O PT fez novo aceno à candidatura do deputado Hugo Motta (Republicanos-PB) à presidência da Câmara nesta terça-feira, 29. A presença do deputado Rubens Pereira Jr. (PT-MA) no anúncio de apoio do atual presidente da Casa, Arthur Lira (PP-AL), a Motta foi vista como um indicativo de que os petistas devem embarcar na aliança.
O PT chegou a receber Motta para um jantar na casa de Pereira Jr. Embora integrantes do partido tenham dito que também ofereceriam jantares para os outros dois candidatos à sucessão de Lira – Elmar Nascimento (União-BA) eAntônio Brito(PSD-BA) – até o momento esses encontros não aconteceram.
A bancada petista deve se reunir nesta quarta-feira, 30, para discutir novamente sobre eventual apoio a Motta.
Pós-resultado das eleições municipais, os petistas querem a garantia dos candidatos à presidência da Câmara de que não ficarão contra o presidente Luiz Inácio Lula da Silva na tentativa de reeleição em 2026.
Já foi oferecido ao PT o comando da 1ª Secretaria da Câmara na futura composição da Mesa Diretora.
Além disso, como mostrou a Coluna do Estadão/Broadcast, o partido negocia a indicação para uma vaga no Tribunal de Contas da União (TCU), e os cotados são a própria presidente da sigla, Gleisi Hoffmann, e o líder da bancada de deputados, Odair Cunha (MG).
O partido do presidente Lula ainda não decidiu quando anunciará em público sua posição sobre a disputa. Odair, no entanto, já sinalizou que a tendência é a legenda compor com o candidato do Republicanos.
Aliados de Motta e o próprio Lira têm pressionado a bancada petista a anunciar o mais rapidamente possível o apoio ao líder do Republicanos.
« Voltar