FOME GRANDE
A rede de lanchonetes Burger King lançou uma super promoção no país para advogados. Para conseguir o lanche de graça, o advogado deverá ir até um BK participante e apresentar sua carteira da OAB (Ordem dos Advogados do Brasil) na hora do pedido. A promoção é limitada a um CPF. Os advogados estão fazendo fila e tem uns que já estão acima do peso. Tem outros que todos os dias dão um jeito de passar por lá.
Com o aumento do preço da carne, estão aproveitando mesmo.
A VONTADE DA MAIORIA
Um ano com poucas surpresas e posição marcada entre parlamentares é a aposta do Congresso Nacional para 2025. Na Câmara dos Deputados, a expectativa se volta para o líder do Republicanos, Hugo Motta. Com o apoio de 18 partidos e do atual presidente da Casa, Arthur Lira (PP-AL), Motta pode repetir ou até mesmo ultrapassar a votação histórica do alagoano, que conquistou 464 votos em 2023.
Considerando os partidos que confirmaram apoio ao paraibano, ele teria 495 votos. Motta deve concorrer com o deputado Pastor Henrique Vieira (PSOL-RJ), que também quer se candidatar à Presidência da Câmara. A verdade é que não teremos eleição na prática.
O QUE ESPERAR DE HUGO
O deputado Rubens Pereira Jr. (PT-MA) classificou Hugo Motta com um perfil marcado pela “prudência”. “Vamos ter mais calmaria. É a minha impressão”, destacou, ao explicar que o paraibano tem um perfil mais moderado se comparado a Lira. Líder da oposição em 2025, o deputado Luciano Zucco (PL-RS) disse esperar que, na gestão de Motta, o espaço às pautas do bloco seja “respeitado dentro do plenário e nas respectivas comissões”. O parlamentar gaúcho ainda destacou a expectativa para que Motta “defenda as prerrogativas parlamentares”, algo que, na visão oposicionista, Lira fez.
“Se essa for a vontade da maioria dos meus pares, que eu seja presidente da Casa, conduzirei os trabalhos com esse compromisso voltado ao futuro do país”, afirmou o deputado Hugo.
COM O PÉ NA ESTRADA
Após “bater o martelo” e decidir lançar a médica Olívia Motta como candidata a deputada estadual em 2026, em substituição à deputada Francisco Motta (Republicanos), a família Motta já começou a pavimentar novas alianças mirando o próximo pleito estadual. E pelo visto, a campanha já começou. O prefeito de Riacho dos Cavalos, Arthur Vieira (PP), já fechou um acordo nos bastidores e vai apoiar Olívia em 2026. Além dele, todo o grupo Bem Mais, que comanda uma das maiores redes de supermercados do estado, também deve caminhar ao lado da irmã de Hugo Motta.
BLOCO NA RUA
O prefeito Nabor Wanderley esteve nas festividades de 160 anos de Itaporanga. Ao lado de quem? Da sua filha Olívia que parece já estar com o bloco na rua. Caso seja ela mesma o nome escolhido, terá nada mais nada menos que três cabos eleitores dos mais fortes do Estado para abençoa-la: o irmão, o pai e a avó, a mais coruja de todos.
A NOVELA MEXICANA
Recebemos a informação que o relacionamento entre a Secretaria da Mulher e o Conselho que as representa não anda nada amistoso, muito menos cordial. O Conselho não estaria sendo convidado nem para as atividades da pasta. O clima é tenso. O que terá acontecido?
Essa novela a gente já viu antes e o seu final também. Será que estamos diante da reedição de mais uma novela mexicana?
NO LUGAR DA MULHER
O ex-prefeito de São José do Bonfim usou do seu prestígio junto ao governo do Estado, leia-se Ronaldo Guerra, chefe da Casa Civil, e foi nomeado diretor administrativo do Hospital Regional de Patos, cargo este que era ocupado até antes da campanha eleitoral pela sua esposa Brenna Nóbrega (PSB). A nomeação já saiu na semana passada.
GRATIDÃO COM GRATIDÃO
Muitos estão a perguntar se o gesto político feito pelo prefeito Nabor Wanderley ao nomear o vereador Willami da Farmácia para Agricultura será retribuído pelo PSB com cargos no Estado, já que nos bastidores comenta-se que outros aliados têm mais indicações de cargos que o próprio Grupo Motta/Wanderley.
Afinal de contas, gratidão se paga com gratidão e não com nota.
CARNE NO ANGU
Já circula nos bastidores que a saída do ex-deputado Érico Djan e sua esposa Germana Wanderley do grupo do prefeito Nabor para apoiar a candidatura de Fábio Tayrone a deputado federal já estava mais que orquestrada antes mesmo da saída de Germana da Secretaria de Cultura. Este fato teria sido usado apenas de pretexto para tal movimento político. Nossa coluna mesmo já tinha vazado a reunião preliminar entre eles três antes mesmo de Germana sair da pasta.
Nós já tínhamos dito que tinha carne nesse angu. Dito e feito.
O DOUTOR ABANDONADO
A propósito, recebemos a informação que o movimento feito pelo ex-deputado Érico Djan e sua esposa Germana não fora bem aceito por alguns de seus auxiliares. Tanto é, que listamos aqueles que não seguiram com eles para esse projeto e preferiram ficar na base do prefeito Nabor, inclusive com seus cargos.
- Dr. Jonathan, advogado, que foi assessor jurídico no gabinete do Ex-deputado Dr. Érico;
- Dra. Fabiana Simões, advogada, que também foi assessora no gabinete do ex-deputado;
- Júnior Silva, comunicador e Bacharel em Direito, ex-assessor de comunicação no gabinete;
- Adriana Rocha, que foi importante cabo eleitoral do ex-deputado, entre outros nomes indicados pelo médico, continuam na base do Prefeito Nabor.
PUXADA PRO ESTADO
Um vereador do Republicanos pode ser alçado para um cargo no Estado. Esta seria uma das operações para puxar um suplente. O prefeito Nabor estaria aguardando uma modificação na lei por parte da Câmara Municipal permitindo que um parlamentar possa assumir cargo no Estado, o que hoje não é permitido. Se a operação der certo, a mais cotada seria Nadir Rodrigues que iria para direção de um hospital do Estado (Maternidade) e abriria vaga para Perla Gadelha que tem ido cada vez mais a igreja rezar, juntamente com seu esposo Umberto Joubert.
ORELHA PUXADA
Parece que a puxada de orelha por parte do prefeito Nabor Wanderley em seus secretários deu bastante resultado. Passeando pelas redes sociais de alguns, é perceptível que eles estão mais afeitos a fazer vídeos de suas ações, bem como fazendo inúmeras postagens do governo. E ainda replicando os vídeos do chefe. A propósito, seria bom a comunicação ficar atenta a que tipo de conteúdo está sendo exposto já que Nabor pediu discurso unificado a todos;
Nada como uma puxada de orelha e uma ameaça de perder o cargo.
A GULA DOS NOVATOS
A fome dos vereadores novatos de Patos parece superar em muito a dos mais experientes. Talvez justamente por falta dela é que eles estão indo com sede demais ao pote e cobrando cargos além da conta. Alguns querem a prefeitura inteira, o que não é possível. Alguém precisa avisar que a base é grande e os cargos estão cada vez mais escassos. Nabor tem sido colocado contra parede para acomodar eleitores de vereadores. Como muitos gastaram muito, acreditam que empregar gente na prefeitura seja a saída. Dentre os mais afoitos estão Galeguinho da Van, que é suplente e está de favor na Câmara, e Jonatas Kayke.
Desse jeito vai faltar feijoada para muita gente.
O OLHO GORDO
A briga nos bastidores da Câmara Municipal de Patos já começou. E o motivo é um só: cargos. Na ânsia de nomear vários assessores, vereadores estão insatisfeitos com a presidente Tide Eduardo que tem dito que só cabem dois por gabinete. No entanto, a revolta de muitos se dá pelo fato dele alegarem que a presidente havia se comprometido com a nomeação de 5 assessores de acordo com a Lei 4.080/2012.
Nesta terça-feira, pela manhã, em reunião na Câmara, houve bate-boca entre eles e o clima esquentou. Vereadores dispostos a tudo se reuniram à noite no escritório de Maikon Minervino para avaliar a situação e ameaçavam até a pedir a cabeça da presidente. O resultado vamos saber logo mais. Acabou a paz por lá depois disso.
O fato é que foram muitos compromissos assumidos durante a campanha e agora os vereadores pretendem usar tudo que tem para prestigiar aliados.
MULHER IRREDUTÍVEL
Eleita com ampla maioria para o biênio 25/26, presidente da Câmara Municipal de Patos diz que se manterá irredutível no compromisso de transparência na aplicação dos recursos do Poder Legislativo. “Durante nossa gestão, essa casa sempre foi transparente com os órgãos de controle de contas e, principalmente, com a sociedade. E não será diferente agora”, ressaltou Tide Eduardo (Republicanos) eleita por 16 dos 17 vereadores da casa Juvenal Lúcio de Sousa.
Difícil mesmo vai ser controlar o ímpeto dessa turma toda que deu apoio a nobre presidente.
O PRATO DE JOÃO
O governador João Azevêdo reuniu, nesta segunda-feira (13), sua numerosa base em um almoço de confraternização em João Pessoa. Dentre os presentes no evento estiveram deputados federais, deputados estaduais, prefeitos, ex-prefeitos. Mais cedo, os políticos participaram do lançamento do programa “Paraíba 2025-2026”, com lançamento de mais de R$ 11,5 bilhões em obras e políticas públicas para toda a Paraíba. De acordo com a assessoria de imprensa do PSB, estiveram no almoço no restaurante Sonho Doce 146 prefeitos, além de 23 deputados estaduais e cinco deputados federais.
João ensaia como seria reunir todos em torno de uma provável candidatura ao Senado. No entanto, isto não é garantia que todos estariam com ele nesse projeto. Não custa lembrar que hoje ele tem a caneta nas mãos, mas depois saindo do governo, contaria apenas com a gratidão dos gestores. E nem sempre ela vem. Agora o prato está farto, mas o risco de secar existe, e não é pequeno.
O CALO DE JOÃO
João Azevêdo se transforma em um dos governadores mais atuantes, empreendedores, com obras estruturantes da história, sem sombra de dúvidas, com o programa “Paraíba 2025-2026” que lançou de mais de R$ 11,5 bilhões em obras e políticas públicas para toda a Paraíba. Assim como Maranhão e Ricardo Coutinho. No entanto, assim como os outros, é o governador que menos investe no patrimônio chamado funcionalismo público que continua sendo pouco valorizado. Que os digam as polícias Civil e Militar que recebem os piores salários do Brasil e os professores que não ficam para trás.
Essa será pecha de João e o calo que ele carregará para sempre.
CAVALO SELADO
Se o cavalo passar selado ele monta. Foi o que deixou claro o prefeito de Patos, Nabor Wanderley (Republicanos), que admitiu, nesta segunda-feira (13), a possibilidade de compor uma chapa majoritária nas eleições estaduais de 2026. O gestor afirmou que sempre está preparado para novos desafios, no entanto, ainda não houveram conversas envolvendo uma oficialização dessa composição.
“A gente que vive na política, a gente tem que estar todo o tempo preparado para os novos desafios. E toda a nossa vida foi desse jeito. O desafio de administrar uma cidade importante como Patos, de melhorar a vida das pessoas. Então, fazemos parte de um partido político, estamos na política. Claro que até agora não temos nenhuma definição”, disse Nabor.
E A SAIDEIRA DE HOJE...
A defesa de Jair Bolsonaro (PL) afirmou ao ministro Alexandre de Moraes, do STF (Supremo Tribunal Federal), que o email recebido pelo ex-presidente com convite para a cerimônia de posse de Donald Trump e baile em Washington é verdadeiro. A posse está marcada para o dia 20. No sábado, Moraes havia determinado que o ex-presidente enviasse documentos para comprovar o convite recebido. A decisão foi a resposta ao pedido de liberação do passaporte, retido pela Justiça, para viajar aos Estados Unidos. Segundo a decisão de Moraes, o convite incluído no pedido foi enviado ao e-mail do deputado federal Eduardo Bolsonaro (PL-SP), filho do ex-presidente, por um endereço eletrônico não identificado e “sem qualquer horário ou programação do evento a ser realizado”. Dessa forma, a internet já tratou de dá seu jeito para liberar o ex-presidente.
« Voltar