Compartilhe

Empresas sem contador poderão ter atividades suspensas na Paraíba

Por Emmanuela Cristine Leite Nunes    Quinta-Feira, 25 de Julho de 2024


A Sefaz poderá bloquear 150 empresas por falta de contabilista responsável na Paraíba. O secretário Executivo da Fazenda, Bruno Frade, explicou que 150 empresas correm o risco de serem suspensas. A medida começou a valer desde a última quarta-feira (25) para todas as empresas que estiverem sem contador há 30 dias ou mais.

De acordo com o secretário Executivo da Sefaz na Paraíba, o objetivo é assegurar a regularidade cadastral e combater a concorrência desleal e fraudes. “Toda empresa precisa apresentar suas declarações fiscais mensais e o profissional responsável é o contador…essa obrigação sempre existiu. Apenas passamos a suspender agora a inscrição. A gente foi maleável e agora a opção é suspender, pois estava sendo margem para muito tipo de fraude”, explicou ele.

Para regularizar a situação, o responsável pela empresa deve acessar o site da Sefaz Paraíba e indicar um contabilista regularmente habilitado no Conselho Regional de Contabilidade. Dessa forma, ele estará apto a representar a empresa perante a Sefaz, após a assinatura do Termo de Declaração de Responsabilidade. A regularização acontece em até 24 horas após a realização dos procedimentos necessários.

Vale lembrar que essa obrigação não alcança o MEI por expressa disposição da legislação.

 

« Voltar

REVELAÇÃO

Se regulação das apostas esportivas não der certo, eu acabo, afirma Lula

NA PARAÍBA

Mulher que matou e degolou filho de 6 anos morre após 28 dias internada

Veja também...

NO SERTÃO

Copa Patos Quarentão de Futsal promete movimentar a cidade; inscrições abertas

DE CHEGADA

Nacional de Patos anuncia outro atacante, Ezequiel

NO SERTÃO

Ex-candidato a vice-prefeito de São Bento é preso suspeito de ser mandante da morte de empresário