Compartilhe

Cobranças, promessas e vinho caro: o jantar de Lula com Motta e deputados

Por Veja    Quinta-Feira, 24 de Abril de 2025


Em um repeteco de confraternizações no ano passado, o jantar com o presidente Lula na residência oficial da presidência da Câmara na noite de quarta-feira teve cobranças de Hugo Motta (Republicanos-PB) e outros deputados, promessas do petista de estreitar o contato com parlamentares e um cardápio cheio de vinhos e uísques caros.

Do próprio anfitrião, Lula ouviu um apelo por seu empenho para destravar a “execução orçamentária” – referindo-se, claro, às emendas parlamentares, cujo ritmo de liberação ficou prejudicado pela aprovação tardia do Orçamento de 2025, que só foi para sanção presidencial em 20 de março. A Constituição determina que o Congresso conclua a votação até 22 de dezembro do ano anterior.

54472995828_7e163da797_4k

Além disso, como vem ocorrendo em encontros à la happy hour quase anuais entre o presidente da República e parlamentares no atual mandato, deputados disseram para Lula “voltar à ativa” na articulação política com o Congresso. Segundo líderes presentes, o petista concordou e prometeu marcar “uma pelada e um churrasco” na Granja do Torto – um hábito que ele cultivou em seus primeiros dois mandatos, de 2003 a 2010.

Ao longo da noite, garçons serviam garrafas do vinho tinto Vega Sicilia Pintia, que custam a partir de 1.000 reais, e uísque Macallan, além de um rótulo japonês que Lula gosta de beber. Na hora do jantar, os comensais podiam escolher um fettuccine com camarões ou medalhões de carne ao molho.

« Voltar

BRIGA GRANDE

Decisão do STF sobre Ramagem irrita Hugo Motta e abre nova crise

NA CADEIA

Fernando Collor é preso em Alagoas após decisão de Moraes

Veja também...

ACERTADO

Dorival topa projeto e faz nova reunião com Timão

NO SERTÃO

Procon/Patos constata aumento no valor do preço de corte de carne

FORA DO CARGO

Hugo Motta assina cassação de mandato de Chiquinho Brazão, acusado de mandar matar Marielle