Compartilhe

SEGUNDA, 14 - VOCÊ NÃO PODE PERDER: A polícia acabando com festa de pré-candidata e o voo dos tucanos

Por Vicente Conserva - 40 Graus    Segunda-Feira, 15 de Julho de 2024


FURANDO A BOLHA

Uma das dúvidas das pesquisas divulgadas na semana passada foi se a leve recuperação na aprovação do governo deu-se dentro ou fora do eleitorado de Lula. Uma das respostas ao questionário da Quaest revela que Lula manteve sua base anterior e avançou sobre quem não votou nele em 2022. Aos números: 14% dos que declaram ter votado em Jair Bolsonaro no segundo turno disseram que aprovam o governo (eram 11% em maio); assim como 44% dos que votaram em branco, anularam ou não foram votar (eram 39% em maio). Em suma, foi o eleitor não polarizado que se moveu.

Lula 13

Obviamente, para continuar em viés de alta, Lula vai ter que mirar mais esse eleitor.

MISSÃO NO VALE

O pré-candidato do Partido Republicanos à Prefeitura de Santa Luzia, Henry Lira, contará com o atual prefeito, José Alexandre, Zezé (Republicanos), na coordenação-geral de sua campanha. Zezé é gestor e político experiente, é empresário, foi vereador, presidente da Câmara Municipal, vice-prefeito, prefeito por dois mandatos consecutivos e conta com uma administração muito bem avaliada pela população santaluziense.

669142316932a_66914208d23a6_WhatsApp_Image_2024-07-12_at_11.26.10

Ao lado do vice-prefeito Chicão, Zezé foi eleito prefeito pela primeira vez em 2016. Ele foi o primeiro candidato de oposição a vencer o grupo político Bento de Morais após cerca de 40 anos de mandatos ininterruptos em Santa Luzia.

SELO NA RACHA

O lançamento das pré-candidaturas do PSDB em Patos mostrou que a legenda não estava blefando como muitos achavam. Além dos nomes dos pré-candidatos a vereador, o nome de Ramonilson Alves foi ratificado na disputa e pelo que se viu, a união com o MDB está cada vez mais distante. Antes do evento, Ramonilson ainda fez uma tentativa de conciliação dizendo que não houve racha, sendo que houve sim, e meio que convidando a baronesa Priscila Lima para uma tentativa de aliança. Veio até um convite para ela participar do evento, mas foi tudo em vão. Ela não apareceu por lá, assim como também ele não foi ao lançamento dela um mês antes.

77305d21a49cc9dd6bc76aa3f34575c1ffd7ba51

Resumo da ópera: cada um para o seu lado e racha está selado.

DISCURSO FALIDO

Apesar de dizer que não tinha desistido da batalha apesar das derrotas, Ramonilson parece não ter tirado lições com os insucessos. O discurso fora de tempo continua, com aquela mesma temática, que não sai da cabeça, que é o de corrupção. O tempo passou, mas parece que para essa gente Patos continua no mesmo tempo.

78739e28b317246d863aae5127e29e40d0c0d9b8

É clara e evidente a falta de uma orientação política de uma agência de vergonha que encontre um norte para o discurso fadado ao fracasso. Fora de foco e de tempo.

PREMONIÇÃO?

E por falar em discurso, o usado por Ramonilson Alves logo no início de sua fala no evento de lançamento de sua pré-candidatura, para muitos foi uma premonição. Veja aí e tire suas conclusões. Repara no final.

PEQUENA ADESÃO

Sem muito poder de fogo, o PSDB escolheu um lugar pequeno para dizer ao povo de Patos que teria candidato nas suas eleições. Dos pré-candidatos lançados até agora, Nabor Wanderley, Edileudo Lucena e Priscila Lima, os tucanos foram os que fizeram o lançamento em lugar pequeno e apertado, talvez já temendo a pouca adesão ao projeto. Até que tentaram reunir lideranças a nível estadual, mas o fato é que hoje o partido não tem essa referência.

ff20e124dbf258af4a054b7bfd172dfac0a3e3e3

Apenas o ex-deputado Pedro Cunha Lima presente, e o mais novo militante do partido Novo, Pr. Sérgio Queiroz, que não tem expressão alguma pelas bandas de cá, mas deve ter vindo a convite do seu partido (NOVO) que agora apoia Ramonilson após retirar a pré-candidatura de Marcos Antônio.

SONHO MAIS DISTANTE

O ex-deputado federal pelo PSDB, Pedro Cunha Lima, afirmou em visita a Patos, que, se for candidato nas próximas eleições, será ao governo do Estado da Paraíba. Pedro, que já concorreu ao governo nas eleições anteriores, enfatizou seu compromisso com a política estadual e seu desejo de continuar contribuindo para o desenvolvimento da Paraíba. Ele reforçou que é possível fazer com que o estado tenha destaque no campo da educação, e deixou claro que continuará militando politicamente pela área, seja como ativista ou como candidato há um cargo eletivo.

Cassio e Pedro

“Tenho um sonho vivo para Paraíba, uma chama viva em mim de ver no nosso estado acontecendo como o governo da educação. Quero ver a Paraíba como referência no Brasil em educação pública”, disse ele.

Será que tem tamanho hoje para sonhar mesmo com tudo isso? O discurso é muito parecido com o do seu partido em Patos recheado muito mais de vaidade do que de realidade.

A FESTINHA ACABOU

Imagem do WhatsApp de 2024-07 06.32.53_dafbf204

Neste domingo (14), uma festinha com banda e tudo, patrocinada por uma pré-candidata acabou logo após a polícia ser comunicada da ação. A festinha acontecia na Travessa da Caixa D’água com banda e muita bebida, tudo num oferecimento da dita cuja que estava por lá. Ainda não se sabe o motivo, mas a denúncia era de que estavam distribuindo benesses como feira para os presentes. A polícia chegou e a festa acabou tendo a pré-candidata saído às pressas do local para não haver confusão. Tinha tanto carro de polícia que mais parecia uma operação de guerra.

Querer ganhar eleição desta forma é tão ultrapassada que numa cidade do tamanho de Patos não se concebe mais esse tipo de artifício. Patos precisa de boas ideias e de a quem faça crescer com bons projetos.

GATOS PINGADOS

A semana que passou foi de lançamento de pré-candidaturas de vereador em Patos. Muitos resolveram fazer eventos isoladamente. O que se viu foi que definitivamente campanha de vereador empolga pouca gente e vários eventos estavam simplesmente vazios. Com raras exceções, aqueles que têm alguma base conseguiram ainda reunir alguns fieis escudeiros como foi o caso de Sales Junior que escolheu até um lugar grande para fazer sua festa e conseguiu ainda levar um número razoável de apoiadores.

Imagem do WhatsApp de 2024-7.40.34_276cb2fc

O que fica claro é que voto de vereador é conquistado sempre aos 45 minutos do segundo tempo, muito também pela prática errônea de compra de votos. Fora isso, sobram apenas uns gatos pingados.

Imagem do WhatsApp de 2024-07-1) 13.36.23_f7ac0f61

FORA DO TOM

Observando os vídeos de pré-candidatos em Patos a vereador, é difícil encontrar algum que saiba exatamente o que está fazendo. Na maioria deles, mostram estar perdidos, outros pensam que são candidatos a prefeitos com ideias que nada tem haver com Câmara, e ainda há aqueles que estão totalmente perdidos sem saber que conteúdo produzir. Em Patos temos até bons produtores de vídeos, mas sem nenhuma ideia ou capacidade para produção de conteúdo de campanha.

ilustra-propaganda-eleitoral-768x500

É cada besteirol que não tem quem aguente. Imagina a cabeça do eleitor. Por isso está cada vez mais difícil encontrar quem de fato possa ser verdadeiramente nossos representantes no Parlamento Mirim.

CEGUEIRA CRÔNICA

Um vereador de oposição, sem ter o que criticar, foi justo ao Complexo de Esportes O Rivaldão para, segundo ótica sua, fiscalizar a obra depois de entregue. Sem muito o que falar, teceu críticas ao projeto levando a efeito coisas pequenas diante da grandiosidade da obra. O fato é que vestindo de sua cegueira crônica proposital, tenta arrumar discurso para sua pequenina bolha.

Imagem do WhatsApp de 202.01.19_a013e47d

Sem ter a grandeza de reconhecer o feito em favor do nosso desporto, preferiu até acionar o Tribunal de Contas para fazer denúncias.

WhatsApp Image 2024-07-05 at 23.55.17(1)

A verdade é que O Rivaldão está belíssimo e dentro de um projeto que só engrandece a nossa cidade, com a possibilidade de prática de várias modalidades esportivas além mais do ginásio.

BARRADO TOBIAS

Um fato que passou desapercebido por muitos foi a barração do campeão mundial de Futsal, escolhido melhor do mundo por diversos anos, Manoel Tobias, que veio a Patos participar da reinauguração do Complexo Esportivo O Rivaldão. O segurança sem conhecê-lo, o barrou no portão de entrada. Ao chegar ao local, ele foi entrar e estava proibida o acesso ao ginásio antes da solenidade. Ao chegar, ele se identificou dizendo: “eu sou Manoel Tobias”. O segurança desavisado bradou: “Está proibida a entrada. Se Nega Fofa foi barrada, imagine você”.

Imagem do WhatsApp de 2024-07 07.40.34_9625b197

Desfeito o mal entendido por parte de um assessor do prefeito que viu a cena, o segurança liberou a entrada e após isso, até posou ao lado do craque que, cordialmente, não levou em consideração a barração.

CURTIDA ASAVESSA

Alguém pode explicar porquê um secretário do governo Nabor curtiu uma foto do pastor Sérgio Queiroz no lançamento da pré-candidatura do advogado Ramonilson Alves. O secretário de Esportes Dan de Sousa foi o autor da façanha. Alguns estão a perguntar o que de fato ele gostou.

Imagem do WhatsApp de 2024-009.55.57_87fd659d

EM BANHO MARIA

O prefeito Nabor Wanderley tem preferido fazer movimentações políticas sem muito alarde. Prefere fazer alianças e manter as já existentes em movimentos que pouco aparecem. A não ser em eventos de partidos ou de pré-candidatos, Nabor vem fazendo articulações na surdina para só aparecer nos holofotes de sua campanha no momento certo. Com a experiência de décadas e de três mandatos, sabe o que deve fazer em cada momento.

Nabor 14

Ninguém se iluda que ele não está trabalhando. Por falar nisso, prefere apenas seguir dando continuidade a sua administração.

CABEÇA VERMELHA

Imagem do WhatsApp de7.39.52_477d10cd

A campanha nem começou e não só os ânimos, mas a cabeça de muita gente já está quente (vermelha). Acontecia uma festa com Gil Bala em comemoração ao aniversário do Barão Paul, neste domingo (14), quando começou um desentendimento com o ex-vereador Goia, sabe-se lá porque. O ex-vereador Goia teve um desentendimento com outro convidado da Baronesa. Graças a alguns presentes o pau não quebrou de vez na casa da baronesa, e por pouco, não terminou em tragédia.

« Voltar