo PMDB (hoje, MDB). Já em 2014, foi reeleito com 123.686 votos. Em 2018, já no Republicanos, conseguiu um novo mandato, com 92.468 votos. Em 2022, ganhou com 158.171 votos, ganhando o título de parlamentear mais votado do estado.

Isnaldo Bulhões Jr (MDB, Alagoas): Também é herdeiro de uma família política. Formado em direito, foi vereador em Maceió, deputado estadual e deputado federal. O pai dele, Isnaldo Bulhões Barros (que morreu em 2020), foi prefeito de Santana do Ipanema (AL) e presidente do Tribunal de Contas de Alagoas. A mãe, a médica Renilde Bulhões Barros, também foi prefeita da cidade, na divisa com Pernambuco.

Durante duas décadas foi eleito deputado estadual em Alagoas. Como deputado federal, em 1º de fevereiro de 2023, está na liderança do MDB e, em julho deste ano, passou a ser o vice-líder do Bloco formado pelo MDB, PSD, Republicanos e Podemos.

Isnaldo Bulhões integra o grupo político comandado pelo senador Renan Calheiros (MDB) em Alagoas, e tem como principal adversário, o grupo político liderado pelo atual presidente da Câmara, deputado Arthur Lira (PP).

« Voltar

ELEIÇÕES 2024

Opinião/Rede Mais: Caio tem 64,6% contra 22,5% de Xiruca, em Condado

ELEIÇÕES 2024

Chapa do MDB de Patos segue indefinida e situação pode se complicar ainda mais

Veja também...

COMPRANDO

Timão negocia compra de Hugo para evitar pagar multa de R$ 1 mi ao Fla

DEFINIDO

Vasco e Corinthians decidem semi da Copa do Brasil em casa

TRAGÉDIA

Mãe acusada de decapitar filho está internada em estado grave após ser rendida a tiros