Lula recebeu ontem à noite Davi Alcolumbre e Hugo Motta para uma longa conversa na Granja do Torto. Foi uma reunião dividida em duas partes distintas.
Na primeira etapa, participaram também Rui Costa e Fernando Haddad. O papo girou sobre o impasse das emendas parlamentares e sobre as pautas de interesse do governo que serão votadas nos próximos meses.
Depois, veio o segundo tempo, com apenas três pessoas na sala: os presidentes da República, do Senado e da Câmara. E a discussão passou a ser a reforma ministerial. O que indica que agora a troca de ministros começa a ganhar tração de fato com Lula conversando diretamente com interlocutores poderosos. Até agora essa conversa fundamental não havia ainda acontecido.
Há uma expectativa entre assessores diretos de Lula que alguma mexida possa ser anunciada antes do carnaval.
E hoje está prevista uma nova conversa entre Alcolumbre e o presidente. O senador vai pegar uma carona com Lula no Aerolula que decola de Brasília para Macapá às 8h.
Lula vai ao Amapá e nada mais natural do que levar um senador do estado (e presidente do Congresso) no avião presidencial. A expectativa do entorno de ambos, contudo, terão ainda mais tempo para conversar sobre a reforma ministerial.
Conversas entre os dois serão sempre obrigatórias sobre a reforma. Mais ainda depois de Lula, na semana passada, ter garantido que Alexandre da Silveira fica no Ministério de Minas e Energia, pasta sobre a qual Alcolumbre lançava um escancarado olho gordo.
« Voltar