Compartilhe

Protagonista no mercado, Flamengo encerra janela com lucro de R$ 26 milhões

Por Globo.com    Domingo, 2 de Fevereiro de 2020


Em mais uma janela de início de ano, o Flamengo foi protagonista no mercado. Entre vendas importantes, como a de Reinier para o Real Madrid, e contratações de peso, como Gabigol, o clube também conseguiu bom resultado financeiro: um lucro de, no mínimo, 5,7 milhões de euros (cerca de R$ 26 milhões na cotação atual).

+ Marcos Braz espera final feliz em renovação de Jesus com Flamengo: "Dentro de um mês"

Mesmo com a grande temporada de 2019, o clube perdeu apenas um titular do time campeão brasileiro e da Libertadores: o zagueiro Pablo Marí, negociado com o Arsenal num transação que pode render até 16 milhões de euros - deste valor, 8 milhões de euros estão garantidos. A outra perda foi o jovem Reinier, vendido ao Real Madrid por 30 milhões de euros.

O mercado do Flamengo

Entradas     Saídas    
Jogador Clube Valor (em milhões de euros) Jogador Clube Valor (em milhões de euros)
Gabriel Inter de Milão 16,5 Reinier Real Madrid 30
Michael Goiás 7,5 Pablo Marí Arsenal 8 (podendo chegar a 16)
Léo Pereira Athletico-PR 7 Matheus Sávio Kashiwa Reysol 0,9
Thiago Náutico 1,2      
Pedro Fiorentina 1      
    Total: 33,2     Total: 38,9 (podendo chegar a 46,9)

Fonte: Observação: listados apenas jogadores cujos valores são conhecidos; empréstimos gratuitos não foram considerados

Apesar do dinheiro em caixa, a diretoria rubro-negra garimpou o mercado em busca de bons negócios. Eles são simbolizados por empréstimos sem custos, como o de Pedro Rocha. Além dele, o clube também trouxe temporariamente o volante Thiago Maia e o atacante Pedro. Todos com passe fixado.

- Acho que o saldo é muito positivo. Trouxemos três jogadores por empréstimo. Se o Flamengo quiser exercer a compra, já tem todos os pontos acertados da parte trabalhista. O Flamengo se sente muito confortável. Está todo mundo de parabéns. Acho que o Flamengo fez uma janela acima da média na questão financeira também. Fizemos bons negócios - disse o vice-presidente de futebol, Marcos Braz.

 

 

Marcos Braz e Bruno Spindel, dupla de dirigentes do Flamengo — Foto: Alexandre Vidal / Flamengo

Marcos Braz e Bruno Spindel, dupla de dirigentes do Flamengo — Foto: Alexandre Vidal / Flamengo

A receita gerada pelas vendas foi, em parte, reinvestida. A principal contratação foi a de Gabigol, artilheiro do time em 2019, contratado em definitivo à Inter de Milão por pouco mais de 16,5 milhões de euros. Um detalhe importante: nos casos de Gabriel e Michael, por exemplo, o pagamento será parcelado.

Na zaga, o exemplo também é importante: para o lugar de Marí, o clube trouxe Léo Pereira, que era a primeira opção para o setor desde o início de 2019, por um valor abaixo do que recebeu pelo espanhol.

- Após a venda do Marí, conseguimos um jogador novo, que passou em seleções de base (Léo Pereira). O Flamengo foi ágil - ressaltou Braz.

Com o fechamento das janelas de transferência da Europa, o Flamengo agora corre menos risco de perder jogadores. Ainda há a possibilidade de contratações, até o dia 2 de abril, mas isso é considerado improvável pela diretoria.

- Não vou falar de contratação, porque efetivamente não tem nada. Existem algumas janelas que possibilitam a vinda de jogador para cá. Se tiver oportunidade no mercado que seja factível, a gente analisa - completou Braz.

« Voltar

DE CHEGADA

Boto chegará ao Flamengo com novos profissionais para o futebol

EXPECTATIVA

Bap toma posse como presidente do Flamengo e nomeia 14 vice-presidentes

Veja também...

VENCEDOR

Vini Jr. coroa premiação de melhor do mundo com 14º título pelo Real

DE CHEGADA

Boto chegará ao Flamengo com novos profissionais para o futebol

EXPECTATIVA

Bap toma posse como presidente do Flamengo e nomeia 14 vice-presidentes