O atual presidente da Telebras, Frederico Siqueira Filho, será o próximo ministro das Comunicações, de acordo com informações do site Capital Digital e da coluna de Lauro Jardim no Jornal O Globo. O presidente Lula aceitou a indicação que foi feita pelo presidente do Senado Davi Alcolumbre, e conta com o apoio do senador paraibano Efraim Filho (União Brasil-PB), a quem ele é politicamente ligado.
Apesar de ter nascido em Pernambuco, atualmente Frederico reside em João Pessoa, capital da Paraíba. Frederico é engenheiro civil formado na Universidade de Pernambuco.
Frederico Siqueira assumiu o comando da Telebras em 2023 também após indicação feita pelo senador paraibano Efraim Filho. O deputado federal Juscelino Filho, que ocupava a pasta até então também é dos quadros do União Brasil.
Frederico assumiu a presidência da Telebras em 2023, também por indicação de Efraim Filho. Sua nomeação para o ministério ocorre após a desistência do deputado Pedro Lucas (MA), inicialmente indicado pelo União Brasil para a pasta, o que gerou desconforto interno no governo.
Após a saída de Juscelino, o União Brasil indicou o deputado Pedro Lucas, do Maranhão. No entanto o parlamentar desistiu do posto, o que gerou um mal-estar no Governo.
Possui mais de 26 anos de experiência profissional no setor de telecomunicações/TI. Começou a carreira em 1997 como coordenador técnico de engenharia na Autelserv Telecomunicações. Em 2002, assumiu a gerência de Vendas Empresariais na Oi para as regiões de Pernambuco, Paraíba e Bahia. Frederico de Siqueira Filho também possui conhecimentos em Administração, Ciências Políticas, Comunicação e em diversos segmentos de Gestão, tais como Gestão de Crises, de Terceiros e de Projetos.
« Voltar