Compartilhe

QUARTA, 08 - VOCÊ NÃO PODE PERDER: A salvação dos que rezaram muito e o tiro pela culatra do PSB

Por Vicente Conserva - 40 graus    Quarta-Feira, 8 de Janeiro de 2025


SEM ANISTIA

É incompreensível a fala de golpistas cínicos pedindo anistia. O deputado federal Cabo Gilberto voltou a defender a anistia para os presos envolvidos no ato de 8 de janeiro. Nesta quarta-feira (8), completam dois anos da invasão e depredação das sedes dos Três Poderes em 2023.

Imagem do WhatsApp de 2025- 12.32.43_0c2a5c86

Anistia só existe para quem comete crimes. Senão houve atos criminosos, porque anistia?

VIVA O BRASIL

Viva o Brasil e a resistência a qualquer ato antidemocrático!

MUDANÇA DE PLANOS

Se tem algo que pode mudar os planos do senador Efraim Filho (União Brasil), pré-candidato ao governo da Paraíba, se chama fator Hugo Motta que deverá ser o fiel da balança em 2026. Dependendo da sua decisão a que cargo disputar, outros partidos tomarão decisões a quem lançar ao governo. Essa é a lógica que se prevê. Tanto é que nesta segunda-feira (6/1) Efraim soltou que não teria dificuldades em apoiar o deputado federal Hugo Motta (Republicanos) como candidato a governador em 2026. “Não teria a menor dificuldade em votar nele como candidato a governador. Hugo seria o nome capaz de ter um guarda-chuva bastante amplo de apoios, da situação e da oposição”.

A senha está dada. Hugo será o fiel da balança.

efrain_filho

A ESPERANÇA

Apesar disso, no fundo no fundo, Efraim sonha que Hugo opte por uma reeleição à presidência da Câmara dos Deputados para que seu caminho fique mais livre e ele tenha mais chances de pleitear a majoritária. “Acredito que o caminho natural para Hugo seja pleitear a reeleição à presidência da Câmara, o que todos que estiveram nesse cargo têm feito. Deixar a presidência da Câmara, que é a terceira posição na linha sucessória do país, para disputar o governo agora não parece ser o movimento dele. Ele terá outras oportunidades em 2030 ou mais adiante para disputar o governo ou o Senado”, avaliou o senador.

DEITADO NA REDE

A Rede Sustentabilidade, partido do vice-prefeito de Patos Jacob Souto, foi outra legenda a ingressar com uma AIJE, ação que pede a impugnação do mandato eletivo de Josmá Oliveira por fraude a cota gênero. A ação tramita em segredo de justiça. O fato é que até agora, passados três meses das eleições, as ações seguem paradas na 28ª Zona Eleitoral sobre a mesa da juíza Vanessa Pereira Moura de Cavalcanti. Desta forma, o nobre vereador que canta de galo que é inocente, vai permanecendo no mandato e sendo beneficiado pela morosidade pós-eleição da Justiça Eleitoral que só é célere durante o processo eleitoral porque tem data e hora para cumprir os todos os prazos.

436280335_738856498434358_4462240747779545474_n

Sendo assim, o vereador pode deitar na rede e esperar os quatro anos que não será cassado.

CABEÇA NA FORRAGEIRA

O vereador agora secretário de Agricultura, Willami da Farmácia, foi colocado numa verdadeira forrageira, usando o linguajar da agricultura. O fato dele ser colocado no lugar do ex-secretário Ferré Maxixe que tinha não só a simpatia dos líderes comunitários, como também foi um pedido dos próprios para que ele voltasse ao posto, pode comprometer todo seu trabalho. Chegar ao cargo já com uma rejeição é muito complicado. Ferré conta a aprovação dos agricultores, enquanto que o nome de Willami não conta, só pelo fato de teoricamente ele ter tomado a vaga de Ferré que foi deslocado para secretaria executiva de Infraestrutura.

Imagem do WhatsApp de 2025-.35.48_59d74ac9

Em outras palavras, Willami terá que superar o trabalho de Ferré para conquistar a simpatia dos líderes do campo. Caso contrário, será colocado na forrageira com cabeça e tudo pelos próprios. Pense numa missão inglória.

TIRO PELA CULATRA

tiro-pela-culatra

O tiro que por enquanto foi no alvo por parte do PSB que pleiteava e conseguiu a indicação do titular da Secretaria de Agricultura pode custar caro ao nobre vereador Willami da Farmácia. Caso ele não faça jus ao cargo, vai sofrer politicamente podendo até ser prejudicado em 2028 quando for disputar o mandato novamente. Caso isso aconteça, o PSB ao invés de ajudar vai acabar prejudicando seu vereador.

É o famoso tiro pela culatra.

TIRO E QUEDA

Conforme antecipamos aqui na coluna, o prefeito Nabor Wanderley fez sim modificações de nomes nas secretarias executivas. Das três ligadas ao seu gabinete, pelo menos duas sofreram mudanças de titulares: Comunicação e Juventude. A pasta Mulher não sofreu mudanças por questões meramente políticas. 

alvo1

Acertamos no alvo. Aqui é tiro e queda. 

SÃO JACOB

O acendimento de vela deu certo. A secretária da Mulher, Jéssica Alexandre teve sua permanência confirmada no cargo pelo prefeito Nabor Wanderley. No entanto, para que a reza fosse ouvida, entrou em campo São Jacob que bancou novamente a indicação que acabou sendo ouvida por Nabor.

jacob-souto

Quem disse que santo de casa não faz milagre?

SÃO JACOB II

Já no caso da outra indicação do vice-prefeito Jacob Souto, talvez tenha faltado fé e reza por parte da secretária Manoela Rodrigues do Meio Ambiente que não teve seu nome referendado pelo prefeito e já viu toda a sua equipe ser desmanchada e remanejada. Nesse caso, nem São Jacob deu jeito. Inclusive, ele próprio assumiu o cargo de forma interina até que se encontre um nome.

WhatsApp-Image-2024-01-09-at-15.51.00

O prefeito estava mesmo inclinado a promover mudanças na pasta. Não se sabe se a indicação permanecerá a cargo do vice. Provavelmente sim já que ele é da área e tem condições de indicar outro técnico.

SEM RADICALISMO

Muitos acreditavam que Nabor fosse promover mudanças radicais no seu secretariado já que durante os quatro anos de terceiro mandato muito pouco foi feito de mexidas. Ledo engano. Nunca apostamos nisso. Que sentido haveria nisso se o governo anterior foi aprovado pelo voto popular tendo inclusive ele obtido aprovação de 86% da população e sua administração ganho diversos prêmios? Muitos secretários deram resultado e mereciam ficar. No entanto, nem todos que ficaram foi porque deram resultado. Segundo apuramos, ganharam uma sobrevida, e nada mais.

secretariado Nabor

O fato é que apenas mudanças pontuais fossem de fato necessárias. No entanto, sendo eu o prefeito, haveria de fazer algo mais radical em algumas áreas não correspondidas. Como não sou eu o gestor, é assistir a banda passar para saber a música que será tocada.

RENOVAÇÃO NA JUVENTUDE

O novo secretário da Juventude parece que já tomou gosto pelo novo cargo. Ulisses Neto que deixou a Comunicação, em apenas dois dias, já tem arregaçado as mangas e partido para produtividade. Já tem feito contato com várias secretarias a fim de fechar parcerias em torno de projetos para juventude.

Ulisses Neto4

Em contato com a coluna confidenciou: “Eu já tenho é o plano de trabalho pronto. E já tenho em execução um projeto que dá incentivo fiscal a empresa que gerar o primeiro emprego ao jovem. Com uma faixa de 1 a 10, 11 a 50 e de 51 a 100 empregos. Além de dar para quem já tem incentivo fiscal a obrigação de gerar empregos dentro da faixa etária da juventude”, contou ele.

Se trouxer esse projeto, já fez mais que o antecessor em quatro anos.

NA COLA DE NABOR

Era tudo que Sales Junior queria. Uma pasta onde ele pudesse aparecer todos os dias e se destacar. E conseguiu. A chefia de Gabinete lhe permite passar boa parte do dia ao lado do prefeito, com exceção das horas em que a namorada do prefeito Eliane estiver a sós com ele.

WhatsApp Image 2025-01-08 at 11.23.24(1)

Já foi visto hoje inclusive visitando obras ao lado do gestor. Estar no Gabinete vai permitir destaque total. E tem tudo para se dá bem.

SEM PANELA DE PRESSÃO

Se depender de pressão dos médicos Perla Gadelha e seu esposo Umberto Joubert para esta assumir a vereança, ela não assume. Não faz parte do estilo Joubert e Perla de serem a chantagem ou pressão a todo custo. Joubert e Perla são de outra linhagem e de nível totalmente diferenciado.

Perla e Joubert

O fato é que até o momento, a promessa de prestigiar pelo menos dois parlamentares logo no início ainda não foi possível já que o difícil é convencer algum outro vereador a assumir a pasta de Articulação Política. O cargo, inclusive, está vago, talvez à espera de alguma decisão. O mais cotado era Ítalo Gomes que até agora não decidiu.

O RELA DE NABOR

Apesar de ser considerado com homem calmo, tem horas que o prefeito Nabor Wanderley costuma subir o tom da sua conversa. E geralmente nessas horas está algum auxiliar na sua frente. Na reunião de terça-feira com os secretários, ele subiu o tom e cobrou ações e muito planejamento de ações. Falou de continuidade, mas sem comodismo. Nesta hora, uns auxiliares arregalaram os olhos, pois a cobrança veio e se não corresponder, estarão fora do governo.

2 (15)

Na maior parte do seu discurso, Nabor usou palavras fortes e foi incisivo no que pretende ter como resposta de cada um. Sem arrodeios.

A SAIDEIRA DE HOJE...

Fala-se que em meio a reunião com o secretariado, um deles bradou em alto e bom som:

Imagem do WhatsApp de 2025-01) 19.25.14_29dce7b5

« Voltar