RASTAPÉ DO MAJÓ
E hoje já tem forró ao lado do Painel da Funes em Patos, próximo ao Banco Santander, logo mais às 16h, como esquenta do São João de Patos que começa logo mais no Terreiro do Forró nesta segunda-feira (20).
O MELHOR DE VOLTA
O tão sonhado dia chegou, após um longo período de inatividade dos festejos juninos na Capital do Sertão, o São João de Patos começa oficialmente nesta segunda-feira 20, com a cidade que já está no clima há vários dias. É hoje que os forrozeiros poderão arrastar a sola do pé no Terreiro do Forró. A abertura oficial contará com atrações regionais e a nível nacional como os cantores Nattan, Xand Avião, Luan Estilizado, Cicinho Lima, Zé Nilton do Acordeon e Teinha do Forró.
AÇAO DESCABIDA
Após tentativa de impedir a inauguração da UPA do Jatobá na cidade de Patos, mais um vereador de oposição causou polêmica ao tentar acabar com uma área que serve para captação de recursos como forma de bancar o São João de Patos, o que inviabilizaria o evento segundo a organização. O Ministério Público Estadual arquivou a Notícia de Fato do vereador sargento Patrian Júnior, que por meio de sua assessoria, apresentou denúncia em desfavor do São João da cidade que há três anos não era realizado sob alegação que a Área VIP do Terreiro do Forró, que fica em frente ao palco, estaria causando prejuízo ao público.
Apenas por interesses políticos, é visível a tentativa de prejudicar o festival junino acarretaria prejuízo para mais de 300 famílias que trabalharão no festival junino. Os vereadores que fazem oposição a atual Gestão fecharam os olhos em relação ao benefício que o evento trará a população, apenas por rixas políticas. A ação contra a cultura nordestina é sem medida, inclusive, medidas prejudiciais contra o próprio povo com denúncias infundadas.
APOIO DE EX
O filho dos ex-prefeitos Rivaldo e Geralda Medeiros, Bertrand Medeiros, declarou apoio a candidatura a federal do deputado estadual Raniere Paulino. Chamado de deputado para robustecer mais o apoio, Bertrand na verdade faz tempo que não é mais suplente de deputado.
LULA E VENÉ
Se alguém tinha dúvida sobre o apoio do ex-presidente Lula (PT) à pré-candidatura do senador Veneziano Vital (MDB) ao Governo da Paraíba, essa incerteza foi desfeita. O ex-presidente afirmou que virá à Paraíba para ajudar na campanha do emedebista. “Todos vocês sabem que o PT está apoiando a candidatura do Veneziano. E eu na verdade estou só esperando o dia que Veneziano e Ricardo Coutinho vão fazer o lançamento público da campanha deles para eu comparecer. Para que a gente possa ajudar o povo paraibano a eleger Veneziano governador e Ricardo senador”, disse o ex-presidente.
Lula disse, também, que vai se incorporar à campanha do ex-governador Ricardo Coutinho ao Senado. O apoio do ex-presidente vinha sendo disputado, nos bastidores, entre o senador emedebista e o governador João Azevêdo (PSB). João tem afirmado que, independente do posicionamento do petista, continuará apoiando o projeto dele na disputa pela Presidência.
VENÉ NA TERRA
O pré-candidato a governador da Paraíba, Veneziano Vital do Rêgo, sem muitos apoios de políticos graúdos, vai cavando suas bases em torno de políticos pequenos, de pouca expressividade, mas que estão juntos de base de bairros em cidades importantes como Patos.
Esteve em Patos durante o sábado (18) onde recebeu apoios importantes à sua pré-candidatura. Concedeu entrevistas à imprensa de Patos e região e ainda se reuniu com lideranças políticas e populares de Patos, Passagem e Santana dos Garrotes, além de confirmar o apoio dos vereadores de Patos, Ramon de Chica Pantera, Nega Fofa, Décio Motos e David Maia. Elencou como prioridades da sua gestão para a região, o Hospital de Trauma do Sertão, obras de aproveitamento hídrico da transposição, duplicação da BR-230, programas sociais com foco em alternativas para gerar emprego e ações de combate à pobreza, dentre outras.
VOZ ALTERADA
O governador João Azevêdo (PSB) comentou, nesta segunda-feira (20), o imbróglio envolvendo o partido Republicanos, que reclamou na última semana da indicação a vice na chapa do governador pelo PP. Hugo Motta, presidente do partido, pediu participação na chapa à legenda e subiu o tom contra Aguinaldo Ribeiro. João pregou respeito com o Republicanos, elogiou Hugo, mas disse que as pendências não serão resolvidas na base da pressão. “Tenho uma relação extremamente importante com o Republicanos, Hugo é uma pessoa de bom coração, de boa índole, e logicamente vamos estar com isso tudo posto na mesa”, declarou.
Ele ainda pontou que, “entretanto, não será com pressão, absolutamente com voz alterada que nós vamos mudar os rumos da Paraíba”.
O TAMANHO DE CADA UM
As presenças de Lula e Bolsonaro em Natal na quinta e sexta-feira passada, respectivamente, serviu para dimensionar, primeiro que a rivalidade entre os dois não permite a conjuntura terceira via, mesmo assim a quantidade de gente atraída pelo petista na parte externa da Arena das Dunas teve público imensamente maior ao do presidente.
Embora neste sábado, Bolsonaro tenha estado em Manaus em motociata, Lula reuniu outra multidão em Aracaju, da mesma forma que aconteceu ontem, sexta-feira, em Maceió com público imenso. Trocando em miúdos, Ciro Gomes e Simone Tebet certamente não conseguem reunir metade do público em torno dos dois presidenciáveis liderando a disputa.
TENTATIVA DE SALVAÇÃO
A velocidade dos fatos políticos depois da crise entre Republicanos e Aguinaldo Ribeiro, do PP, acaba de gerar novo movimento visando lançar o nome do deputado estadual Raniery Paulino (Republicanos) como candidato à majoritária do governador João Azevedo. A argumentação principal expõe a trajetória de Raniery Paulino como personagem de trânsito e respeitabilidade tanto no Republicanos, onde está filiado, quanto no PP liderado pelo deputado federal Aguinaldo Ribeiro.
Na conjuntura e nos bastidores, surgem também outras reações pela crise provocada pela reação dos Republicanos ao gesto de Aguinaldo Ribeiro de querer indicar o vice de João.
FAMÍLIA AUSENTE
O empresário Gustavo Wanderley, filho do saudoso ex-prefeito e ex-deputado Dinaldo Wanderley, frustrou todas as expectativas da prima legitima Germana Wanderley, pré-candidata a deputada estadual, ao afirmou que reuniu os irmãos para tratar sobre as eleições 2022, e chegaram ao consenso de não participar direto ou indiretamente das próximas eleições.
Germana Wanderley (Solidariedade), confessou neste sábado, 18, em entrevista, que estava confiante em receber o apoio de Gustavo Wanderley e dos irmãos, ex-prefeito Dinaldo Filho e dos demais nas eleições de outubro. No entanto, a resposta veio logo em seguida. Ao ser questionado sobre qual seria a participação da família nas eleições, Gustavo foi claro ao dizer que o foco da família está no momento em suas profissões. Mesmo assim, não descartou a volta ao cenário político no futuro.
Sem o apoio do lado da família que tem mais força política, fica difícil imaginar êxito numa candidatura que já parte de casa esfacelada.
O CAMINHO DA VOLTA
A eleição do senador e ex-guerrilheiro Gustavo Petro como primeiro presidente da esquerda da Colômbia gerou reações imediatas entre os dirigentes latino-americanos, especialmente os que compartilham da mesma orientação ideológica. O presidente do Brasil, Jair Bolsonaro (PL), ainda não se manifestou, mas seu adversário e ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), parabenizou Petro logo após o resultado deste domingo (19). Ao que parece, a América do Sul vai aos poucos se livrando das ideias da extrema-direita após provar e não gostar do gosto amargo que ela produz na sociedade. Vai fazendo o caminho de volta como já aconteceu no Chile, Argentina, Bolívia e em outros países.
O Brasil está bem próximo disso. Petro fala em criar um eixo progressista na região juntamente com Gabriel Boric, no Chile, e Lula, no Brasil.
REAÇÃO POPULAR AO RETROCESSO
Todos os países sul-americanos nesses casos têm resultados eleitorais adversos aos governos de Direita por conviverem com reações populares permanentes gerando inflação, aumento do custo de vida, desemprego, pessoas morando nas ruas, desmantelamento de políticas sociais, etc, ampliando o grau de pobreza, convivendo ao final com cenários comuns.
O BRASIL COMO FUTURO REAL
O resultado da Colômbia neste domingo constrói especulações e projeções no sentido de apontar o Brasil diante da disputa entre Lula e Bolsonaro como novo país a registrar a ascensão progressista, mesmo com a articulação da Direita e a Extrema Direita. No país, o fato é que há situação sócio econômica de retrocessos nunca vistos com dados negativos iguais aos anos de 90.
A dados de junho, a perspectiva real de Lula sair vitorioso nas eleições de 2 de outubro é muito plausível, segundo a maioria das pesquisas eleitorais. Alguém duvida? Talvez nem mesmo o presidente da República.
Mande sua sugestão de comentários para coluna, vídeos-denúncia ou fato que mereça registro especial. (083) 9 8890 8477.
« Voltar