Por Globo Esporte Segunda-Feira, 14 de Outubro de 2024
A Série A do Campeonato Brasileiro é a sexta liga mais forte do mundo hoje, de acordo com levantamento da empresa Opta, especializada em estatísticas esportivas. O ranking foi elaborado a partir do desempenho dos clubes dessas ligas, analisados num sistema com mais de 13 mil times do futebol masculino.
O Brasileirão registrou 80,8 pontos nesse ranking, levando em consideração a média entre os desempenhos dos clubes, e ocupa o sexto lugar. É a melhor colocação para uma liga não europeia. Superior aos principais campeonatos de Portugal e Holanda, por exemplo.
Botafogo e Palmeiras disputam a liderança do Campeonato Brasileiro 2024 — Foto: Marcos Ribolli
O Brasil ainda tem dois representantes nas semifinais da Conmebol Libertadores 2024: Atlético-MG e Botafogo, que enfrentam River Plate e Peñarol, respectivamente. Apesar de liderar a Série A e ter ido longe na competição continental, o Botafogo fica atrás do líder Palmeiras no ranking da Opta para os clubes brasileiros.
A liga considerada mais forte do mundo é a Premier League, da Inglaterra. O Campeonato Inglês registrou 87,9 pontos, por causa do desempenho de seus clubes. A Premier League obteve receitas na casa dos 7,4 bilhões de dólares (R$ 41,5 bilhões) no ano financeiro encerrado em meados de 2023, segundo relatório anual publicado pela Deloitte.
Empatadas em segundo lugar ficaram a Serie A da Itália e a Bundesliga da Alemanha, ambas com 86,2 pontos. Porém, o Campeonato Alemão fica em vantagem porque tem mais times entre os 10 melhores do mundo no momento: Bayern de Munique e Bayer Leverkusen. Os italianos contam com a Inter de Milão.
Na sequência vem La Liga, da Espanha, e a Ligue 1 da França. O Real Madrid foi o último campeão da Champions League, o que ajuda o Campeonato Espanhol, porém outras equipes do país decepcionaram nas competições continentais da Uefa na temporada passada.
As ligas europeias, aliás, dominam o top 10 do ranking elaborado pela Opta, com oito representantes. Apenas a Série A do Campeonato Brasileiro e a Major League Soccer, dos EUA, não são da Europa.