Compartilhe

Líderes políticos lamentam morte do Papa Francisco

Por Redação 40 Graus    Segunda-Feira, 21 de Abril de 2025


Lideranças políticas lamentaram o anúncio da morte do Papa Francisco, ocorrido na manhã desta segunda-feira (21). O ex-presidente, Jair Bolsonaro (PL), o presidente da Câmara dos Deputados, Hugo Motta (Republicanos), o senador Veneziano Vital do Rêgo (MDB) e outros publicaram mensagens de pesar pela partida do pontífice.

O ex-presidente Jair Bolsonaro publicou uma mensagem curta exaltando a figura do Papa Francisco, enquanto líder voltado a garantia da unidade entre os povos e os grupos diversos na sociedade. “O mundo e os católicos se despedem daquele que ocupava uma das figuras mais simbólicas da fé cristã: o Papa. Mais que um líder religioso, o papado representa a continuidade de uma tradição milenar, guardiã de valores espirituais que moldaram civilizações”, definiu.

 

 

Último líder político a se reunir com o Papa, poucas horas antes de sua morte, o vice-presidente norte-americano JD Vance também lamentou a morte de Francisco e relembrou um discurso feito pelo pontífice durante a pandemia de Covid-19. “Acabei de saber do falecimento do Papa Francisco. Meu coração está com os milhões de cristãos em todo o mundo que o amavam”, escreveu o vice de Donald Trump.

 

 

“Francisco foi o símbolo do diálogo, do acolhimento, da compreensão e, principalmente, da inclusão. Foi o papa que abriu a Igreja e a colocou no século XXI. Um líder que ficará na história pela força dos seus gestos”, afirmou Hugo em sua nota.

 

 

 

“O Papa Francisco foi um pastor que exerceu e vivenciou em sua plenitude as mensagens Cristãs com exemplos de integridade e honestidade epistolar. Sua passagem como condutor da Igreja Católica expressou o seu respeito e preocupações com todos os que ainda vivem sujeitos a preconceitos inaceitáveis”, afirmou Veneziano em sua mensagem.

 

 

O deputado estadual, Júnior Araújo (PSB) também lamentou a partida do Papa e destacou características próprias do seu pontificado. “Um grande líder que inspirou o mundo com sua humildade, simplicidade, resiliência, coragem, espírito renovador e atenção aos mais necessitados”.

 

 

“O mundo perde um grande ser humano e líder espiritual, que marcou a história com humildade, coragem e compromisso com os mais necessitados”, escreveu o deputado federal Ruy Carneiro (Podemos).

 

« Voltar

POLÍTICA

Justiça Eleitoral extingue ação que resultaria na cassação do mandato do vereador Josmá Oliveira

DEFINIÇÃO

Definições políticas vão impactar três grandes partidos no fim de abril

Veja também...

CAUSAS

Derrame é a provável causa de morte do papa Francisco, diz imprensa italiana

LUTO

João decreta luto oficial de sete dias na Paraíba pela morte do Papa Francisco

LUTO

Lula decreta luto oficial de sete dias pela morte do Papa Francisco