Compartilhe

Outubro termina com aumento de 168% nos casos de Covid-19 em Patos

Por Vicente Conserva - 40 Graus    Terça-Feira, 2 de Novembro de 2021


Nem mesmo o avanço da vacinação em grande escala foi capaz de frear o aumento vertiginoso do número de casos de Covid-19 na cidade de Patos, no Sertão da Paraíba, no mês de outubro.

O aumento de casos em 168% em relação a setembro serve de sinal de alerta para cidade que vinha registrando queda nos meses que se seguiam.

Se em setembro foram registrados 70 casos com média de 2,33 casos/dia, o mês de outubro registrou 188 casos com média de 6,06 casos/dia.

De maio a agosto, a cidade vinha contabilizando uma queda ao passo que a vacinação progredia. Veja:

Maio - 1.108 casos – 31 dias – 35,74 casos/dia

Junho - 2.462 casos – 30 dias – 82,06 casos/dia

Julho - 921 casos – 31 dias – 29,70 casos/dia

Agosto - 310 casos – 31 dias – 10 casos/dia

No entanto, no mês passado, mesmo com a vacinação tendo atingido mais de 90% da população vacinável com a primeira dose e outros mais de 46% com a vacinação completa, os números mostram um avanço preocupante de casos.

Para o secretário de Saúde da Paraíba, Geraldo Medeiros, na região é verificado sim um crescimento e é devido à falta de cuidados. "Isso reflete o grau de propagação viral naquela região, e a maioria das pessoas que não usam máscaras e se aglomeram, principalmente nos finais de semana, em bares, restaurantes, festas dentro de casas, chácaras, fazenda. Estes são ambientes propícios para a propagação do vírus", destacou.

Segundo o gestor, os novos casos são diários e deve deixar a população em alerta para o respeito aos protocolos sanitários. "Esse incremento na taxa de contaminação de 1.46%, isso significa que para cada 100 pessoas contaminadas com o vírus, mais de 140 são infectadas naquela região", explicou.

E o mês de novembro parece seguir a mesma tendência. De cinco chamados atendidos pelo SAMU 192 na manhã desta terça-feira (02), três foram para pacientes com a doença que precisaram ser removidos para alguma unidade hospitalar.

O que chama atenção também é que o número de internações é considerado baixo. O boletim epidemiológico de ontem mostra que oito pessoas ocupam leitos Covid na UPA 24 horas e no Hospital Regional, sendo três na UTI. No entanto, nem todas são de Patos.

De acordo com o Boletim da Secretaria de Saúde do Município, 106 pessoas estão em tratamento contra a doença na cidade, levando-se a concluir que na maioria são casos considerados leves ou moderados.

« Voltar

LUTO

Morre Cid Moreira, dono de voz inconfundível e ícone do jornalismo

NA PARAÍBA

Procurador emite parecer favorável à prisão do pediatra Fernando Cunha Lima

Veja também...

ORIENTAÇÃO

Lula faz alerta para os prejuízos do vício em apostas

ELEIÇÕES 2024

Candidato a prefeito desiste no Sertão e aumenta lista de renúncias para 14, na Paraíba

EM FLAGRANTE

Polícia Federal apreende R$ 300 mil dentro de carro adesivado e com santinhos em João Pessoa