Compartilhe

SEMANA SANTA: Entenda as origens da celebração cristã e os significados por cada um dos dias de festa

Por Redação 40 Graus    Quinta-Feira, 17 de Abril de 2025


A Semana Santa, é uma tradição cristã milenar. A festividade é o período em que cristão ao redor de todo o mundo se recordam do momento em Jesus Cristo teria morrido crucificado e o momento de sua ressurreição após três dias, conforme as tradições de fé. Com início no Domingo de Ramos, o período se estende até o Domingo de Páscoa.

Neste ano de 2025 a Semana Santa começou a ser festejada pelos cristãos no último domingo (13) e seguirá até o próximo domingo (16), no qual será celebrado o domingo de Páscoa. Entenda a seguir o significado de cada um dos dias que compõem este calendário de comemorações, segundo a tradição cristã:

Domingo de Ramos

Data que abre solenemente a Semana Santa, o Domingo de Ramos recorda a entrada de Jesus em Jerusalém e a sua aclamação pelo povo da cidade como um rei. O mesmo povo que o recebe com honrarias neste dia será o que pedirá a sua condenação. Neste dia é comum que fiéis segurem em uma das mãos um ramo de oliveira ou palmeira, recordando que Cristo foi recebido em Jerusalém pelo povo com ramos de palmeiras na mão.

Segunda-feira Santa

Dia em que se recorda a prisão de Jesus Cristo, ocorre no dia imediatamente após o domingo de Ramos.

Terça-feira Santa

Terceiro dia da Semana Santa, se celebra as Sete dores da Virgem Maria.

Quarta-feira Santa

Em João Pessoa, assim como em muitos outros lugares, se celebra neste dia a procissão do encontro de Nosso Senhor dos Passos e Nossa Senhora das Dores. Também é comum que neste dia se celebre o Ofício das Trevas, que representa que o mundo está em trevas em virtude da proximidade da morte de Jesus.

Quinta-feira Santa

Quinto dia da Semana Santa, neste dia os bispos reunidos com o clero das dioceses celebram a Celebração do Crisma, na qual são abençoados óleos que serão usados na administração dos sacramentos do Batismo, Ordenação de padres e bispos, Crisma e Unção dos Enfermos.

Também na quinta-feira, mas durante a noite, são recordados três gestos de Jesus, a instituição da eucaristia, o lava-pés e a instituição do sacerdócio. É também neste momento em que se recorda que Judas teria traído a cristo por trinta moedas de prata.

Segundo a tradição cristã, foi na quinta-feira que Jesus foi preso, interrogado, açoitado no amanhecer da sexta-feira e em seguida condenado.

Sexta-feira da Paixão

Neste dia se recorda a morte de Jesus. Neste dia não se celebra uma missa, mas a Solene Ação Litúrgica e a Adoração da Santa Cruz.

Sábado de Aleluia

Neste dia, os cristãos esperam junto ao sepulcro de Jesus a sua ressurreição. No final deste dia é celebrada a Vigília Pascal. Neste dia a Igreja volta a entoar os cânticos de Glória e Aleluia, que são omitidos da liturgia ao longo de toda a quaresma.

Domingo de Páscoa

Este é considerado pelos cristãos o dia mais importante de todo o calendário, pois é nele que se recordam de sua crença de que Jesus teria vencido a morte e ressuscitado, mostrando a todos o valor da vida. A Igreja comemora esta data por mais cinquenta dias até o domingo de Pentecostes.

« Voltar

TESTEMUNHO

Cristãos no Egito: a realidade de quem é pressionado a negar a Jesus

TESTEMUNHO

‘Fui curado na hora que aceitei Jesus’, diz ex-muçulmano que se tornou missionário

Veja também...

ESTATÍSTICAS

Patos ocupa terceiro lugar no Sertão em arborização urbana

CIDADES

Paraíba tem 64,7% dos moradores em vias arborizadas e supera média do Nordeste

NA PARAÍBA

Censo 2022: Iluminação pública alcança 98,2% dos moradores da Paraíba