Compartilhe

Pesquisa aponta que pequenos grupos aumentam frequência de membros nos cultos

Por Gospel Prime    Domingo, 22 de Setembro de 2024


Um estudo recente da Lifeway Research realizado entre maio e junho de 2024 nos Estados Unidos revelou que pequenos grupos desempenham um papel significativo no aumento da frequência dos membros aos cultos das igrejas. A pesquisa entrevistou 1.021 líderes de grupos de estudo bíblico, mostrando que, embora as denominações usem diferentes nomes para esses grupos, o foco no discipulado permanece central.

Os grupos de estudo bíblico são conhecidos por diferentes nomes, como:

  • “Escola Dominical” (56%)
  • “Estudos bíblicos” (72%)
  • “Pequenos grupos” (39%)
  • Outros nomes, como “comunhão bíblica”, “grupo de vida” e “grupos de conexão”.

Ken Braddy, diretor da Escola Dominical e parcerias de rede da Lifeway, destacou que o importante não é o nome, mas o que esses grupos realizam em termos de aprender e obedecer à Palavra de Deus, formar relacionamentos e se engajar em serviços.

Quanto ao propósito dos grupos, as respostas variaram:

  • 46% dos líderes citaram o estudo da Bíblia.
  • 16% mencionaram capacitar membros.
  • Outros líderes mencionaram adoração (14%), comunhão (12%), serviço ministerial (7%) e evangelismo (5%).

O estudo também revelou que as igrejas têm, em média, sete grupos de estudo bíblico para adultos, com 69 participantes semanais. Cerca de 2 em cada 5 membros participam tanto dos grupos quanto dos cultos, e aqueles que estão envolvidos em grupos tendem a frequentar mais as reuniões de adoração.

Scott McConnell, diretor executivo da Lifeway Research, observou que a participação em pequenos grupos está diretamente ligada ao aumento da frequência aos cultos ao longo do tempo, reforçando o impacto positivo no crescimento da igreja.

A pesquisa ainda indicou que 93% dos grupos se reúnem semanalmente e que os líderes priorizam o estudo bíblico, os relacionamentos e o discipulado intencional. Além disso, pequenos grupos são organizados de diferentes formas, como por estudo temático (45%), faixa etária (31%) e estágio de vida (29%).

Especialistas, como Ken Braddy, aconselham que grupos menores favorecem o discipulado, facilitam o recrutamento de novos líderes e promovem relacionamentos mais profundos entre os participantes.

« Voltar

DEBATE

Pesquisa aponta que jovens da geração Z que leem a Bíblia tem menos ansiedade

FESTA GRANDE

Paróquia de Santo Antônio de Patos realiza show de Herrison Pontes nos 15 anos do EJC

Veja também...

Dieimi Sherllon

Dieimi Sherllon com seu jeitinho encantador!

LONGEVIDADE

Brasileira é a 2ª pessoa mais velhas do mundo; conheça

EM QUEDA

Patos pode ser afetada com umidade do ar em 12% neste domingo