Compartilhe

Kamala aparece com 46%, e Trump, com 43%, diz pesquisa

Por G1    Terça-Feira, 22 de Outubro de 2024


A exatas duas semanas para as eleições dos Estados Unidos, Kamala Harris aparece ligeiramente à frente de Donald Trump na mais recente pesquisa de intenção de votos em âmbito nacional, elaborada pela agência de notícias Reuters e o Instituto Ipsos e divulgada nesta terça-feira (22).

No novo levantamento, 46% dos entrevistados disseram que pretendem votar na democrata, contra 43% que expressaram intenção de votar no republicano. Como a margem de erro da pesquisa é de três pontos percentuais para mais ou para menos, a diferença configura situação de empate técnico que vem marcando a reta final da corrida para a Casa Branca.

A diferença, de três pontos percentuais, é a mesma apontada na última pesquisa Reuters/Ipsos, feita na semana passada. Na ocasião, Kamala teve 45% das intenções de voto, contra 42% de Trump.

 

Pessimismo de ambos os lados

A nova pesquisa mostrou também que os eleitores de ambos os lados têm uma visão pessimista em questões como economia e imigração — geralmente, eleitores favorecem a abordagem de Trump sobre essas questões.

Cerca de 70% dos eleitores registrados na pesquisa disseram que o custo de vida estava ruim, enquanto 60% disseram achar que a economia estava indo na direção errada. Na pesquisa, 65% também se disseram pessimistas sobre a política de imigração.

Os eleitores também afirmaram achar que a economia e a imigração, juntamente com as ameaças à democracia, são os problemas mais importantes do país. Quando perguntados sobre qual candidato tinha a melhor abordagem sobre as questões, Trump liderou na economia — 46% a 38% — e na imigração, por 48% contra 35% de Kamala.

A imigração também foi classificada como a questão nº 1 quando os entrevistados foram questionados sobre o que o próximo presidente deveria focar mais em seus primeiros 100 dias no cargo. Cerca de 35% escolheram a imigração, 11% citaram a desigualdade de renda e parcelas iguais de 10% apontaram saúde e impostos.

 

Mas Trump se saiu mal na pergunta sobre qual candidato era melhor para lidar com o extremismo político e as ameaças à democracia, com Kamala liderando por 42% a 35%. Ela também liderou em relação à política de aborto e à política de saúde.
« Voltar

DESTAQUE

Gari eleito prefeito no Cariri da Paraíba ganha destaque na imprensa nacional

VERDADE

Adriano Galdino diz que senador Efraim Filho deve seu mandato ao Republicanos

Veja também...

NO SERTÃO

Vítima de tentativa de homicídio morre em Patos após 11 dias internado no Hospital Regional

NEGATIVO

TRE-PB mantém decisão que impugnou candidatura de Zé Afonso a prefeito de Santa Terezinha

TRÁGICO

[VÍDEOS] Caça da Força Aérea Brasileira cai na Grande Natal