Compartilhe

Hugo Motta vai instalar comissão para discutir implantação do voto distrital

Por Redação 40 Graus    Sexta-Feira, 14 de Fevereiro de 2025


O presidente da Câmara dos Deputados, Hugo Motta (Republicanos-PB), afirmou que a comissão especial para discutir a implementação do voto distrital misto nas eleições para deputados federais, distritais, estaduais e vereadores vai ser criada após as definições das comissões permanentes da Casa.

Atualmente, no Brasil, utilizamos o sistema majoritário e o sistema proporcional. O sistema majoritário é aplicado nas eleições para senadores e chefes do Poder Executivo. Já o sistema proporcional é utilizado nas eleições para as câmaras de vereadores municipais, as assembleias legislativas estaduais, para a Câmara Legislativa do Distrito Federal e para a Câmara dos Deputados.

Na proposta que será discutida, o voto distrital misto, os candidatos deveriam se candidatar por distrito e somente poderiam receber votos dos eleitores do distrito pelo qual são candidatos. Assim, cada distrito elegeria um deputado federal pelo estado até atingir o número de deputados federais aos quais o estado tem direito.

Conforme o projeto, o eleitor também passa a votar diretamente em um partido de sua preferência, no sistema proporcional, por isso é chamado distrital misto.

O texto foi aprovado no Senado e está em tramitação na Câmara dos Deputados.

« Voltar

POLÍTICA

Justiça Eleitoral extingue ação que resultaria na cassação do mandato do vereador Josmá Oliveira

DEFINIÇÃO

Definições políticas vão impactar três grandes partidos no fim de abril

Veja também...

SAÚDE

Saúde alerta pais sobre o consumo em excesso de chocolate na Páscoa

TRAGÉDIA

Contabilista patoense morre e outra fica ferida após acidente de carro na BR-361, em Patos

LUTO

Corpos dos redeiros de Vista Serrana mortos em acidente são liberados