Compartilhe

QUARTA, 01 - VOCÊ NÃO PODE PERDER: A saída repentina de Ferré e o fanatismo político na Paraíba

Por Vicente Conserva - 40 Graus    Quarta-Feira, 1 de Novembro de 2023


NADA DE PEDÁGIO

Após uma onda de terrorismo praticada por bolsonaristas, que nem sabiam que esta ideia partiu do governo Bolsonaro, o superintendente do Departamento Nacional de Infraestrutura e Transportes da Paraíba (DNIT), Arnaldo Monteiro, disse, em entrevista a um programa de ´radio da Capital, nesta terça-feira (31) que não existe nenhuma decisão acerca de uma possível privatização das BRs na Paraíba. "Não existe nada de privatização, nenhuma possibilidade sobre isso", afirmou.

arnaldo-monteiro

O tema surgiu desde que o ministro dos Transportes, Renan Filho, em reunião com a bancada paraibana, em setembro, falou sobre a possibilidade de entregar à iniciativa privada trechos das BR’s 230 e da 101 para uma administração por meio de pedágios.

FANATISMO POLÍTICO

Para quem acha que fanatismo só existe em religiões, existem aquelas pessoas que de tão religiosas na política são capazes de tudo. Um jovem tatuou, na coxa esquerda, o rosto do ex-governador Ricardo Coutinho (PT). O fato inusitado aconteceu em João Pessoa e foi publicado no perfil do Instagram Jampa Mil Grau, que é dedicado a fatos irreverentes e curiosos da Capital. No entanto, ele não foi o primeiro, nem deverá ser o último. Uma mulher, que ficou conhecida como “eleitora tatuada”, também se tornou viral na internet ao tatuar, no último dia 24, o rosto do atual prefeito de Campina Grande, Bruno Cunha Lima (PSD), em seu próprio braço. Segundo a eleitora, a decisão de homenagear Bruno foi pelo fato de conseguir realizar a cirurgia bariátrica que tanto precisava na gestão do atual prefeito.

1698775176123146

O vídeo de todo o processo, desde a seleção das imagens até a tatuagem, realizada pelo profissional Matos Orebe, viralizou nas redes sociais nesta terça-feira (31). Confira:

 

 

 

Já tem gente perguntando se alguém de Patos terá coragem de tatuar o rosto de Nabor ou de qualquer outro político também. Será hein?

 

SE A MODA PEGA...

A Prefeitura de Conceição criou a Bolsa de Proteção aos Animais de Rua no valor de R$ 500 que serão pagos às instituições sem fins lucrativos. Conforme verificou a Coluna, só terão direito aos benefícios desta lei, a instituições legalmente constituídas. Para receber a bolsa, as instituições beneficiadas devem mensalmente apresentar seus trabalhos de fomentação aos animais de rua, a Secretaria de Assistência Social. A instituição que não apresentar o trabalho sem justificativa legal, terá o benefício da bolsa suspenso por um ano. De acordo com o decreto, "poderá o município fornecer de forma discricionária materiais clínicos para quatro, castrações mensais, não cumulativas ao mês subsequente".

cao

O tamanho da ajuda é algo meramente simbólico? Tem mesmo efeito prático? Ou a edilidade apenas quer passar a responsabilidade para as instituições?

APOIO INCONDICIONAL

O líder do Republicanos na Câmara, Hugo Motta, avalia que o presidente do seu partido, deputado Marcos Pereira (SP), é hoje um dos nomes favoritos a suceder o atual presidente da Casa, Arthur Lira (PP-AL), em 2025, de quem também é aliado. Em entrevista exclusiva Estadão/Broadcast, o parlamentar disse que Pereira vai conversar com o governo e garantiu que o fato do governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas, ser filiado ao partido não será um empecilho a um eventual apoio de Luiz Inácio Lula da Silva à candidatura do presidente da legenda pelo comando da Câmara.

WhatsApp-Image-2021-12-15-at-17.49.30

Tarcísio é próximo do ex-presidente Jair Bolsonaro e faz oposição ao governo atual. Motta, porém, acredita que o governador buscará a reeleição em São Paulo, apesar de petistas terem o receio de que Tarcísio seja um candidato à Presidência em 2026, principalmente depois de o TSE declarar Bolsonaro inelegível.

PRESTÍGIO EM ALTA

397441533_18393129580054632_3051474052644248039_n

E por falar em Hugo Motta, o seu prestígio junto ao Governo Federal anda cada vez mais em alta. Ele participou nesta terça-feira (31), atendendo ao convite do presidente Lula, na condição de líder do Republicanos, de uma reunião para debater as pautas que foram e serão apreciadas pelo Poder Legislativo. “Nós Republicanos temos o compromisso com o Brasil, e o diálogo sempre será a ferramenta primordial para fazermos um país cada vez melhor”, disse ele. Hugo aparece do lado esquerdo.

396846616_18393129568054632_8519507380850315582_n

NAS AMARRAS DE LIRA

Na segunda-feira, 30 de outubro de 2023, fez um ano, no domingo 30 de outubro de 2022, com pouco mais de 60 milhões de votos, Luiz Inácio Lula da Silva foi eleito presidente e livrou o Brasil de Jair Bolsonaro. Lula está no governo há 10 meses. Sob Lula, o Brasil está muito melhor do que sob Bolsonaro. Já fez muito mais para nossa economia principalmente que em todo o período do fascista. Não tenhamos qualquer dúvida disso. No entanto, sob Lula, o Brasil tem impasses que precisam ser resolvidos, e a gente sabe que alguns dificilmente serão.

Lira-e-Lula

Se, um ano atrás, fosse dito que, hoje, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva seria dependente (digo dependente para não dizer refém) das pressões (digo pressões para não dizer chantagens) do presidente da Câmara, Arthur Lira, e do Centrão, você, eleitor petista, não acreditaria. Mas a realidade se impõe. E é triste constatar que é assim. Onde você estava um ano atrás? Bem, na noite de 30 de outubro de 2022, eu estava em casa acompanhando a apuração pela TV e, divulgado o resultado, escrevi esse texto que revisito agora, sem qualquer alteração.

BENEFÍCIOS CHEGANDO

O governador João Azevêdo (PSB) disse que a ministra da Saúde, Nísia Trindade, vai estar na Paraíba no próximo dia 13 de novembro para participar da entrega de ambulâncias do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu). O anúncio foi feito durante seu programa semanal no rádio, nesta segunda-feira (30). A promessa da ministra foi feita, segundo o governador, na semana passada, quando ele esteve em Brasília para cumprir uma série de agendas institucional com a equipe de auxiliares do governo Lula. Uma das agendas foi Nísia Trindade.

nisia-trindade-joao-azevedo

Patos deverá estar na lista de beneficiárias. Em quatro anos de Bolsonaro, nenhuma ambulância do Samu Patos foi trocada. Preciso foi o prefeito Nabor Wanderley locar três ambulâncias para repor as que não tem mais condições de uso e aguardar que o MS faça a reposição.

Diga-se de passagem, João já conseguiu mais recursos e ações para Paraíba em 10 meses de Lula que os quatro anos de Bolsonaro que tratou a Paraíba a pão e ló.

RITMO FRENÉTICO

Se alguém reclamava do ritmo de obras em Patos, talvez agora não mais tem o que reclamar. O prefeito Nabor Wanderley tirou do papel diversas delas com recursos conseguidos pelo deputado Hugo Motta e o senador Veneziano Vital e aproveitou o aniversário de Patos para anunciar outras várias e assinar ordem de serviço para outras. Inaugurou outro punhado nas áreas de saúde e educação, principalmente. Mais de 100 ruas sendo calçadas e asfaltadas. Enquanto isso, vive a expetativa de inaugurar outras tantas como a reforma do Ginásio de Esportes O Rivaldão que tem anos que a obra segue a passos curtos. Expectativa maior para conclusão da Vila Olímpica, CIE e Teatro Municipal que tiveram que contar com o aporte financeiro do Estado já que Bolsonaro não fez nada para concluir tais obras.

O fato é que daqui para o final do ano Patos estará vivendo seu melhor momento em termos de obras nesta gestão Nabor III. E quando começar o Aeroporto e Hospital de Trauma?

JUSTA HOMENAGEM

Nosso colega de profissão e amigo de longas datas, o jornalista Epitácio Germano, foi agraciado com o Título de Cidadão Patoense entregue pela Câmara de Patos, nesta segunda-feira (30), em solenidade bastante concorrida. Não só merece, mas também é digno de elogios pelos relevantes serviços prestados à nossa Capital do Sertão no jornalismo. Epitácio é filho de Várzea, mas foi aqui onde fincou raízes mais profundas na atuação no jornalismo.

Imagem do WhatsApp de 2023-10s) 08.37.08_fcb432f5

DE CASA NOVA

Conforme a coluna já havia antecipado meses atrás, a presidente da Câmara Municipal de Patos, Tide Eduardo (União Brasil), confirma agora que irá mesmo disputar a eleição de 2024 pelo Republicanos, partido comandado em nível estadual pelo deputado federal Hugo Motta, e em Patos pelo prefeito Nabor Wanderley. Sua filiação ao Republicanos ocorrerá durante entre os dias 6 de março e 6 de abril de 2024, durante o período da janela partidária para os vereadores que disputarão as eleições. Republicanos que vai ganhar outros parlamentares e aumentar ainda mais a sua bancada na Casa com oito ou nove vereadores dos 17. Mostrando muita animação, pelas contas da presidente, o Republicanos terá uma chapa considerada “forte” na próxima disputa, podendo permitir a eleição de até sete vereadores.

Tide

Já o União Brasil em Patos que deverá ser sepultado por falta de figuras capazes de levar o partido adiante. Problema a mais para Efraim Filho, que por aqui até agora só passou para buscar votos.

ABACAXI CRIADO

A saída, considerada repentina, de Ferré Maxixe (União Brasil) da Agricultura, pegou todo mundo de surpresa, até mesmo seu suplente Ramon Pantera. Ele antecipou seu retorno à Câmara e justificou: “Precisava alavancar minhas atividades parlamentares e corresponder com aqueles que me escolheram pra ser vereador”. Já Ramon Pantera, que ocupava sua vaga, não esperava que ele voltasse antes de abril de 2024. “Estou surpreso por não saber quais as razões de Ferré voltar agora, mas acredito que seja por conta da proximidade das eleições”, comentou, adiantando que continuará na base de apoio ao prefeito Nabor. Pantera, agora pré-candidato a vereador, admitiu a possibilidade de disputar pelo Republicanos. “Estou conversando com o prefeito Nabor sobre isso”, revelou.

Nabor-Wanderley-e-Ferre-Maxixe-640x480

Um verdadeiro abacaxi para o prefeito Nabor que terá que encontrar um substituto à altura já que Ferré vinha fazendo um exímio trabalho na pasta, digno de muitos elogios pelas ações desenvolvimentistas.

CADÊ ELE?

E por onde anda Cicinho Lima que está recluso após os novos embates em família e rompimento com a irmã? Pelo visto, a sanfona não tocará mais no ritmo desejado anteriormente por muitos. Pelo visto, a música mudou e o céu está azul. E tudo indica que 2020 se repetirá.

« Voltar