Compartilhe

Festa de Pentecostes em Patos reúne cerca de 40 mil pessoas em celebração aos 30 anos

Por Pascom Diocesana    Domingo, 19 de Maio de 2024


Aconteceu na madrugada deste domingo (19) a tradicional Festa de Pentecostes na cidade de Patos. O evento promovido pela Diocese de Patos reuniu pessoas de diversas localidades do Nordeste, a exemplo de um grupo de quase 15 pessoas advindas do município pernambucano de João Alfredo, na zona da mata de Pernambuco. De acordo com a organização do evento, cerca de 40 mil pessoas participaram do Pentecostes neste ano.

A programação começou com um show religioso ao lado do estádio municipal, no bairro Belo Horizonte com a acolhida das caravanas de 40 municípios componentes da Diocese. De lá, às 2h, os peregrinos saíram em procissão até o Parque Religioso Cruz da Menina num percurso de 2,7km pela BR-110 e um trecho da BR-230. A Santa Missa presidida pelo bispo diocesano Dom Eraldo Bispo da Silva reuniu todo o clero.

Imagem do WhatsApp de 2024-05 16.56.45_792b80e4

“Onde vamos perceber a presença do Espírito Santo em nós, em nossa vida pessoal, em nossa família, em nossa comunidade, em nossa Igreja e em nossa sociedade? Percebemos a presença do Espírito Santo e podemos dizer com segurança que o Senhor está no meio de nós, quando promovemos a paz. Quando, cheios do Espírito Santo, promovemos a reconciliação e o perdão dos pecados. Ali o Senhor está”, enfatizou Dom Eraldo.

Imagem do WhatsApp de 2024-0516.56.46_78bd8e6c

Neste ano, a Festa de Pentecostes de Patos completou 30 anos neste atual modelo em que é planejado e organizada. Além disso, aconteceu a abertura do ano diocesano da juventude 2024-2025 com o envio da cruz missionária que percorrerá todas as 38 paróquias da diocese.

Pentecostes é a festa litúrgica da igreja que, segundo a Bíblia no antigo testamento celebrava a colheita. Porém, no novo testamento, com a morte e ressurreição de Jesus, 50 dias depois, estando reunidos a Virgem Maria e os apóstolos, o Espírito Santo desceu sobre eles em forma de bolas de fogo como havia sido prometido pelo próprio Jesus antes de voltar para o céu. A solenidade marca, também, o aniversário da Igreja Católica já que a vindo do Espírito Santo é, na tradição do catolicismo, a confirmação necessária para o início da caminhada terrena da igreja.
 

« Voltar

NO SERTÃO

EJC da Paróquia de São Pedro de Patos realiza o Auto de Natal celebrando os 10 anos

DISCURSO

Padre diz que Jesus foi esquecido e que pais não levem filhos para ver Papai Noel

Veja também...

FESTA GRANDE

Mãe d'Água comemora 63 anos, e prefeito diplomado Dr. Jucélio ressalta importância da data

POLÊMICA

Cristãos protestam na ruas da Síria após árvore de Natal ser incendiada no país

PAGAMENTOS

INSS divulga calendário de pagamentos para 2025