Se na quinta parcial o Flamengo já havia sido soberano, na sexta a situação do time carioca é ainda melhor no Seleção GE. Líder absoluto do Campeonato Brasileiro e finalista da Libertadores, o Rubro-Negro emplacou uma sequência de grandes atuações raramente vista no país e colocou dez representantes na lista.
Além de Rafinha, Arrascaeta, Everton Ribeiro e Gabigol, que já faziam parte do time ideal na quinta parcial, Rodrigo Caio, Filipe Luís, Gerson, Willian Arão e Bruno Henrique também aparecem na penúltima lista da temporada. Os intrusos são Víctor Cuesta, que já estava na equipe, e Santos, goleiro do Athletico-PR, ocupa o lugar que era de Cássio.
Flamengo domina a lista — Foto: Infografia
+ Veja as parciais de 22/04, 10/05, 14/06, 06/08 e 05/09.
O Seleção GE leva em conta o que todos os jogadores da elite do futebol brasileiro fizeram na temporada até o momento, dando peso maior para competições internacionais e nacionais, e para atuações mais recentes. Na divisão por posições, a ideia é colocar cada jogador mais próximo de onde é escalado com maior frequência.
Evolução do número de representantes por clube
Veja quem teve mais jogadores em cada parcial do Seleção GE
Número de representantesFlamengoPalmeirasGrêmioSantosInternacionalCorinthiansCruzeiroAthletico-PR22/abr10/mai14/jun06/ago05/set29/out02,557,51012,5
Fonte: GloboEsporte.com
A próxima parcial será divulgada em dezembro, após o fim do Campeonato Brasileiro. A final da Libertadores, assim como a reta final do Brasileirão, além de partidas por seleções, também contarão para definir o próximo time. O mesmo acontecerá se o Flamengo disputar o Mundial.
Veja o detalhamento por posição:
Em uma das disputas mais equilibradas da seleção, Santos, do Athletico Paranaense, ganha a posição pela primeira vez no ano. Campeão da Copa do Brasil e convocado por Tite, o goleiro foi diretamente responsável pelo último fracasso do Flamengo, quando defendeu dois pênaltis na disputa que eliminou o time carioca da Copa do Brasil.
David Braz toca na área e Santos faz boa defesa, aos 39' do 2º tempo
Mesmo chegando ao país apenas no meio do ano, o camisa 13 do Flamengo teve rápida adaptação e já figura na Seleção GE pela segunda parcial consecutiva. Seguro na defesa e ótimo no apoio ao forte ataque rubro-negro, o lateral se manteve soberano na posição. Num setor carente no futebol brasileiro, o lesionado Leonardo continua no Top 5, já que o Grêmio sofre para repor sua ausência.
Apodi dispara, tira Diego Alves do gol e bate, mas Rafinha salva. Árbitro já marcava impedimento, aos 23' do 2º tempo
Também convocado para a seleção brasileira, o camisa 3 do Flamengo desbancou Geromel, que estava na posição na última parcial, mas teve uma atuação irreconhecível na semifinal da Libertadores e caiu para o terceiro lugar. Já Rodrigo Caio teve ótimo desempenho no confronto e ainda fechou a goleada por 5 a 0 no Maracanã.
Gol do Flamengo! Everton Ribeiro cobra falta e Rodrigo Caio cabeceia para marcar, aos 25' do 2º tempo
Vice-campeão da Copa do Brasil e firme na defesa, Víctor Cuesta se manteve na Seleção GE nesta parcial. Forte no jogo aéreo, o argentino é o pilar do setor defensivo do Inter. O jogador venceu forte concorrência e superou Pablo Marí no quesito regularidade, uma vez que o espanhol chegou ao Brasil no meio do ano. Kannemann, que brigava pela ponta, caiu após atuação ruim nas semifinais da Libertadores.
Victor Cuesta mostra categoria e dá lençol de coxa dentro da área do Inter aos 13 do 2º tempo
O lateral do Flamengo é mais um a entrar na equipe pela primeira vez na temporada. Jorge, do Santos, ocupava a posição até a última parcial, mas caiu junto com o rendimento do restante da equipe. Em apenas três meses no Rubro-Negro, Filipe Luís mostrou a qualidade que o fez ser titular do Atlético de Madrid e da Seleção.
Uma das grandes histórias de redenção do futebol brasileiro em 2019, Willian Arão era um dos jogadores mais criticados pela torcida do Flamengo no primeiro semestre, mas se tornou indiscutível na equipe depois da chegada de Jorge Jesus. Atuando como primeiro volante, é peça-chave na saída de bola, sem perder poder de marcação. Ganhou a vaga de Rodrigo Lindoso no Seleção GE.
Na última parcial, a disputa entre Bruno Guimarães e Gerson já havia sido a mais difícil da lista. Naquela ocasião, o jogador do Furacão levou a melhor, mas agora a posição ficou com o volante do Flamengo. Elogiado por Tite, Gerson tem um rendimento impressionante desde que voltou ao Brasil, esbanjando força, técnica e obediência tática. A posição é uma das mais fortes da relação, com nomes que se destacam na temporada.
Com seu belo gol contra o CSA, o uruguaio mostrou que permanece em grande fase, mesmo após passar por cirurgia e desfalcar o Flamengo por cerca um mês. O jogador acabou de assumir a terceira colocação na tabela de artilheiros do Campeonato Brasileiro. Ele está convocado, também, para a seleção de seu país.
Presente em todas as parciais da temporada na Seleção GE, Everton Ribeiro segue soberano e nada de braçadas na ponta direita no futebol brasileiro. A pequena concorrência não é o principal motivo, já que o jogador tem sido muito importante com assistências e boas jogadas, municiando o forte ataque do Flamengo.
Em outra disputa equilibradíssima, Everton Cebolinha dominava a posição desde o início da temporada. Porém, o confronto direto nas semifinais da Libertadores fez Bruno Henrique ultrapassar o jogador gremista. Decisivo na temporada, o atacante do Flamengo é vice-artilheiro do Brasileirão. Uma das novidades da lista é a presença de Michael, que faz ótimo ano pelo Goiás.
Num ano sem grande brilho dos outros centroavantes pelo Brasil, Gabigol permanece absoluto com números impressionantes. Artilheiro do Brasileiro e da Libertadores, ele novamente brilhou nas semifinais contra o Grêmio.
Se nove jogadores do Flamengo compõem o time, isso se deve também ao grande trabalho de Jorge Jesus no comando do futebol da equipe rubro-negra. O português faz o time jogar de forma intensa e ofensiva. É líder absoluto do Campeonato Brasileiro, com 10 pontos de vantagem sobre o vice-líder, e comandou o Rubro-Negro até a final da Libertadores após 38 anos.
« Voltar