Benzema e Salah dominaram a discussão sobre o melhor jogador do mundo na atual temporada, e é improvável que os prêmios da Bola de Ouro e The Best da Fifa fujam das mãos de um dos dois - com o atacante francês sendo franco favorito pelo que alcançou na Liga dos Campeões.
Mas ainda há espaço neste pódio, e a final da Champions em Paris jogou luz sobre quem deu passos largos para se credenciar ao posto: Vini Jr.
Vini Jr. Vinicius Junior beija a taça da Champions após Real Madrid vencer o Liverpool — Foto: Lee Smith/Reuters
O atacante revelado pelo Flamengo fez o gol do 14º título do Real Madrid na Liga dos Campeões. A atuação não foi exuberante, mas ele mostrou estrela dos grandes jogadores para decidir um duelo que pendia muito mais ao Liverpool.
O gol, porém, é detalhe. Na verdade, é apenas a cereja no bolo de uma temporada de altíssimo nível de Vini Jr. Hoje, ele é o melhor jogador brasileiro em atividade na Europa e a aposta mais factível para um futuro prêmio de melhor do mundo, superando, inclusive, Neymar. O próprio craque do PSG apontou o companheiro como seu preferido para ganhar uma das premiações.
As análises para a Bola de Ouro e o The Best são, em geral, baseadas em desempenhos individual e coletivo. Vini atendeu a todos os requisitos. Pelo Real Madrid, ganhou os principais torneios que se esperava: Campeonato Espanhol e Liga dos Campeões. Em ambos, teve papel determinante. O que nos leva ao rendimento pessoal do atacante.
A explosão nos números de Vini Jr. foi explicada em matéria no ge. O brasileiro cresceu com a confiança recebida por Ancelotti, aproveitou os ajustes feitos pelo técnico e também sua própria maturação, própria de um jovem de 21 anos que atua em grande nível desde os 18.
Vini termina a temporada com 22 gols e 16 assistências em 52 jogos. São 38 participações diretas em gols do Real Madrid.
Resumindo para quem for votar nestes prêmios. Títulos? Vini conquistou. Gols e assistências? Aos baldes. Estrela no momento mais decisivo da temporada? Tem também.
Vini Jr. na temporada 2021/2022 pelo Real Madrid
Jogos | 52 |
Gols | 22 |
Assistências | 16 |
Minutos para participar de gol | 112 |
Títulos | 2 (Campeonato Espanhol e Liga dos Campeões) |
A temporada serviu para consolidar Vini Jr. como jogador do alto escalão. Não à toa, tem conversa adiantada com o Real Madrid para renovar contrato e pular para o primeiro patamar de salário do plantel.
À parte Benzema e Salah, outros concorrentes de Vini pelo top 3 não são nenhuma unanimidade. Mbappé mostrou altíssimo nível, mas o PSG não colaborou na temporada. Mané brilhou com Senegal e também teve bons momentos no Liverpool, mas os vices no Campeonato Inglês e na Champions jogam contra.
Vini Jr comemora gol pelo Real Madrid sobre o Liverpool na final da Liga dos Campeões — Foto: Molly Darlington/Reuters
Messi e Cristiano Ronaldo ainda possuem o pedigree de lendas, mas também não conseguiram repetir outros anos. Lewandowski manteve números excepcionais, mas o Bayern também passou longe de encantar.
Talvez os concorrentes de Vini Jr sejam seus próprios companheiros. A atuação esplendorosa de Courtois na final contra o Liverpool certamente lhe garantiu o título de melhor goleiro do mundo e também o credencia para a briga. Modric foi outro que fez temporada impecável.
Antes da final da Champions, Benzema afirmou que Vini estava entre os cinco melhores jogadores do mundo. Porém, uma decisão desse porte é sempre a oportunidade de criar novas lendas. E a estrela do iluminado Vini Jr. o fez subir um novo patamar.
O mais interessante, especialmente para o futebol brasileiro, é que Vini tem apenas 21 anos. Com uma estrutura de alto nível por trás e elogiado pelo foco na carreira, o atacante é capaz de muito mais nas próximas temporadas. Imagine, por exemplo, um novo salto de qualidade parecido com o que se viu em 2021/2022.
Hoje, Vini já se credencia ao top 3 de melhores jogadores do mundo. Se seguir neste caminho, em breve estaremos falando dele na briga de fato pelo lugar mais alto do pódio.
« Voltar