Compartilhe

Novos presidentes do Senado e Câmara se reúnem com Lula

Por G1    Segunda-Feira, 3 de Fevereiro de 2025


Os novos presidentes da Câmara, Hugo Motta (Republicanos-PB), e do Senado, Davi Alcolumbre (União-AP), vão se reunir na manhã desta segunda-feira (3) com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT).

O encontro, marcado para o Palácio do Planalto, servirá para que Lula apresente a agenda prioritária do governo aos recém-eleitos comandantes do Congresso.

Motta e Alcolumbre foram eleitos no sábado (1º) para comandar as casas do Congresso. Ambos receberam votações expressivas e tiveram o apoio do governo – mas também foram encampados pela oposição.

Nos discursos de posse, os parlamentares deram sinais ambíguos a respeito da futura relação com o Executivo.

 

 

A reunião com Lula antecederá a abertura formal dos trabalhos do Congresso em 2025, na qual Hugo Motta e Davi Alcolumbre devem fazer novos discursos aos parlamentares – em que podem passar novos recados ao Executivo e ao Judiciário.

O presidente Lula não deve comparecer à cerimônia, prevista para a tarde desta segunda. Ele deve ser representado pelos ministros Rui Costa (Casa Civil) e Fernando Haddad (Fazenda).

 

Durante a solenidade, caberá ao chefe da Casa Civil entregar a tradicional "mensagem do Executivo" ao novo comando do Congresso. O documento traz um balanço do último ano e sinalizações para os próximos meses.

 

O ministro das Relações Institucionais, Alexandre Padilha, afirmou, no último sábado, que o Planalto deverá indicar como prioridades propostas para estimular o investimento e empreendedorismo, e o novo Plano Nacional de Educação (PNE).

Veja, nos vídeos abaixo, como foram as eleições de Motta e Alcolumbre:

 

Pautas do governo

 

O presidente Lula em frente ao Congresso Nacional, durante a cerimônia de posse de seu terceiro mandato em 2023 — Foto: Marina Ramos/Agência Câmara

O presidente Lula em frente ao Congresso Nacional, durante a cerimônia de posse de seu terceiro mandato em 2023 — Foto: Marina Ramos/Agência Câmara

Ao longo dos primeiros dois anos do mandato, o presidente Lula viveu momentos de aproximação e afastamento com a cúpula do Congresso Nacional.

Houve acordo maior entre Executivo e Legislativo, por exemplo, na reação aos atos terroristas do 8 de janeiro de 2023; na aprovação de textos da reforma tributária; e na tramitação do pacote montado pela área econômica para cortar gastos federais.

Em outros momentos, o cenário foi de "rusga" – como nos questionamentos envolvendo a transparência das emendas parlamentares, nas críticas de Lula à "taxa das blusinhas" e nos vetos do presidente em temas como a desoneração da folha de pagamentos e o refinanciamento da dívida dos estados.

Antes mesmo de Motta e Alcolumbre serem eleitos, ainda no sábado, o líder do governo na Câmara, José Guimarães (PT-CE), defendeu que o diálogo começasse "imediatamente".

 

"Eu acho que são dois presidentes, em sendo eleitos, que podem imediatamente dialogar com o governo. É necessário, logo na segunda-feira, receber os dois presidentes em separado e tocar a vida. O país precisa dessa harmonia entre Executivo e Legislativo", declarou Guimarães em entrevista no Congresso.

 

Para 2025, além de todo o contexto pré-eleitoral – que pode levar o governo inclusive a uma reforma ministerial –, o Planalto tem uma pauta prioritária de projetos a serem aprovados no Congresso.

A lista deve ser entregue a Motta e Alcolumbre na sessão de abertura do ano legislativo, à tarde. Mas, nas últimas semanas, ministros e o próprio presidente já indicaram como temas prioritários:

 

« Voltar

NA PARAÍBA

Nabor participa com Cícero de articulações no interior pensando no Senado em 2026

POLÍTICA

Justiça Eleitoral extingue ação que resultaria na cassação do mandato do vereador Josmá Oliveira

Veja também...

CAUSA

Papa Francisco morreu de AVC e insuficiência cardíaca, diz Vaticano

NA PARAÍBA

Polícia prende na Capital suspeito pela morte de professora no Sertão

POLÊMICA

Jogo entre Botafogo-PB e Flamengo é vendido para São Luís no Maranhão e pega torcedores de surpresa