Compartilhe

Hugo Motta não terá concorrente; União desiste de lançar Elmar à presidência da Câmara

Por Carta Capital    Quarta-Feira, 13 de Novembro de 2024


Horas depois de o PSD abrir mão de ter candidato próprio na eleição para a presidência da Câmara, a bancada do União Brasil anunciou a desistência de seu líder, Elmar Nascimento (BA), na corrida pela sucessão de Arthur Lira (PP-AL). Com isso, o partido definiu apoio a Hugo Motta (Republicanos-PB), que não deve ter concorrentes.

recuo do União estava precificado desde o fim de outubro — a candidatura própria se tornou inviável em razão do apoio de Lira a Motta. Elmar era aliado do atual chefe da Câmara e nutria a expectativa de ser endossado por ele.

O entendimento de que o União acabaria prejudicado ao ficar sem representação na divisão de cargos de comando foi o argumento principal para convencer a cúpula da legenda a abdicar de sua candidatura. A eleição para a presidência da Câmara ocorrerá em fevereiro do ano que vem.

Em troca, o partido espera receber a presidência da Comissão de Constituição e Justiça, o colegiado mais importante, ou a relatoria do Orçamento. Atualmente, a sigla controla primeira-secretaria, Conselho de Ética e três comissões permanentes: Defesa do Consumidor, Integração Nacional e Desenvolvimento Econômico.

O apoio do União consolida ainda mais a candidatura de Hugo Motta, que conseguiu fechar aliança com 17 partidos, do PT de Lula ao PL de Jair Bolsonaro. Além disso, enterra a possibilidade de outra candidatura competitiva. Para ser eleito presidente da Câmara em primeiro turno, o deputado do Republicanos precisará de, pelo menos, 257 votos.

Quem também recuou na candidatura nesta quarta foi Antonio Brito, líder do PSD. A decisão foi tomada em reunião com o presidente nacional da legenda, Gilberto Kassab. Para apoiar Motta, o partido pleiteia o comando da Comissão Mista de Orçamento (responsável por elaborar o Orçamento da União) em 2025 e a terceira-secretaria.

« Voltar

ELEIÇÕES 2024

Eleitos de Patos e Quixaba serão diplomados em 19 de dezembro

EM BRASÍLIA

Prefeito eleito de Mãe d’Água participa de evento em Brasília

Veja também...

NA PARAÍBA

Vereador Josmá Oliveira destina emenda para Fazenda da Esperança

CONTRAGOLPE

Saiba os crimes atribuídos ao grupo acusado de tramar morte de Lula, Alckmin e Moraes

NA PARAÍBA

Governador nomeia mais 214 aprovados no concurso da Polícia Civil da Paraíba