Uma instituição religiosa no Rio Grande do Sul anunciou a inauguração do maior santuário dedicado a Lúcifer do Brasil, com data de inauguração para o dia 13 de agosto deste ano.
O templo contará com uma estátua de 5 metros representando Lúcifer e receberá rituais de "demonolatria" — culto voltado para alta magia negra — em Gravataí, na Região Metropolitana de Porto Alegre.
“O templo contará com uma estátua do anjo caído e será palco de rituais de ‘demonolatria’ e práticas de alta magia negra, em conformidade com os princípios da instituição”, publicou Lukas de Bará da Rua, que representa a “Nova Ordem de Lúcifer na Terra”, nas redes sociais.
Tatá Hélio de Astaroth, um dos fundadores do santuário, destacou que não foi utilizada nenhuma verba pública para a construção do espaço.
"Não existe a necessidade de um livro escrito. Existe a tradição e o conhecimento. Mas estamos concluindo a Bíblia do Diabo Segundo a Corrente 72, que deverá ser publicada em breve", disse Tata Hélio.
A sede da organização terá cinco hectares e um espaço para contato com a natureza, que é valorizado pelos membros da instituição. Segundo Lukas, o objetivo é promover “evolução pessoal e espiritual" para os participantes, assim como desmistificar a imagem "dos poderosos deuses, entre eles Lúcifer".
Após ser questionada, a Prefeitura de Gravataí afirmou em nota que não há recurso público atrelado à construção do espaço. Além disso, a Prefeitura informou que a administração municipal não tinha conhecimento até o momento sobre a criação de um santuário dedicado a Lúcifer na cidade.
O que a Bíblia diz?
Em latim, Lúcifer significa "estrela da manhã". Para Lukas, “Lúcifer é um deus que, assim como tantos outros, foi demonizado pela Igreja Católica. Lúcifer é o portador da luz, do autoconhecimento".
No entanto, no cristianismo, o Lúcifer se refere ao nome do diabo antes de cair do Céu.
A Palavra de Deus afirma em Isaías 14:12-15: “Como você caiu dos céus, ó estrela da manhã, filho da alvorada! Como foi atirado à terra, você, que derrubava as nações! Você, que dizia no seu coração: ‘Subirei aos céus; erguerei o meu trono acima das estrelas de Deus; eu me assentarei no monte da assembleia, no ponto mais elevado do monte santo. Subirei mais alto que as mais altas nuvens; serei como o Altíssimo’. Mas às profundezas do Sheol você será levado, irá ao fundo do abismo”.
Por isso, após o anúncio do templo satânico com a estátua de Lúcifer, muitos internautas se manifestaram nas redes sociais contra a inauguração:
“Chegamos ao fim dos tempos”, dizia um comentário. Uma moradora de Gravataí acrescentou: “Isso é um desrespeito. E outra: quem disse que nós concordamos com um santuário demoníaco aqui na cidade”.
Estátuas demoníacas
O G1 informou que a imagem de Lúcifer ainda não foi erguida devido à chuva. A localização do santuário é mantida sob sigilo, sendo autorizada apenas para “pessoas já iniciadas na fé”.
Segundo a ordem, cerca de 100 pessoas participam das celebrações. Lukas — que já está há 21 anos na religião — relatou que, para eles, ela é “algo sagrado” e tem “força” na região.
Natural de Gravataí, Lukas é um mestre de quimbanda independente e trabalha com cartas e búzios negros. Em maio, ele atuou na criação de um monumento dedicado a Exu no município.
O G1 relatou outros episódios em que estátuas demoníacas foram erguidas na Região Metropolitana de Porto Alegre. O culto a Baphomet, uma criatura com corpo humano, asas e cabeça de bode, também repercutiu nas redes sociais.
Em 2023, uma estátua erguida por uma mãe de santo em Alvorada também viralizou.
Um ano depois, a mulher construiu um cemitério particular em Viamão, cidade vizinha, para prestar homenagem a Exus e Pombagiras.
« Voltar