Compartilhe

Tributos estaduais da Paraíba poderão ser pagos via Pix

Por Secom-PB    Terça-Feira, 1 de Outubro de 2024


O governador João Azevêdo anunciou, nesta segunda-feira (30), que tributos como ICMS, ITCD e IPVA passam a partir de hoje a receber pagamentos via Pix. Além destes tributos, todos os outros impostos que fazem parte da Secretaria de Estado da Fazenda (SEFAZ-PB) também vão contar com a nova opção de pagamento.

O governador informou que a medida visa facilitar o pagamento dos tributos para empresários e a população paraibana. O anúncio foi feito Programa Conversa com o Governador da Rádio Tabajara, nesta segunda-feira (30).

João Azevêdo destacou que a medida traz mais segurança na hora do pagamento das taxas. “Estamos disponibilizando um sistema que é muito moderno, facilita a vida de todos os empresários, porque a forma de pagamento através de Pix tem sido uma constante hoje no Brasil. São inúmeras vantagens: primeiro, você não precisa ficar vinculado a nenhum banco; não precisa mais de documento de arrecadação, ficha de compensação; e vai evitar duplicidade de pagamento”, explicou o governador.

O governador explicou ainda que a Paraíba é um dos primeiros estados a disponibilizarem a funcionalidade. “É uma novidade, poucos estados no Brasil têm essa forma de pagamento através de Pix. E nós vamos poder fazer isso com qualquer imposto estadual: ICMS, IPVA, ITCD. Tudo poderá ser feito através de Pix, de forma segura e eficiente. É uma inovação que vai facilitar a vida de qualquer contribuinte na Paraíba”, acrescentou o gestor.

Para realizar o pagamento dos impostos através da modalidade, basta escolher a opção “Pix” no momento de emissão da guia, em “Arrecadação”, no site da SEFAZ-PB. A medida traz diversas vantagens, como a aprovação imediata do pagamento, se tornando mais seguro, além da possibilidade de pagar as guias em domingos e feriados.

Segundo o secretário da Sefaz-PB, Marialvo Laureano, o pagamento via Pix vai trazer uma economia de até 60% aos cofres públicos quando comparado aos demais sistemas de pagamento, como o ‘DAR’ e a Ficha de Compensação.

Além de tributos como ICMS, IPVA e ITCD, também poderão ser pagas via Pix as taxas do Fundo Estadual de Equilíbrio Fiscal (FEEF) e a do Fundo de Combate e Erradicação da Pobreza (Funcep).

« Voltar

DECIDIDO

Com votos de paraibanos, Senado aprova teto para o salário mínimo e nova regra para o BPC

NA PARAÍBA

Médico de Conceição descobre paciente com coração do lado direito e outros órgãos invertidos

Veja também...

INVESTIGAÇÃO

Morte de patoense por espancamento teria sido por ele ter andado nu em cela na Cadeia de Princesa Isabel

COMPROMISSO

Hugo Motta promete destravar proposta que limita decisões monocráticas do STF

DESENVOLVIMENTO

Em Patos, criação da Secretaria de Ciência, Tecnologia, Inovação visa fortalecer setor tecnológico e industrial do município