Compartilhe

SEXTA, 28 - VOCÊ NÃO PODE PERDER: A briga pelo poder na Câmara e o jumento carregado de açúcar

Por Vicente Conserva - 40 graus    Sexta-Feira, 28 de Março de 2025


ARROMBA TUDO

Apesar da reunião do prefeito Nabor Wanderley com a diretoria do Sindicato dos Funcionários Públicos Municipais de Patos e Região (SINFEMP) ter sido considerada positiva, a campanha salarial de 2025 pode ser na verdade um verdadeiro arrombar de cofres. Sempre com muita sede ao pote, José Gonçalves, tesoureiro do SINFEMP, apresentou “somente” 40 demandas dos servidores, abrangendo mais de 60 categorias, e ainda revisão salarial de 60%, levando em consideração a inflação e as perdas acumuladas nos últimos dez anos. E mais: deu 15 dias para discutir os possíveis atendimentos.

b (1)

Caso o gestor enverede por esse caminho, vai arrombar os cofres da Prefeitura sem sombra de dúvidas. No frigir dos ovos, é praticamente impossível atender a todos esses pedidos.

CASA NOVA

A velha Churrascaria O Rancho, que por 18 anos serviu aos patoenses e que estava fechada, teve seu prédio alugado ontem a Secretaria de Educação de Patos. O órgão estava com dificuldades para alojar toda sua estrutura que cresceu bastante, principalmente de veículos e materiais da Secretaria. Lá, ficarão os carros e o almoxarifado.

14aa25b9627fbcc40337236880957af5 (1)

Já a Secretaria que hoje funciona no Prédio da FECMMA, na Rua Rui Barbosa, vai para novas instalações na casa do contador Rosildo, bem próximo. Já o NDI que hoje funciona na antiga Campal, vai para a FECMMA. De todo modo, é preciso pensar bem antes de passar toda uma estrutura de um órgão que é central e atende toda a cidade, sem contar nos profissionais de todos os bairros que vão sempre a Secretaria de Educação. Um prédio longe de todos pode causar problemas e não ser solução.

BRIGA DAS SANFONAS

As desavenças dentro da Família Pinto parecem não ter fim. Depois de uma trégua entre seus membros, o clima pode azedar de novo diante de um imbróglio dentro da família. O vereador de João Pessoa, Mô Lima (PP), já avisou a aliados que não apoiará seu próprio irmão, o deputado Cicinho Lima (PL), na corrida pela Assembleia Legislativa em 2026. A justificativa? Uma espécie de “troco” por falta de apoio na eleição passada.

IMG_4502-750x375

Fontes próximas aos irmãos, filhos do icônico Pinto do Acordeon, revelam que a relação entre eles azedou nos bastidores da política. Quando Mô disputou uma vaga na Câmara de João Pessoa, não contou com o apoio de Cicinho, que optou em apoiar João Almeida (PDT). Agora, com Cicinho ocupando uma cadeira na Assembleia Legislativa, Mô decidiu pagar na mesma moeda.

O MENINO QUER DESCANSO

Embora haja nova composição partidária do PSD na Paraíba com a confirmada ascensão do ex-deputado federal Pedro Cunha Lima no comando do partido no lugar da senadora Daniela Ribeiro, o ex-governador Cassio Cunha Lima revelou que não será candidato à Câmara Federal ou Senado como comentam entre paraibanos. De acordo com ele, quem começou a construir a articulação de fusão com o PSD foi o ex-senador Tardo Jereissati avaliando que na conjuntura paraibana o indicado seria se aproximar com o grupo Cunha Lima.

cassio_cunha_lima_foto_walla_santos_7 (2)

O Menino quer descanso da política e continuar fazendo lobby e assando churrasco em Brasília. Vive hoje numa vida bastante tranquila e longe dos holofotes.

JUMENTO CARREGADO DE AÇÚCAR

Pelo que se vê, o ditado de Chico Bocão tem tudo para continuar prosperando na Terra de Major Migué. Ao ser abordado por um correligionário de Nabor Wanderley, Brother Construtor deu a entender que pode sim largar a oposição, que hoje jaz, para embarcar no grupo da situação.

Sendo assim, Chico Bocão tinha razão: “jumento carregado de açúcar até o rabo é doce”.

OS BABÕES ESTRAGAM

Com a confirmação de que a médica Olívia Motta é pré-candidata a deputada estadual no lugar da sua avó, deputada estadual Francisca Motta, os babões do poder trataram logo de colocar Olívia no pedestal e escantear a deputada que está no seu sexto mandato e com uma história política exemplar.

Captura-de-tela-2024-12-12-131548

Não se pode jamais esquecer estes, que Francisca está em plena atividade política e não merece cair no ostracismo como se estivesse em fim de carreira. A vida pública dela fala a seu favor e jamais poderemos esquecer os seus feitos. Não se pode tratar a política dessa forma: quando um chega e está em ascensão, o outro é esquecido.

SEM CAPILARIDADE

Após sucessivas e amargas derrotas na política, tudo leva crer que o advogado Ramonilson Alves caiu na real. Sem capilaridade política, ele esclareceu que, no momento, seu foco está em outras áreas da vida profissional e pessoal e não pretende sair candidato em 2026. O ex-juiz agradeceu o reconhecimento e o apoio daqueles que lembram de seu nome no cenário político, mas reforçou que sua prioridade agora é o trabalho e a vida familiar, sempre com a proteção de Deus.

Ramonilson-Alves-681x454

Não custa lembrar que a votação do mesmo só cai e sem apoio fica difícil pensar em vida política. É um político natimorto.

NADA DE CRIMINOSO

A Câmara de Patos aprovou um projeto digno de aplausos. A partir de agora, no município de Patos, será exigida a Certidão Negativa de Antecedentes Criminais para profissionais que exercem atividades diretas com crianças e adolescentes no município de Patos. “Infelizmente, nós acompanhamos pela imprensa inúmeras situações de violência e, em muitos casos, cometidos por quem deveria cuidar”, alerta a vereadora Nadir, autora do projeto.

A MÃE DOS POBRES

A vereadora Fátima Bocão foi bastante feliz ao apresentar um Projeto de Lei instituindo a Medalha Geralda Medeiros, em homenagem à primeira prefeita mulher da história de Patos. De acordo com a vereadora, a apresentação do projeto é oportuna, pois a homenagem é instituída no mês de março, dedicado à mulher, e a medalha será destinada a mulheres que desempenham atividades no setor público.

Fatima Bocao 11

A justificativa é primente. Geralda de fato tem uma importância sem igual para política patoense e ainda num contexto social diante de todas as suas lutas e ações em torno dos mais pobres. Uma mulher de ferro que marcou época em Patos. A criação da medalha é justa pela homenagem a Geralda e pelo que ela vai representar em dedicação às mulheres que fazem pela Capital do Sertão.

COITADO DO CORIOLANO

O governo do Estado está gastando, pelo menos de orçamento inicial a quantia anunciada de quase R$ 4 milhões na reforma da Escola Estadual Coriolano de Medeiros, no bairro Santo Antônio, em Patos. Ocorre que a escola que já tinha vários problemas, tem tudo para acumular outros. Primeiro que a obra está a passos de tartaruga e a empresa contratada demonstra não ter capacidade técnica para tocar o projeto.

Escola-Coriolano

Segundo denúncia chegada a nossa coluna, são poucos trabalhadores e a obra está deixando a desejar. O projeto não contempla aumento de salas de aula e ainda por cima, os alunos terão que ser realojados para outras escolas para término da obra que só Deus sabe quando finaliza. O resultado final pode ser pior ainda e não atender às necessidades de todos.

AGORA SAI

Quem foi visto dias atrás em audiência com o prefeito Nabor Wanderley foi o multiprofissional Adauto Pereira. Pelo modo como foi recebido pelo gestor, vem grandes projetos por aí para a cidade de Patos.

Adauto fez questão de frisar que a conversa com Nabor foi pra lá de proveitosa. Vem coisa grande por aí. Podem escrever.

Imagem do WhatsApp de 2025-.54.13_06f2513f

A ÁRVORE QUE CAIU

Quando tudo parecia que ia andar na pasta de Meio Ambiente, cujo titular Jailson Lopes havia sido escolhido a dedo pelo prefeito Nabor Wanderley, eis que recebemos uma triste notícia: a sua saída da pasta um mês e pouco depois de assumir o posto. Jailson parecia entender da área e demonstrava que iria fazer um bom trabalho com vários projetos já lançados.

Imagem WhatsApp 2025-015.54.53_7afb4c98

Ficou no seu lugar outro técnico, o engenheiro florestal Alex Wagner que desde 2022 já estava na secretaria. De perseguido pela ex-gestora ao cargo que justamente ela ocupava. Como o mundo dá voltas.

JUNINHO VAI VOLTAR

Quem já estaria fazendo seus planos pensando no futuro seria o vereador, atual chefe de Gabinete de Nabor, Sales Junior, que estaria em planejamento sobre quando será sua volta para Câmara. Esta seria entre junho e dezembro de 2026.

Sales 7

Embora esteja gozando de um momento ímpar como chefe de Gabinete, Sales entende que tudo tem seu ciclo. Ele olha lá na frente e entende que o posto não é eterno e também está de olho já em outro posto dentro da própria Casa Juvenal Lúcio de Sousa.

A BRIGA DOS LÍDERES

Embora o biênio 2025/2026 da presidência de Tide Eduardo na Câmara de Patos tenha iniciado praticamente ontem, já tem gente fazendo planos e de olho na sua cadeira. E são dois peixes graúdos. O antigo líder do Governo na Casa, Sales Junior, e o atual, Maikon Minervino, estariam já preparando terreno e fazendo planos para disputar a presidência da Câmara no próximo biênio 2027/2028.

Maikon 2

A briga promete ser das maiores, pois são considerados dois peixes graúdos do Governo com chances reais. Na avaliação da coluna, Maikon fazendo o dever de casa, estaria na dianteira, pois ainda não tem o desgaste enfrentado por Sales dentro da Casa Juvenal Lúcio de Sousa. Por isso mesmo, que Sales avalia que necessário um tempo a mais, voltar em junho, para passar seis meses preparando o terreno.

AS SAIDEIRAS DE HOJE...

Os internautas não perdoam. Na semana quando o assunto mais badalado foi o julgamento que tornou Bolsonaro réu pela tentativa de golpe, a internet explodiu de memes.

Imagem do WhatsApp de 2025-03-25 à(s) 08.59.25_288f7df8

Imagem do WhatsApp de 2025-03-25 à(s) 09.42.02_e71a2a0d

« Voltar