REVOLTA: NEM TANTO ASSIM
O ex-prefeito de Santa Terezinha, José Afonso Gayoso Filho, ainda não digeriu o insucesso nas urnas em 2024 e atribuiu sua derrota nas eleições municipais ao poder econômico avassalador que domina o cenário político. Gayoso lamenta que o mérito e a dedicação sejam cada vez menos valorizados. “Infelizmente, o dinheiro tem mais peso do que anos de trabalho e compromisso com a população”, criticou. Mas ao mesmo tempo que fez o desabafo, foi visto em janeiro de altos papos e tomando umas e outras com seu adversário político, prefeito Arimateia Camboim, em João Pessoa na piscina da casa da Baronesa Priscila Lima.
Pelo visto, aqueles discursos inflamados dos dois durante a campanha com inúmeros ataques, aquela revolta mesmo é só peça de encenação talvez.
MUÍDO NA ROTATÓRIA
A entrada do Conjunto Noé Trajano em Patos se transformou numa tremenda dor de cabeça para STTrans. Para melhorar o fluxo e evitar os constantes acidentes, o órgão instalou uma rotatória. Agora, moradores do Conjunto Noé Trajano estão cobrando a retirada da mesma, já que segundo eles, essa tem sido responsável por vários acidentes desde sua implantação na BR-230. Planejam até um protesto com interdição do trecho, caso nenhuma providencia seja tomada. “Apesar dos constantes acidentes, as autoridades não tomam nenhuma providencia”, relatam em carta pública divulgada ontem.
Caso o equipamento seja de fato o responsável pelas barbeiragens dos motoristas, a STTrans deve sim retirá-lo, pois o estudo pode ter sido feito errado. No entanto, é provável também que a falta de atenção aliada a ausência de educação para o trânsito sejam os fatores complicadores.
DÁ UM HOOGLE AÍ
Eleito no último sábado (1º) o presidente da Câmara mais novo da história, Hugo Motta (Republicanos-PB) ampliou a equipe de comunicação com foco nas redes sociais e, desde então, tem tido uma atuação focada em uma "linguagem jovem": cortes de vídeos rápidos, com a inclusão de trechos de filmes e de músicas, emojis e cores vivas (em especial azul, verde e amarelo). A estratégia é semelhante à que se vê no Palácio do Planalto, em que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) quer apostar nas redes sociais como forma de melhorar a comunicação do governo.
Desde sábado, Hugo Motta tenta reforçar sua assinatura em inserções de vídeo feitas no Instagram apenas com o nome "Hugo", sem usar o sobrenome, numa tentativa de aproximar os seguidores do novo presidente da Câmara.
QUADRO NAS REDES
No discurso de posse, o parlamentar também focou em trocadilhos com a primeira letra do seu nome: "H de Hugo, H de Harmonia, H de Humildade", ele disse no último sábado. Além disso, a equipe do deputado criou uma espécie de "quadro" que está sendo publicado no seu perfil: o "Dá um Hoogle", uma referência ao principal buscador da internet, mas com o "H" de seu nome na frente.
BALDE DE ÁGUA FRIA
Jogando um balde de água fria na cabeça dos bolsonaristas, o presidente da Câmara dos Deputados, Hugo Motta (Republicanos), não vai fazer avançar os pedidos de ‘impeachment’ do presidente Lula. Hugo disse que Lula foi “legitimamente eleito” pelo povo e que não está em seu horizonte “fazer nenhum tipo de movimento que traga para o país instabilidade e incertezas porque, fazendo isso, nós só vamos conseguir aumentar ainda mais os desafios que temos pela frente.”
De acordo com o deputado paraibano, “não é gerando mais instabilidade que nós vamos resolver o problema do país.”
ABANDONO DA SANFONA
A Família Lima parece mesmo estar propensa a deixar um pouco a música de lado de fincar raízes na política. Na quarta-feira última, após o vereador Guga Pet (PP) se afastar oficialmente da Câmara Municipal de João Pessoa para assumir a gestão da recém-criada Secretaria Municipal de Cuidado e Proteção Animal, o suplente do partido, Mô Lima (PP), ascende ao cargo na Casa Legislativa da Capital. Mo Lima obteve 2.781 votos nas eleições de 2024, ficando na 1ª suplência do partido.
Filho do saudoso Pinto do Acordeon ele declarou: “Graças a Deus, Pinto do Acordeon deve estar tocando sanfona no céu vendo os dois filhos assumindo um como deputado e um como vereador na Capital. É só felicidade para nossa família e vamos trabalhar, se Deus quiser”.
A SANFONA DESAFINOU
Já o irmão Cicinho Lima também estava super feliz pois o deputado Caio Roberto (PL) anunciara que vai se licenciar do cargo por 121 dias na Assembleia Legislativa da Paraíba. Com o posto vago, o cargo de deputado estadual seria ocupado pelo segundo suplente Cicinho Lima (PL), que obteve mais de 15 mil votos em 2022. Atualmente Cicinho ocupa o cargo de secretário executivo de Cultura no Governo da Paraíba.
Ocorre que nesta sexta-feira o prefeito de Campina Grande Bruno Cunha Lima desafinou a sanfona de Cicinho que pelo visto não vai poder toca-la na Assembleia já que Bruno nomeou Dorgival Villar para comandar a Secretaria de Serviços Urbanos. Ele vai substituir o deputado Sargento Neto (PL), que retorna à Assembleia Legislativa tirando assim a vaga de Cicinho.
A ESPERANÇA DE SAMUEL
Agora, Samuel Lima reza dia e noite para algum vereador do seu partido PSB pedir licença da Câmara de Patos para que ele possa assumir a cadeira. Ele é segundo suplente e agora está em primeiro na fila já que Nega Fofa assumiu como primeira suplente a vaga deixada por Willami da Farmácia.
O caso dele é mais difícil já que os vereadores Marco César e Brenna Nóbrega não dão indicativo algum que poderão pedir licença. Marco faz parte da Mesa Diretora e Brenna chegou agora no parlamento não quer tão cedo largar o osso.
A FORÇA DO PARLAMENTO
Os parlamentares em Brasília parecem que tomaram gosto por gerir orçamento e a gula só aumenta. Dias após o deputado Hugo Motta (Republicanos) fazer acenos de simpatia ao semipresidencialismo, em seu discurso de posse como presidente da Câmara dos Deputados no último sábado (1º), uma Proposta de Emenda à Constituição (PEC) já está circulando na Casa.
O deputado Luiz Carlos Hauly (Podemos-PR) afirmou nesta quinta-feira (5) que conseguiu reunir o número mínimo necessário de 171 assinaturas para protocolar a proposta. Ele afirmou que vai protocolar a PEC quando obtiver 300 assinaturas. O objetivo é demonstrar força da proposta.
Primeiramente, o texto depende de um despacho da Presidência para a Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania (CCJ). Se for aprovada no colegiado, depois poderá ser analisada por uma comissão especial.
O que é semipresidencialismo?
O semipresidencialismo é um modelo entre o presidencialismo atual e o parlamentarismo, e cria a figura de um primeiro-ministro, que assumiria a função de chefe de governo. O presidente da República continua sendo o chefe de Estado e comandante supremo das Forças Armadas. A proposta de Hauly daria ao premiê a capacidade de definir o plano de governo e o controle orçamentário, além de empoderar a Câmara, que poderia votar sozinha moções de confiança e censura.
DE MALAS PRONTAS
Quem pensa que os partidos já não estão de olho em 2026, nos bastidores a movimentação já começou e com investidas pesadas. Uma dessas, é a surpresa que veio do presidente da Companhia Docas na Paraíba, Ricardo Barbosa (PSB), que já decidiu que está de malas prontas para deixar a legenda socialista e desembarcar no partido Republicanos, presidido em âmbito estadual pelo deputado federal Hugo Motta. Pode escrever que tal legenda terá um crescimento ainda maior atraído pelo cheiro do poder de Brasília.
Barbosa disse que a decisão já foi comunicada ao governador João Azevedo. Ele destacou ainda que o movimento partiu de conversas internas, além do desejo de disputar a Câmara Federal em 2026. Na visão dele, a atual legenda terá dificuldades de eleger mais do que um deputado federal em 2026.
MODO STAND BY
Quando o prefeito Nabor Wanderley anunciou a troca e permanência de secretários, esperava-se que tais iniciassem o ano com força total, mostrando serviço. Da parte de uns até que de fato a gente ver ações e movimentações em suas respectivas pastas. Já outros, parece que está em modo stand by ou em off mesmo devido a paralisia total.
O que se leva a crer é que tais são mesmo inertes e incompetentes e deveriam ter sido exonerados antes. Sendo assim, não demorará muito para que o prefeito promova mudanças novamente. Alguém duvida?
REPERCUSSÃO POSITIVA
Repercutiu muito positivamente a nomeação do secretário de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável de Patos, Jailson Lopes da Penha. Tão logo houve o anúncio por parte do prefeito, muitos agentes da área em contato com a coluna, ressaltaram o vasto currículo do engenheiro agrônomo, que é mestre em Zootecnia e doutor em Engenharia Agrícola.
Servidor de carreira da EMPAER-PB, ele acumula ampla experiência na área ambiental e no desenvolvimento sustentável. Atuou no Centro Sabiá, em Pernambuco, no Programa Biodiesel da Petrobras, e foi secretário municipal de Agricultura, Pecuária, Meio Ambiente e Recursos Hídricos em São José de Espinharas. Recentemente, ocupava a Gerência Executiva de Projetos Especiais na Secretaria de Estado da Agricultura Familiar e Desenvolvimento do Semiárido.
Então, mãos à obra.
NOVO LÍDER
Conforme antecipamos aqui na coluna, o vereador Maikon Minervino foi mesmo confirmado como novo líder do governo na Câmara Municipal. “Agradeço profundamente ao prefeito Nabor Wanderley pela confiança ao me escolher como líder do governo na Câmara Municipal. Esse reconhecimento me motiva ainda mais a trabalhar com dedicação e compromisso para representar os interesses de nossa cidade. Juntos, seguimos firmes em nosso propósito de fazer mais pelo nosso povo”, disse o vereador.
Maikon tem todas as chances de fazer um excelente trabalho com seu jeito fácil de lidar com as pessoas e de articulação. Melhor nome não poderia ter na Câmara hoje.
« Voltar