A Semana Santa, é uma tradição cristã milenar. A festividade é o período em que cristão ao redor de todo o mundo se recordam do momento em Jesus Cristo teria morrido crucificado e o momento de sua ressurreição após três dias, conforme as tradições de fé. Com início no Domingo de Ramos, o período se estende até o Domingo de Páscoa.
Neste ano de 2025 a Semana Santa começou a ser festejada pelos cristãos no último domingo (13) e seguirá até o próximo domingo (16), no qual será celebrado o domingo de Páscoa. Entenda a seguir o significado de cada um dos dias que compõem este calendário de comemorações, segundo a tradição cristã:
Data que abre solenemente a Semana Santa, o Domingo de Ramos recorda a entrada de Jesus em Jerusalém e a sua aclamação pelo povo da cidade como um rei. O mesmo povo que o recebe com honrarias neste dia será o que pedirá a sua condenação. Neste dia é comum que fiéis segurem em uma das mãos um ramo de oliveira ou palmeira, recordando que Cristo foi recebido em Jerusalém pelo povo com ramos de palmeiras na mão.
Dia em que se recorda a prisão de Jesus Cristo, ocorre no dia imediatamente após o domingo de Ramos.
Terceiro dia da Semana Santa, se celebra as Sete dores da Virgem Maria.
Em João Pessoa, assim como em muitos outros lugares, se celebra neste dia a procissão do encontro de Nosso Senhor dos Passos e Nossa Senhora das Dores. Também é comum que neste dia se celebre o Ofício das Trevas, que representa que o mundo está em trevas em virtude da proximidade da morte de Jesus.
Quinto dia da Semana Santa, neste dia os bispos reunidos com o clero das dioceses celebram a Celebração do Crisma, na qual são abençoados óleos que serão usados na administração dos sacramentos do Batismo, Ordenação de padres e bispos, Crisma e Unção dos Enfermos.
Também na quinta-feira, mas durante a noite, são recordados três gestos de Jesus, a instituição da eucaristia, o lava-pés e a instituição do sacerdócio. É também neste momento em que se recorda que Judas teria traído a cristo por trinta moedas de prata.
Segundo a tradição cristã, foi na quinta-feira que Jesus foi preso, interrogado, açoitado no amanhecer da sexta-feira e em seguida condenado.
Neste dia se recorda a morte de Jesus. Neste dia não se celebra uma missa, mas a Solene Ação Litúrgica e a Adoração da Santa Cruz.
Neste dia, os cristãos esperam junto ao sepulcro de Jesus a sua ressurreição. No final deste dia é celebrada a Vigília Pascal. Neste dia a Igreja volta a entoar os cânticos de Glória e Aleluia, que são omitidos da liturgia ao longo de toda a quaresma.
Este é considerado pelos cristãos o dia mais importante de todo o calendário, pois é nele que se recordam de sua crença de que Jesus teria vencido a morte e ressuscitado, mostrando a todos o valor da vida. A Igreja comemora esta data por mais cinquenta dias até o domingo de Pentecostes.
« Voltar