Compartilhe

'Ciganos de Sousa' viram tema de filme lançado na Conferência de Cultura

Por Click PB    Sábado, 18 de Novembro de 2023


O curta-metragem Janinhar, um filme que conta um pouco da história das comunidades ciganas de Sousa, foi lançado na noite da sexta-feira (17), durante a Conferência Estadual de Cultura da Paraíba, no Garden Hotel, em Campina Grande. O evento contou com representantes dos povos ciganos do município sertanejo e debateu temas como a produção cultural e o orgulho em torno da identidade cigana.

O filme é produzido pela Acauã Produções e pelo Grupo Teatro Oficina e tem o apoio do Governo da Paraíba, por meio da Secretaria de Estado da Cultura da Paraíba (Secult-PB). Lançado em meio à programação oficial da Conferência Estadual de Cultura da Paraíba, teve como principal objetivo dar visibilidade à cultura cigana e combater o preconceito que ainda existe contra esses povos.

Na ocasião, o secretário de Estado da Cultura, Pedro Santos, destacou o Festival Janinhar de Cultura Indígena, que foi realizado neste ano de 2023 e será retomado no ano que vem.Para ele, o Poder Público tem papel fundamental neste trabalho de resgate e de respeito às tradições culturais da maior comunidade cigana da América Latina.

“Trata-se de uma comunidade historicamente estigmatizada. E quando realizamos um festival com a participação direta dos povos tradicionais, dentro dos territórios deles, nós estamos dando uma mensagem muito clara de que nós nos importamos, que queremos dialogar com os povos ciganos e possibilitar novas formas deles expressarem a sua cultura e a sua arte”, comentou o secretário.

« Voltar

CULTURA

Coletivo Derréis e secretário de Cultura de Patos traçam metas para 2025

TRIUNFO

Fernanda Torres ganha Globo de Ouro de melhor atriz

Veja também...

QUARTA-FEIRA, 15

COLUNA VOCÊ NÃO PODE PERDER: A gula dos vereadores e a fome dos advogados

SAÚDE

Treinar 30 minutos por dia auxilia na perda de peso e vida saudável

SEM MUDANÇA

Governo pretende manter isenção para até dois mínimos no IR em 2025