Compartilhe

Papa critica aborto, guerras e pede redução de dívidas de países pobres

Por Agência Brasil    Quarta-Feira, 1 de Janeiro de 2025


O Papa Francisco celebrou a missa que marca o Dia Mundial da Paz, que comemora a Solenidade de Maria Santíssima Mãe de Deus, nesta quarta-feira (1º). O pontífice lembrou que 2025 é ano de Jubileu, que acontece a cada 25 anos e tem o objetivo de renovar a esperança dos fiéis.

“Somos chamados a valorizar a vida, a cuidar da vida ferida”, disse Francisco na Basílica de São Pedro. “Confiamos o mundo inteiro a ela (Santa Maria) para que a esperança possa renascer, para que a paz possa finalmente brotar para todos os povos da terra.”

O Papa Francisco relembrou a mensagem central do Jubileu sobre a necessidade de perdoar dívidas, pedindo aos líderes mundiais de países ricos que eliminem ou reduzam as dívidas dos países mais pobres.

Ainda na missa, o Papa pediu aos fiéis que se oponham ao aborto e que tivessem um “compromisso firme” para proteger e respeitar a vida desde a concepção até a morte natural.

O papa então expressou gratidão aos que estão em áreas de conflito que trabalhando pelo diálogo e negociações.

“Rezamos pelo fim dos combates em todas as frentes e por um passo decisivo em direção à paz e à reconciliação”, disse Francisco referindo-se à Ucrânia, Gaza, Israel, Mianmar e Kiev.

A missa matutina foi o último grande evento dos compromissos natalinos de Francisco. Para o Papa, que sofre de problemas respiratórios recorrentes, a temporada deste ano iniciou um desafio adicional com o início do Grande Ano Santo do Vaticano, uma celebração que ocorre uma vez em cada 25 anos e que deve atrair 32 milhões de peregrinos em Roma durante 2025.

« Voltar

DESCOBERTA

Lâmpada com símbolos do Segundo Templo é descoberta no Monte das Oliveiras

NO SERTÃO

Diocese de Patos abre oficialmente Jubileu da Esperança 2025 durante celebração na Igreja Catedral

Veja também...

NO SERTÃO

Produtor de locação da série Cangaço Novo participa em Patos do Sertão HQ

ELEIÇÕES 2026

Adriano Galdino afirma que sua candidatura pode unir João e Ricardo

POLÊMICA

Ex-artista gospel Jotta A, cantora Ella celebra cirurgia de redesignação sexual