O presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), anunciou nesta terça-feira (7) a saída de Paulo Pimenta da Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República. A decisão da demissão do ministro foi tomada em uma reunião e será oficializada nesta quarta-feira (8) após a realização de um ato que marcará os dois anos dos atos antidemocráticos ocorridos no dia 8 de janeiro.
Jornalista de formação, Pimenta será substituído pelo publicitário Sidônio Palmeira, que comandou o marketing da campanha presidencial de Lula em 2022. O presidente Lula vinha dando demonstrações de descontentamento com os resultados da comunicação institucional que resultaram na saída de Paulo do governo.
Lula já havia sinalizado publicamente o seu descontentamento com a comunicação do governo durante um seminário nacional do Partido dos Trabalhadores no dia 6 de dezembro e desde então a demissão de Pimenta era tratada como certa nos bastidores em Brasília. “Há um erro no governo na questão da comunicação e eu sou obrigado a fazer as correções necessárias para que a gente não reclame de que a gente não está se comunicando bem”, afirmou o presidente no evento.
Pimenta comandava a Secom do Governo Federal desde o dia 29 de dezembro de 2022 por indicação do presidente Lula. Com a demissão ele poderá retornar para a Câmara dos Deputados e reocupar o cargo de deputado federal para o qual foi eleito em 2022 com 223.109 votos. Outra possibilidade aventada em Brasília é de que ele assuma a Secretaria-Geral da Presidência, que atualmente é ocupada por Márcio Macêdo.
« Voltar