Compartilhe

COLUNA VOCÊ NÃO PODE PERDER: as contas da campanha e os bastidores da reta final em Patos

Por Vicente Conserva 40 graus    Quinta-Feira, 3 de Outubro de 2024


JUSTA HOMENAGEM

A direção do Estádio Municipal José Cavalcanti, no capricho do seu diretor Toinho Marques, entrega nesta quinta-feira (03), a Sala de Imprensa Dedé Santana, numa justíssima homenagem a um dos maiores cronistas esportivos de Patos e da Paraíba. Assim como outros que passaram pelo rádio esportivo que já foram homenageados, como Virgílio Trindade, Edileuson Franco e José Augusto Longo, Dedé merece sem dúvidas ter seu nome lembrado sempre. Fez história com seu estilo peculiar de narração esportiva e escreveu seu nome no rol da fama.

Imagem do WhatsApp de 2024-1010.34.39_af0a8670

Deixou seu legado com bons exemplos e infinitas saudades.

JORNALISMO MERCANTILISTA

Os pobres leitores de hoje estão à mercê de um jornalismo cada vez mais capitalista que apenas olha o cofre. Travestidos de sites de credibilidade, apenas por ter grande acesso, ilude os pobres leitores com o chamado jornalismo mercantilista, aquele que divulga apenas o que lhe convém ($$). Em nossa cidade também tem essa prática que em nada tem haver com o bom jornalismo.

maxresdefault

A prática desenfreada do pagou, divulgou, tem marginalizado a nossa profissão a ponto de muitos serem jogados na vala comum do péssimo jornalismo praticado, com erros graves de gramática, sem falar nos erros graves de regras jornalísticas, em portais feitos por analfabetos funcionais que se misturam com os que realmente são profissionais.

Cuidado para não ser enganado por sites que só divulgam o que lhe interessam (dinheiro vivo).

DESTINO PARAÍBA

Joao-Pessoa-O-que-Fazer-Capa

O Governo da Paraíba vem fazendo um esforço danado para expandir as nossas potencialidades turísticas. Em mais uma ação, canais de TV na Argentina e Portugal passam a exibir um vídeo com atrativos turísticos do estado. A veiculação acontece a partir desse mês de outubro, consolidando a participação da Paraíba nas feiras internacionais, como a BTL em Lisboa, que aconteceu em março deste ano, e a FIT Latino América, em Buenos Aires, que foi encerrada nessa terça-feira (2).

MAJORITÁRIO NA REGIÃO

O Partido Republicanos terminará as eleições 2024 como um dos que mais crescerá na Paraíba. E na Região Metropolitana de Patos, composta por 24 municípios, será majoritário a partir de 2025 ao eleger a maioria esmagadora de prefeitos. A legenda tem candidatos na maioria deles e com grandes chances de vitória em grande parte.

RM_Patos-n

Em tais municípios como, Areia de Baraúnas, Cacimba de Areia, Cacimbas, Catingueira, Condado, Desterro, Emas, Junco do Seridó, Mãe M'Água, Malta, Matureia, Passagem, Patos, Quixaba, Salgadinho, Santa Luzia, Santa Terezinha, São José de Espinharas, São José do Bonfim, São José do Sabugi, São Mamede, Teixeira, Várzea e Vista Serrana, o partido briga forte em quase todos eles.

MANDANDO NO PEDAÇO

Sendo majoritário na Região Metropolitana de Patos que segue sendo a mais populosa do Sertão da Paraíba, o Republicanos vai governar para a maior parte dos 235.383 habitantes que a compõe, segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). A Metropolitana de Patos representa aproximadamente 39,7% da população total das áreas metropolitanas do Sertão. Desempenha um papel fundamental no desenvolvimento econômico e social da área, e pode partir daí, seus prefeitos que serão de um mesmo partido, não só poderão brigar por mais verbas, como poderão realizar projetos unidos, ou até pensarem na constituição de consórcios.

republicanos-640x372

Esses dados destacam a importância da Região Metropolitana de Patos, que não apenas lidera em termos de população, mas também exerce uma significativa influência devido à sua ampla composição de municípios, bem tem importância política que deverá influenciar nas eleições de 2026.

DINHEIRO VIVO

Na reta final de campanha, muitas são as informações dando conta que muitos candidatos em Patos reservaram dinheiro vivo (milhares inclusive) para gastar até domingo. Fala-se até em cifras de milhões, tudo no afã de garantir uma cadeira no legislativo de Patos.

1456771690449

Uma vergonha também é saber que existem aqueles que estão dispostos a receber e votar nessa porcaria de candidato.

MUITA TARA

Muitos candidatos, sem nenhum desprendimento de seus bens, estão se desfazendo deles, carros, motos, terrenos, casas, para no desespero sem fim, tentar uma vaga na Câmara Municipal de Patos. É muita tara pelo poder.

86fd0c61bb3e59547f43eaf7236b4288-gpLarge

Resolvemos então fazer uma conta matemática básica. A partir do ano que vem, um vereador em Patos terá o salário de R$ 17 mil. Em quantro anos, esquecendo décimo e os jetons, ele receberia R$ 816 mil. No entanto, descontados imposto de renda e previdência (41%), no final desse período ele terá recebido 481 mil reais. O que levaria então a uma pessoa gastar tanto assim para se eleger, se você não retira via salário o que gastou. Até porque, muitos estão gastando cifras astronômicas, bem superior ao que irá receber durante os 4 anos.

RETA FINAL

E na reta final de campanha acontece de tudo. Apesar do número de candidatos a vereador em Patos ter caído de 279 em 2020 para 142 em 2024, o voto aqui é um dos mais caros.

eleitores-podem-ser-processados-20

E você já sabe, na reta final, o corpo a corpo é muito importante assim como aconteceu em certa cidade por aí.

ELA NÃO SE FOI

Nossa coluna foi comunicada que a baronesa Priscila Lima (presidente do MDB local), não abandonou a campanha como muitos pensam. Mesmo após a desistência da sua irmã Dúnia Lima, ela fez as pazes com seu irmão Samuel Lima e está gastando todas as suas energias ($$) nessa reta final na sua candidatura em Patos, bem como na candidatura de seu outro irmão Mô Lima em João Pessoa.

Baronesa

QUEM TE VIU, QUEM TE VERÁ

A coluna recebeu a preciosa informação dando conta que Priscila Lima contratou dez seguranças de uma empresa privada para fazer a sua segurança no próximo sábado. Sabe onde? Na passeata organizada pelo candidato Nabor Wanderley. Ela estará lá com toda a sua família, toda unida agora, num só cordão, o azul.

EITA LEVI...

Na tarde desta terça-feira, dia 01 de outubro, áudios atribuídos ao prefeito de Vista Serrana, Sérgio de Levi (MDB), enviados por WhatsApp, vazaram e causaram inúmeras discussões no pequeno município da região metropolitana de Patos. 

Sergio-de-levi

Nos áudios, provavelmente enviados pelo prefeito a uma cidadã, ele chama a interlocutora para apostar vinte mil reais em um terreno ou carro e outros objetos, além de desdenha do povo pobre, dizendo: “…bicho mais enxerido do mundo, o bicho mais sem futuro que tem é pobre, que não tem humildade. Quando come duas vezes já que dá uma de rico…”.

O caso repercutiu bastante na cidade de Vista Serrana.

VALE GÁS?

Nossa coluna recebeu um santinho que está sendo distribuído por aí. Gostaríamos de uma explicação para saber se de fato o candidato em questão é o autor da distribuição. A Justiça Eleitoral já está sabendo do fato? Isso pode configurar compra de voto, caso esteja sendo distribuído pelo mesmo.

Imagem do WhatsApp de 2024-19.05.07_a07983d2

Acreditamos que o candidato não seja o responsável pela produção acima.

DE UMA VEZ SÓ...

... De uma só vez vários ex-assessores e apoiadores do vereador Josmá Oliveira (MDB) aderiram ao candidato a prefeito Nabor Wanderley (Republicanos) e a candidata a vereadora Perla Gadelha, do mesmo partido. Eles se reuniram todos para fazer o anúncio no gabinete pessoal do prefeito.

Imagem do WhatsApp de 2024-1012.54.38_776ac75c

CORRENDO PARA O MAR

A sensação que se tem é que a chapa do MDB para vereador em Patos corre para o mar e com todos unidos e correndo abraçados. Sem cumprir a Súmula 73 do Tribunal Superior Eleitoral, que trata da caracterização de fraudes à cota de gênero, o partido caminha para comprometer toda a chapa, caso eleja algum parlamentar. A legenda ou a federação partidária deverá preencher o mínimo de 30% e o máximo de 70% com candidaturas de um mesmo sexo. E é esta regra que está sendo desrespeitada na ótica de muitos juristas ouvidos pela Coluna.

photo-1540474879347-8b53752d503b

Casos comprovados de fraude podem resultar na cassação do Demonstrativo de Regularidade de Atos Partidários (Drap) e dos diplomas das eleitas e dos eleitos. Desde 2023, diversas sanções a partidos foram confirmadas pelo TSE, o que evidencia o rigor na aplicação da regra com a finalidade de coibir o uso de candidaturas fictícias femininas pelas legendas na tentativa de cumprir ilegalmente a cota de gênero.

E quem corre para o mar, todos já sabem o resultado.

EXPECTATIVA DE VAGAS

Na reta final de campanha, já é possível projetar como poderá ficar a Câmara de Patos a partir de 2025. Se hoje apenas 5 partidos têm acentos por lá, isso não deve mudar muito a partir do ano que vem já que na melhor das hipóteses, esse número pode aumentar para sete ou oito.

O que pode ocorrer é que legendas que hoje têm cadeira, ficar sem nem uma sequer. 15 legendas estão concorrendo, contando com as três federações com reúnem 7 delas. No entanto, dentro de uma projeção mais realista, nem todas estão com chances reais de eleger representantes e, de 7 a 8, poderão ficar sem parlamentares, isso a contar das federações que reúnem pelo menos 2 legendas cada uma. Partidos como UP, Novo e PDT não têm chances reais. E PT, PC do B, PV, MDB, PSDB e Cidadania, que fazem parte de duas federações, correm sérios riscos também.

Com isso, as vagas poderão ficar distribuídas apenas para Republicanos, PSB, União Brasil, Progressistas e Rede.

Nas contas feitas até agora pela coluna, três vagas poderão ficar para briga de sobra ou dependendo do potencial de votos a apresentar o MDB, Federação Brasil da Esperança e PSDB que lutam por essas três vagas que não estariam garantidas para nenhuma dessas legendas.

Republicanos – 07

PSB – 02

União Brasil – 02

Progressistas – 02

Rede – 01

Partidos com 3 vagas restantes e duvidosas que fazem parte da conta do se... MDB, PSDB e Federação Brasil da Esperança. Com isso, caso esses partidos não logrem êxito, essas três vagas remanescentes seriam preferencialmente distribuídas para Republicanos (01), PSB (01) e outra para Rede, UB e PP que brigariam pela vaga restante.

OBS: o caso da chapa do MDB ainda é uma incógnita devido ao que pode ocorrer depois das eleições com a cassação dela toda. É justamente essa vaga que pode ser direcionada para outra legenda.

A SAIDEIRA

Patos vive uma de suas campanhas mais frias de sua história, com empolgação apenas de um lado. Porém, preparem suas emoções porque se faltou durante a corrida eleitoral, não faltará no próximo domingo com projeções de recorde batidos. Façam suas apostas porque essa eleição promete ter muitos recordes quebrados. Pela projeção da coluna, segura que a lapada vai ser grande.

« Voltar