Compartilhe

Estudo coloca Patos entre as 100 melhores cidades do país para se investir em Educação e Saúde

Por Vicente Conserva - 40 Graus    Sábado, 20 de Janeiro de 2024


Entre os milhares de municípios do Brasil, onde investir em novos negócios? Há dez anos, a Revista EXAME busca ajudar empreendedores e empresas a responder esta questão, com a publicação do ranking Melhores Cidades para fazer Negócios.

Neste ano, a décima edição do ranking traz duas novidades importantes. Uma novidade nesta edição é a inclusão do eixo de Saúde, atendendo uma demanda para um olhar diferenciado para este setor que cada vez mais recebe investimento privado para suprir demandas das populações por todo o país.

O estudo é calculado a partir de um Índice de Qualidade Mercadológica (IQM), que aponta quais municípios oferecem melhores condições para as empresas em sete áreas ou categorias que são:

E destas sete categorias, Patos aparece em pelo menos duas entre as 100 melhores cidades para fazer negócios: Saúde e Educação.

Na saúde, por exemplo, o estudo mostra que o gasto dos brasileiros com este setor cresceu na última década. Segundo dados do estudo Conta Satélite de Saúde, do IBGE, o total desembolsado na área passou de 8% do PIB do país, em 2010, para 9,6% em 2019, dado mais recente disponível. No período, o total de trabalhadores na área passou de 5,3% do total do país para 7,4%.

O recorte de saúde, com objetivo de mapear as melhores cidades para investir no setor de Saúde contou com o mapeamento e análise de 9 indicadores, além dos indicadores do Macro Cenário.

E é justamente nesta categoria que a cidade de Patos melhor se sobressaiu desbancando cidades como Campina Grande, a segunda maior do Estado, que nem aparece entre as 100 melhores.

O estudo mostra que na Saúde, Patos aparece em 57º entre as 100 melhores cidades para se investir no setor com IQM/23 de 2,887, desbancando até a Capital do Estado.

Ranking Saude

 

Ressaltando ainda que, da Paraíba, além de Patos, apenas a capital João Pessoa aparece nesse ranking na 65ª posição com IQM 2,869.

Já no quesito Educação, Patos ficou na 68º posição com IQM 3.374, e mais uma vez a frente de João Pessoa que ficou na 75º colocação com IQM 3.331.

 

Ranking Educacao

Nestas duas áreas a Paraíba não colocou mais nenhuma outra cidade acima de 100 mil habitantes entre as 100.

Sobre o Estudo e a Urban Systems

O ranking, elaborado pela consultoria Urban Systems e publicado com exclusividade pela EXAME, completa dez anos. O estudo levou em conta 319 cidades, que são todos os municípios do Brasil com mais de 100.000 habitantes. Vivem neles 115,6 milhões de pessoas.

O Ranking das Melhores Cidades para Fazer Negócios é um estudo elaborado pela Urban Systems, com exclusividade para a Revista EXAME, e posteriormente divulgado de forma ampla para todos os atores, privados e públicos envolvidos no desenvolvimento das cidades brasileiras.

A pesquisa se originou de um estudo inovador realizado pela Urban Systems e também publicado pela Revista Exame, em 2011, que apontou as principais microrregiões que seriam os novos vetores de desenvolvimento do Brasil, sendo o primeiro estudo que indicou o desenvolvimento nas novas fronteiras de desenvolvimento do país.

Posteriormente, a partir de 2014 a Urban Systems adaptou o estudo e a visão dos fenômenos, para avaliar todos os municípios com mais de 100 mil habitantes, para identificar as 100 Melhores Cidades para Fazer Negócios. Este conceito e metodologia permeou as publicações do estudo entre 2014 e 2019.

A edição 2023 das Melhores Cidades para Fazer Negócio usa as informações do Censo 2022.

Acesse o estudo completo clicando no link abaixo:

 

1701906065823Relatorio_MCN_Urban_2023.pdf

 

« Voltar

DECIDIDO

Com votos de paraibanos, Senado aprova teto para o salário mínimo e nova regra para o BPC

NA PARAÍBA

Médico de Conceição descobre paciente com coração do lado direito e outros órgãos invertidos

Veja também...

INVESTIGAÇÃO

Morte de patoense por espancamento teria sido por ele ter andado nu em cela na Cadeia de Princesa Isabel

COMPROMISSO

Hugo Motta promete destravar proposta que limita decisões monocráticas do STF

DESENVOLVIMENTO

Em Patos, criação da Secretaria de Ciência, Tecnologia, Inovação visa fortalecer setor tecnológico e industrial do município