Compartilhe

Paraibano Hugo Motta deve ser eleito presidente da Câmara dos Deputados no próximo sábado

Por Angélica Nunes e Laerte Cerqueira - JP online    Segunda-Feira, 27 de Janeiro de 2025


O deputado federal paraibano Hugo Motta (Republicanos) já se prepara para assumir umas das cadeiras mais importantes do país: o de presidente da Câmara dos Deputados.

O cargo sempre trouxe muito poder ao eleito, mas, atualmente, com os parlamentares sendo detentores de uma fatia importante do Orçamento - sem precisar pedir nada ao Executivo - e ainda com agenda da política nas mãos, a força da "caneta" está cada vez maior.

A eleição para a presidência da Câmara dos Deputados e para os demais cargos da Mesa Diretora foi marcada para o dia 1º de fevereiro, sábado.

O mandato é de dois anos e, para ser eleito, o candidato precisa de maioria absoluta dos votos em primeira votação (257) ou ser o mais votado no segundo turno.

Além de Hugo Motta, o Pastor Henrique Vieira (Psol-RJ) e deputado de direita Marcel van Hattem (Novo-RS) disputam oficialmente o cargo.

Hugo tem uma vantagem grande: os maiores partidos, com as maiores bancadas, de direita e esquerda, declararam apoio ao paraibano.

Hugo também é o candidato do atual presidente da Casa, Arthur Lira, que ainda no ano passado anunciou oficialmente o apoio.

Quem é Hugo Motta?

Ele é médico e foi eleito deputado federal pela primeira vez em outubro de 2010. Ele é titular da Comissão de Finanças e Tributação. Em 2015, foi presidente da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) que investigou denúncias de corrupção na Petrobras e, em 2023, foi relator da PEC dos Precatórios, que limitou o valor de despesas anuais com precatórios. É autor de 32 projetos de lei e de 18 propostas de emenda à Constituição.

Eleição

Em ofício assinado pelo presidente da Câmara, deputado Arthur Lira (PP-AL), está definido o prazo limite para formação de blocos parlamentares até 9 horas do dia 1º de fevereiro de 2025.

Em seguida, às 11 horas, haverá reunião de líderes para a escolha dos cargos da Mesa Diretora. O prazo limite para o registro das candidaturas é até 13h30 de 1º de fevereiro, e a sessão preparatória para a eleição da Mesa foi confirmada para 16 horas do mesmo dia.

O ofício também estabelece que a eleição será realizada de forma presencial, com urnas dispostas no Salão Verde e no Plenário.

O documento informa, ainda, que foi convocada sessão conjunta do Congresso Nacional para o dia 3 de fevereiro (segunda-feira), às 15 horas, para a inauguração da sessão legislativa.

Blocos

Os blocos parlamentares, cujo objetivo é aumentar a representatividade na composição dos órgãos da Casa, são formados no dia 1º de fevereiro do primeiro ano da nova legislatura e valem para a distribuição das presidências das comissões pelos quatro anos seguintes.

A Mesa Diretora é responsável pela direção dos trabalhos legislativos e dos serviços administrativos da Casa. Entre suas atribuições, também está a promulgação de emendas à Constituição, juntamente com o Senado.

A Mesa compõe-se da Presidência (presidente e dois vice-presidentes) e da Secretaria — formada por quatro secretários e quatro suplentes.

O início da primeira sessão preparatória, na qual será eleito o presidente, está marcado para as 16 horas, no Plenário Ulysses Guimarães.

Com informações da Agência Câmara

« Voltar

NA PARAÍBA

Nabor participa com Cícero de articulações no interior pensando no Senado em 2026

POLÍTICA

Justiça Eleitoral extingue ação que resultaria na cassação do mandato do vereador Josmá Oliveira

Veja também...

BEATRIZ PESSOA

Beatriz Pessoa: Uma loira arrebatadora!

OPORTUNIDADE

Patos ganha novas 30 vagas do Programa Empreender; inscrições começam nesta quarta (23)

ESPERANÇA

Semana Raízes do Sertão é aberta com ações ambientais e educativas em Patos